segunda-feira, 31 de maio de 2010


NÃO PERDER O RUMO E O PIQUE
-
Para não perder o "rumo", nem o “pique” você precisa garantir 3 coisas: ORAÇÃO, MEDITAÇÃO (reflexão sobre o que Deus espera de você) e os SACRAMENTOS. Estes são os meios para você ter uma vida espiritual sólida, que não desanima com “vento, temporal ou enchente”, como diz S. Matheus – cap. 7, v. 24.

Ter espiritualidade é andar na presença de Deus e conferir nossa vontade com a vontade do Pai. Viver assim, na alegria, na simplicidade e confiança, sem medo do pecado, e do inferno interior, é um estágio de vida que queremos alcançar. Este é o RUMO. Mas se sabemos o rumo, temos também que ter o “pique”. As pessoas que cuidam com atenção da casa, família, trabalho e se ocupam na comunidade, são pessoas que têm pique, que fazem este mundo mais humano.

O trabalho para o Reino de Deus é resultado da fé e doação das pessoas. Alguns lideram o trabalho em prol da comunidade, outros são puxados e acompanham os líderes, outros se acomodam e nada fazem. Isto é natural, pois exercemos nossa opção de querer ou não participar. É certo, porém, que quando se conclui um trabalho, seja ele qual for, nos sentimos realizados, satisfeitos interiormente e fortalecidos. É preciso que pratiquemos a ORAÇÃO, a MEDITAÇÃO e os SACRAMENTOS, para que recebamos de Deus o RUMO e o PIQUE. Sem isso a vida perde o sentido.

QUESTÕES:
1. Como você entendeu o texto?
2. Quais os rumos que você traçou para sua vida?
3. O que é para você espiritualidade sólida? Como está sentindo hoje, sua espiritualidade?
4. Estamos no rumo e no pique certo?

Texto Bíblico: Segunda carta de São Paulo aos Tessalonicenses- cap. 3, v. 3 a 7.