sábado, 18 de julho de 2009

16º DOMINGO DO TEMPO COMUM


PAUSA NA CAMINHADA
Pe. Nilo Luza, ssp


Na primeira parte do evangelho, vemos que os discípulos, após o retorno de uma missão, se reuniram com o Mestre e lhe contaram o que tinham feito e ensinado. Nesse texto, podemos perceber três momentos importantes da caminhada dos evangelizadores – ministros, agentes de pastoral e lideranças comunitárias: avaliar, rezar e descansar.
-
Avaliar a caminhada é próprio de toda organização. Sobretudo no fim do ano, as empresas avaliam os lucros do período e projetam os rumos para o ano vindouro; muitas comunidades cristãs têm suas assembléias para avaliar o que foi feito e pensar o futuro.
-
A avaliação é sempre importante para ver o que foi bom, positivo e representou conquistas e também para ver o que se deixou de realizar. Uma comunidade que não avalia pode cair na mesmice.
-
Jesus convida seus seguidores a se retirar a um lugar deserto, entrar em contato com Deus pela oração e, assim, buscar novas forças para a missão. Os discípulos, junto com seu Mestre, fazem planos e elaboram programas, iluminados pela palavra de Deus. Sem a oração e a reflexão em torno do evangelho, há o perigo de as lideranças comunitárias caírem num ativismo frenético e desgastante. Ou, pior ainda, realizam suas tarefas seguindo só e unicamente os próprios impulsos, sem ouvir os outros e buscar iluminação nos ensinamentos de Jesus.
-
Os evangelizadores e missionários precisam também descansar. Como qualquer filho de Deus tem direito ao descanso, ao lazer, a férias... O descanso também ajuda a “carregar as baterias”, como se diz na linguagem popular. Muitos fiéis reclamam quando buscam ajuda ou algum serviço junto ao ministro e não o encontram, mas devem saber que os evangelizadores também necessitam de momentos de descanso. O que não pode acontecer é a comunidade ficar abandonada, sem ninguém para atender quem a procura.
-
Avaliar, rezar e descansar faz parte da vida do cristão e de todos os que se põem a serviço da comunidade. É, ao mesmo tempo, direito e dever e, com certeza, ajuda a melhorar a missão.
-
EVANGELHO Marcos 6,7-13
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.
-

9º ENCONTRO DE AMIGOS DE ALAGOAS X AMIGOS DE GUARABIRA TEM FESTA HOJE NA STRATÉGIA EVENTOS COM A BANDA CONECÇÃO LATINA

Quando chegaram a Maceió na tarde de ontem (17), a caravana com os Amigos de Guarabira foram recepcionados no Palácio República dos Palmares onde receberam as boas vindas dos Amigos de Alagoas, dos Secretários Estaduais da Cultura, Dr. Osvaldo Viégas e Educação, Prof. Rogério Teófilo, e do Lider do Governo, Deputado Estadual, Alberto Sextafeira.

Na oportunidade, representando o Governador Teotônio Vilela Filho, o Secretário da Cultura, Osvaldo Viégas, entregou a um casal Guarabirenses, “Botons do Governo de Alagoas” e deu boas vindas aos Amigos de Guarabira.

Após a recepção no Palácio República dos Palmares, as comitivas de Guarabirenses e Alagoanos se dirigiram ao “Museu Palácio Floriano Peixoto”, onde foram recepcionados pelo Diretor Fernando Lobo, que explicou que a finalidade do Museu é à preservação do patrimônio arquitetônico e dos bens materiais que compõem o acervo da antiga sede do governo, bem como a promoção de iniciativas de valorização da memória cultural alagoana, através da história de Alagoas e dos seus governantes.

Já na Embaixada Guarabirense (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro) a comitiva visitante recebeu a chave da Embaixada Guarabirense, regada a champagne e fogos. Houve mensagem para reflexão com Marly, Show de Forró Pé de Serra, Jantar, tendo seu encerramento acontecido na madrugada deste sábado (18).

Na manhã deste sábado (18), no Estádio Rei Pelé, aconteceu o tradicional jogo de futebol entre as equipes de Guarabira e Alagoas, tendo a equipe visitante conquistado o “Troféu Edécio Lopes”, homenagem dos Amigos de Alagoas e Amigos de Guarabira a esse fenômeno da radiofonia alagoana que faleceu recentemente.

Após a partida de futebol, as delegações visitaram as instalações do Museu dos Esportes Edvaldo Santa Rosa – DIDA, onde aconteceu a entrega dos troféus ao melhor jogador da partida, campeão e vice-campeão. Também no Museu dos Esportes Edvaldo Santa Rosa - DIDA, o Secretário Estadual Adjunto de Esportes, Jorge VI, deu as boas vindas a delegação visitante, colocando as instalações do Estádio Rei Pelé sempre a disposição dos Amigos de Alagoas e Amigos de Guarabira. Familiares de Edécio Lopes receberam a comenda “GENTE QUE FAZ ALAGOAS”, pelos relevantes serviços prestados por Edécio Lopes a Alagoas. Outra que foi homenageada com uma placa foi Marly Souza Marinho.

Ao meio dia as caravanas seguiram para a APALA (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos do Estado de Alagoas), onde aconteceu uma palestra sobre a instituição e suas atividades, em seguida foi servido o almoço no refeitório da APALA.

Na tarde deste sábado, as delegações visitam o “Memorial à República”, retornando às 16 horas à “Embaixada Guarabirense” (Rancho Pé de Pinhão - Marechal Deodoro) para os preparativos finais para a grande festa de hoje a noite na Casa de Festas “STRATEGIA EVENTOS”, onde acontece a “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO” entre os “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas”, com a participação musical da Banda Conexão Latina, entrega da Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” a 10 personalidades alagoanas que mais se destacaram em 2008/2009, entre eles, o mefecista Marco Mota, ex-coordenador Latino-Americano do Movimento Familiar Cristão.

A “FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO” entre os “Amigos de Guarabira x Amigos de Alagoas” se inicia às 20hs30min com a chegada da delegação Guarabirense a Casa de Festas “Strategia Eventos”. Somente terá acesso a festa, os portadores do passaporte que dá direito a participar de toda a festa com refrigerante, cerveja, água, whisky, jantar e Banda Conexão Latina incluso.

Os agraciados para receberem a Comenda “GENTE QUE FAZ A NOSSA ALAGOAS” são as seguintes personalidades alagoanas: ANTÔNIO MUNIZ (Arcebispo de Maceió); MARIA DE FÁTIMA CANUTO (Rede Feminina de Combate ao Câncer); MANOEL HENRIQUE (Padre); YOHANSSON FERREIRA DO NASCIMENTO (Atleta Paraolímpico); HELENA SOARES (Voluntária – Acolhe pessoas com HIV); Marco Antonio Mota Gomes (Médico Cardiologista); Eliezer Setton (Músico e Compositor); João Neto (Padre); NEIDE CAVALCANTE (Associação das Senhoras da Caridade) e GERALDO MAGELA (Procurador de Justiça).

No domingo, 19, a programação se inicia as 8hs30min com Missa de agradecimento, no Oratório do Rancho Pé de Pinhão. Em seguida, Show com Grupo de Pagode, piscina, jogo no campo de futebol society, churrasco, refrigerante, cerveja, etc. Às 14 horas a delegação Guarabirense segue com destino a Cidade de Guarabira.
-