sábado, 24 de julho de 2010

17º ENA CHEGA AO FIM E 18º ENA PODERÁ SER EM VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)

No último dia do 17º ENA, sexta-feira (23), a acolhida aos encontristas dos diversos CONDIR’s aconteceu com os membros das equipes de trabalho trajando camisas amarelas que continha a frase “Se Quero Paz, Faço Paz” foi animada com músicas e muita alegria.

Às 8h15min iniciou-se o a liturgia e apresentação do CONDIR NORDESTE que é formado pelos estados de ALAGOAS, BAHIA, CEARÁ E SERGIPE tendo como Tema: “QUE RESPOSTA DAR AO CLAMOR DAS FAMÍLIAS”.

Em ritmo de samba no pé, um porta estandarte, com a efígie de Valéria Leite, entrou no plenário enquanto toda a assembléia cantava a música “Oi zum zum zum zum, ta faltando um”. Dando seguimento, um corneteiro tocou o “toque de silêncio”. Enquanto isso, um grupo de Alagoas (foto), representando os “peregrinos”, entraram no plenário, aparentando tratar-se de classes sociais variadas, carregando apetrechos de viagem.

Após a liturgia, o CONDIR NORDESTE fez a apresentação das delegações estaduais de SERGIPE, CEARÁ, BAHIA E ALAGOAS, mostrando suas belezas e realidades.

No mesmo plenário, aconteceu o encerramento das oficinas com ação concreta deste ENA, reunindo os encontristas na Foz do Rio Jucu, para plantar árvores e recolher lixo, representando a preocupação dos mefecistas com o meio ambiente.

Após o almoço, servido no Salão Moqueca Capixaba, os encontristas se dirigiram ao auditório Convento da Penha para “Plenária Final” e homenagens aos coordenadores nacionais e regionais da gestão 2007/2010.

Às 16 horas, todos os CODIR’s reuniram reservadamente, para deliberarem suas decisões para a AGN – ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL, que acontece neste sábado, 24, no plenário Convento da Penha.

No inicio da noite, aconteceu a celebração ecumênica, seguida da confraternização de encerramento do 17º ENA com a participação de encontristas, equipes de trabalho, hospedeiros e convidados especiais.

18º ENA
As cidades de Maringá, no Paraná e Vitória da Conquista, na Bahia, manifestaram oficialmente o desejo de sediar o 18º ENCONTRO NACIONAL DO MFC, em 2013. A decisão acontece neste sábado (24), durante a AGN – ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL.

Vitória da Conquista possui um dos PIB's que mais crescem. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia, além de dezesseis cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km². Vitória da Conquista é a cidade brasileira com maior quantidade de mefecistas ativos, aproximadamente 950.

Maringá é uma cidade planejada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do Paraná em população. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.