domingo, 4 de abril de 2010

(Clique na imagem para uma melhor visualização)

DOMINGO DE PÁSCOA - JESUS CRISTO RESSUSCITOU! ESTÁ VIVO!

“Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5b-6).
-
Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.

Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.

A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência…

Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males…

Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança. O Deus da vida abençoe a todos.

Fonte: CNBB

HOJE, 30ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

MISSA DO DOMINGO DA PÁSCOA


MULHER, POR QUE CHORAS?
Pe. Claudiano A. dos Santos, ssp

Ainda estava escuro quando Maria Madalena notou que a pedra que cobria o túmulo tinha sido tirada. Sem entender direito o que havia acontecido, ela pediu a ajuda de Pedro e do discípulo amado. Estes perceberam que no sepulcro estavam os lençóis e o pano que cobria o rosto de Jesus. Os discípulos voltaram para casa. Maria Madalena, não. Ficou ali, chorando.

Contemplar a cena de Maria Madalena chorando perto do sepulcro leva-nos a meditar sobre a importância das lágrimas na descoberta da ressurreição, da glorificação. Se pudéssemos dizer que lágrimas eram aquelas, diríamos ser o choro de uma seguidora de Jesus que sente a falta do Mestre e lamenta a ausência daquele ser humano tão divino. Lamenta a ausência de ensinamentos que tocam o coração humano de maneira singular: o amor, o perdão, a misericórdia, a paciência e a justiça.

A exemplo de Madalena, também nós devemos chorar o esquecimento da mensagem do evangelho. Onde está a justiça? O amor que Jesus ensinou, para onde foi? Será que perdeu o significado? Mas nossas lágrimas não devem ser de desespero. Devem ser de compaixão, de união a Jesus e a tantos que, embora sofram, não deixam de acreditar e agir para que o mundo seja melhor.

Nossas lágrimas não são de desespero porque cremos que Jesus ressuscitou! Sua mensagem não se deteriorou e nem ficou perdida a força da vida – apesar de tantos séculos de incorrespondência, medo, timidez, esquecimento e deturpação. Jesus está vivo! O amor está vivo! Não tenhamos medo de anunciar com nossa prática cotidiana essa verdade! Cumpramos bem nossos deveres e em nós verão a imagem do Ressuscitado!

Feliz Páscoa!