sábado, 23 de maio de 2009

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR



NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS RELAÇÕES
Pe. Valdir José de Castro, ssp

Celebramos, neste domingo, a solenidade da Ascensão do Senhor. É celebração da esperança, pois Jesus ressuscitado nos mostra que a eternidade feliz, junto de Deus Pai, nos aguarda e que a vida terrena é o caminho para atingi-la.

Os discípulos deverão “esperar” em ação, obedientes ao mandato: “Vão por todo o mundo e anunciem a boa nova a todas as criaturas” (Mc 16,15). Trata-se de uma destinação que alcança todas as dimensões da existência, todos os ambientes da convivência e todos os povos.

A mesma esperança dos primeiros discípulos anima hoje a Igreja, que busca seguir os passos de Jesus consciente de que a essência da evangelização consiste em defender a vida em todos os sentidos, especialmente onde predominam o sofrimento e a morte. “Essa tarefa inclui a opção preferencial pelos pobres, a promoção humana integral e a autêntica libertação cristã” (DA 146).

Motivados por esse espírito missionário, celebramos hoje o 43º Dia Mundial das Comunicações, cujo tema é: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. O papa Bento XVI tem presente, em sua mensagem para esta ocasião, que a revolução tecnológica e os processos de globalização forjaram o mundo como uma grande cultura midiática e que a Igreja não pode prescindir dessa realidade.

De fato, o desafio atual dos discípulos e discípulas de Jesus é utilizar a linguagem adequada proporcionada pelas novas tecnologias, como condição para serem escutados numa sociedade marcada por amplo pluralismo social, cultural e religioso. Nesse contexto, são chamados a promover relações solidárias geradoras de justiça e de paz, garantia de vida digna para todos e de participação no reino inaugurado por Jesus.

EVANGELHO Marcos 16,15-20
Conclusão do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. – Palavra da salvação.