domingo, 14 de outubro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - WILZA DE ANTONINO

HOJE, 158ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

 

LEMBRE-SE:
“SE NÃO PARTICIPARMOS DA MISSA, DE NADA VALE NOSSO ESFORÇO SEMANAL.”
  

LITURGIA DO 28º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 14/10/2012

  

   
“A CAUSA DE CRISTO E DO EVANGELHO!”
A Palavra de Deus nos questiona: pode um rico salvar-se? Sabemos que não basta o mero cumprimento de normas e leis. É preciso radicalidade no seguimento de Cristo. Ao dizermos que para Deus tudo é possível, não estamos entendendo que o rico será salvo mesmo que continue acumulando riquezas para si. Deus salva ao tocar seu coração e espera que se converta e viva a comunhão com Deus e com os irmãos.

 
   
28º DOMINGO COMUM
1ª Leitura: Sb 7,7-11
Salmo Responsório:  89
2ª Leitura: Hb 4,12-13
Evangelho: Mc 10,17-30

EVANGELHO
Marcos 10,17-30

Naquele tempo, 17quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”

18Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”.

20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”.

21Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”

22Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.

23Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!”

24Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”

26Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?”

27Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”.

28Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”.

29Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Padre Queiroz

VENDE TUDO O QUE TENS E SEGUE-ME!

Neste Evangelho, Jesus nos ensina que a pobreza voluntária é necessária para entrar no Reino de Deus. O Evangelho tem três partes:

1ª) Um homem rico quer seguir a Jesus, mas Jesus coloca como condição que ele venda todos os seus bens e dê aos pobres. Claro que pode acontecer que os próprios pobres digam ao homem: “Está bem, seus bens agora são nossos. Mas nós lhe pedimos que os administre para nós”. Assim, o homem deixa de ser rico e se torna administrador de bens que não são dele. Muitos e muitas hoje fazem isso e continuam aparentemente donos dos bens que antes possuíam.

2ª) Jesus instrui os discípulos sobre a questão da riqueza. Ela é tão arraigada na pessoa rica, que é mais fácil um camelo (animal) passar pelo buraquinho de uma agulha (dessas agulhas normais, com as quais as costureiras remendam roupa). Quer dizer: é impossível. Mas para Deus tudo é possível. O que Jesus não aceita é segui-lo pela metade.

3ª) A recompensa de Deus para quem se desprende dos bens materiais por amor a Cristo é generosa: A pessoa ganha cem vezes mais tudo o que renunciou.

O Evangelho começa dizendo que Jesus saiu a caminhar. Ele estava sempre caminhando, indo atrás das ovelhas. Não ficava parado, esperando que elas o procurassem.

Quando o homem rico de aproximou, “Jesus olhou para ele com amor”. Jesus sempre nos olha com amor. Entretanto, se alguém quer segui-lo, aí ele é exigente e, antes que a pessoa dê o primeiro passo, Jesus já coloca a condição mais importante: renunciar ao outro “deus” que são os bens materiais. Isso porque não podemos levar uma vida dupla, servindo a dois senhores (Cf Lc 16,13).

O amor é por si mesmo totalizante. Os namorados, por exemplo, não aceitam que seu parceiro ou parceira divida o amor com outra pessoa.
O Evangelho diz que o homem “foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico”. A riqueza trás uma felicidade ilusória, que leva sempre à tristeza.

Não é Deus que fecha a porta do Céu ao rico; é ele que não quer entrar. A felicidade ilusória e o apego levam o rico até a matar pessoas por causa de alguns centavos. Ele se torna tão auto-suficiente, que pensa não precisar nem de Deus.

A riqueza tira o gosto pelas coisas de Deus, cega os olhos, ensurdece os ouvidos e torna o coração duro como pedra. “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21). O rico passa inevitavelmente da posse de bens para a posse de pessoas. Ser dono de bens pode, mas ser dono de pessoas Deus não aceita!

Muitos acham que a questão do uso dos bens materiais não faz parte da vida cristã. Mas faz sim, e de cheio. Todas as vezes que Jesus falou do juízo final, ele colocou como ponto central do julgamento a partilha dos nossos bens materiais com os necessitados.

“Enquanto houver um pobre em vosso meio, a vossa Missa foi mal rezada” (Um santo padre da Igreja primitiva). Mais do que pobres, eles são empobrecidos, isto é, a sociedade é que os fez pobres. “Os pobres não precisam de esmola, precisam de justiça” (Madre Teresa de Calcutá).

“... e terás um tesouro no Céu.” Seguir a Jesus integralmente é o melhor tesouro que podemos adquirir. É uma riqueza que “a traça não corrói e o ladrão não rouba”. O resto é tudo vaidade. “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade” (Ecl 12,8), exceto amar a Deus e só a ele servir. “Tudo para mim é lixo, exceto o seguimento de Jesus Cristo” (S. Paulo). “Buscai os bens do alto...” (S. Paulo).
Havia, certa vez, um sitiante que tinha em seu sítio dois cavalos. De longe, pareciam cavalos normais, mas, quando se olhava bem, percebia-se que um deles era cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um companheiro, um cavalo mais jovem.

Quando alguém fica observando, logo ouve o barulho de um sino que está amarrado no pescoço do cavalo mais novo. Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele. Ambos passam o dia comendo e no fim do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.

Quem observa, logo percebe que o cavalo que tem o sino está sempre olhando se o outro o acompanha. Às vezes pára para esperá-lo. E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.

Como colocou no instinto dos animais, Deus não se desfaz de nós, quando temos alguma deficiência ou limitação. A pobreza é uma limitação, e Deus quer amparar os pobres, através daqueles que têm um pouquinho mais de recursos, que somos nós.

O Anjo Gabriel saudou Maria Santíssima com a expressão “cheia de graça”. Esta é a sua riqueza. Que ela nos ajude a ter a coragem de renunciar a tudo, a fim de ganhar as riquezas do céu.

Vende tudo o que tens e segue-me!

ORAÇÃO
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça, para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Amém!

Editado por MFC ALAGOAS