quarta-feira, 2 de setembro de 2009

SETEMBRO – MÊS DA BÍBLIA

Pe. Wagner Augusto Portugal

Setembro é um mês dedicado ao estudo da Bíblia. Dos chamados meses temáticos, neste queremos ouvir a Palavra de Deus de uma maneira mais efetiva. Não que a Santa Igreja não dedique os outros onze meses para a leitura e a reflexão da Palavra de Deus. É que, em setembro, faz-se um grande mutirão para lembrar aos católicos a importância da Mensagem Divina.

Assim, neste mês de setembro, a Mãe Igreja abre-nos os Livros Sagrados, para que seus ensinamentos nos seduza e dediquemos especial atenção ao estudo da Palavra. Não é apenas ler, mas abstraí-la, interpretá-la corretamente e, mais importante ainda, vivê-la. É na vivência da Palavra e na participação da Eucaristia que nos faremos discípulos e missionários, evangelizadores em nosso tempo.

Para este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB propõe-nos o tema “A caridade sustenta a comunidade”, buscando na 1ª Carta de São Paulo a Coríntios o lema “O amor jamais acabará” (13, 8). Será o momento em que, atentos à Mensagem Divina contida na Bíblia, se definirão as orientações para a realidade em que vivemos, confundida, muitas vezes, por conceitos consumistas e hedonistas, em detrimento do senso moral, da ordem social e do progresso na vida espiritual. É o momento de, inspirados pelos Textos Sagrados, cultivarmos a caridade fraterna e experimentarmos essa vivência harmoniosa e fraterna à luz das Escrituras.
*Texto enviado por Virgínia por e-mail

I SEMANA SOCIAL ALAGOANA DOM HÉLDER CÂMARA

Na tarde de ontem (terça-feira), iniciou-se a I SEMANA SOCIAL ALAGOANA DOM HÉLDER CÂMARA, em homenagem ao bispo católico que completaria cem anos em 2009. Às 16 horas, Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió realizou a missa de abertura na Igreja do Livramento.

Nesta quarta-feira (02) está programado uma palestra com Frei Aloísio Fragoso, contemporâneo de Dom Hélder Câmara, às 15 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, no Centro de nossa capital.

Uma feira montada com produtos confeccionados pelas pastorais sociais da Arquidiocese de Maceió e apresentações culturais de capoeira, coco de roda e teatro acontecerá das 8 às 17 horas no calçadão da Rua do Comércio até quinta-feira (03).

A Arquidiocese de Maceió convida a todos os mefecistas maceioenses e a sociedade em geral a participarem da I SEMANA SOCIAL ALAGOANA DOM HÉLDER CÂMARA.