domingo, 30 de maio de 2010

SANTÍSSIMA TRINDADE


DEUS SE DÁ A CONHECER
Pe. Nilo Luza, ssp

Nem sempre é fácil captar o pensamento e os desejos de Deus. Podemos descobri-los na mensagem dos profetas, na Bíblia, na vida de Jesus, nos ensinamentos da Igreja, no exemplo de homens e mulheres comprometidos com um mundo melhor...

Jesus disse que ainda temos muito para aprender, e nem sempre conseguimos entender em profundidade suas propostas e exigências – sempre atuais e surpreendentes. O Espírito, porém, vai nos auxiliar na compreensão daquilo que Jesus viveu e ensinou. Passamos a vida inteira aprendendo; assim também podemos avançar na compreensão dos desejos de Deus.

A solenidade da Santíssima Trindade pode nos ajudar a percebê-los nas famílias que vivem o amor, o diálogo e a compreensão; nas comunidades que praticam a ajuda mútua, o respeito e a solidariedade; na sociedade onde encontramos justiça, empenho e união para superar os problemas e os conflitos.

Com a festa de hoje somos conduzidos a refletir sobre a identidade do Deus dos cristãos. Não basta afirmar que acreditamos em Deus – quase todo o mundo acredita num Deus. Mais importante é saber em que Deus acreditamos: num Deus solitário, num Deus castigador, num Deus vingativo... ou num Deus Trindade, num Deus comunhão de vida e solidário?

Esta solenidade litúrgica nos leva a conhecer o Deus de Jesus Cristo e nos comprometer com ele, mesmo sabendo que nunca conseguiremos penetrar plenamente em seu grande mistério. A exemplo do horizonte, ele está sempre diante de nós, mas nunca o alcançamos; sempre nos escapa, mas podemos nos deixar envolver por ele.

HOJE, 38ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para melhor visualização)