terça-feira, 29 de junho de 2010

NOVA INVASÃO DOS RIOS CAUSA MEDO E DESESPERO

Os moradores das áreas atingidas pela enchente voltaram a entrar em pânico com a água invadindo as cidades em conseqüência do aumento da elevação da água nos rios. Inicialmente as cidades de Santana do Mundaú e União dos Palmares notaram a alta elevação do nível do Rio Mundaú. Em seguida, Branquinha, Murici, Matriz do Camaragibe e Jacuípe tiveram ruas inundadas, este último com a água chegando a cobrir os telhados das residências.

Os moradores estão em desespero, mesmo com a Defesa Civil afirmando não haver motivos para tumulto, torna-se impossível, para quem viveu o drama e sofre suas conseqüências, acreditar. O aumento do nível da água deixa todos em alerta.

Em Matriz de Camaragibe casas foram novamente encobertas pelo Rio Camaragibe. Murici e Jacuípe sentiram a força da água invadindo vários locais. Em Rio Largo, a população acompanhou atentamente a situação do volume de água. O medo é nitidamente estampado nas faces de milhares de famílias, muitas delas, no momento, apenas com a vida e os donativos recebidos por meio de campanhas.

O mefecista e tenente-coronel Gilson Romeiro, responsável pela área de Santana do Mundaú, disse que na cidade o nível da água foi alterado, mas a situação está sob controle e a cidade em fase de reconstrução.

No momento milhares de pessoas estão em abrigos públicos e em casas de parentes, e há a necessidade cada vez maior do apoio da sociedade civil organizada por meio de doações. Essas famílias, em geral, perderam tudo que tinham com a enchente, principalmente, alimentos, colchões e cobertores. Há ainda a necessidade de fraldas descartáveis porque muitas das crianças que estão nos abrigos têm idade inferior a três anos.

Os órgãos públicos têm procurado amenizar as necessidades das famílias, mas é preciso o apoio da sociedade para apoiar estas pessoas neste momento difícil, principalmente com a doação de alimentos, colchões, lençóis, fraldas, etc.

Os donativos podem ser entregues nos seguintes postos de arrecadação de donativos:

MASCATE MALHAS (Avenida Fernandes Lima, 347 - Farol - vizinho a Casa da Indústria);
BONTEMPO (Avenida Dr. Antonio Gomes de Barros, 165 – Jatiúca - vizinho ao Armazém Guimarães);
AILSON/SIMONE (Rua Danúzia Brandão Ayres, 170 – Gruta de Lourdes – Após o Hospital Artur Ramos, depois da Estétical Center entra na primeira rua à direita e depois na primeira rua à esquerda);

As doações em dinheiro serão revertidas na compra de donativos e o depósito poderá ser efetuado na conta corrente do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO na CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – AGÊNCIA Nº 0055 – OPERAÇÃO: 003 – C/C Nº 889-8.

CHAPA ÚNICA CONCORRE A COORDENAÇÃO DO MFC MACEIÓ

Os mefecistas maceioenses vão escolher nesta quarta-feira, 30 de junho, o coordenador e vice da EQUIPE CIDADE DE MACEIÓ para o triênio 2010/2013.

Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer. A chapa única é composta pelos mefecistas Neto e Rita (Grupo Renovação) e Rainey e Anamaria (Grupo Genezaré), coordenador e vice, respectivamente.

A votação será através de cédulas previamente impressas, depositadas em urna. Todos os mefecistas em dia com a tesouraria do MFC MACEIÓ terá direito a um voto cada. Feita a apuração, o presidente da comissão eleitoral proclama os eleitos e os empossa.

A eleição acontece das 9 às 17 horas, na Sede Estadual do Movimento Familiar Cristão, situada na Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara.

EQUIPE CIDADE SE REÚNE HOJE COM GRUPOS DE BASE DO MFC MACEIÓ

Acontece hoje, a partir das 19h30min no auditório da Sede do MFC ALAGOAS (Rua Araújo Bivar, 580 – Pajuçara), a reunião mensal entre a Equipe Cidade, Auxiliares de Comunidades, Coordenadores e Tesoureiros de Grupos de Base do MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ.

Nesta reunião administrativa a Equipe Cidade e demais participantes farão a avaliação do desempenho do MFC MACEIÓ no último mês, estabelecerão metas e trocarão informações para que possa existir sucesso no planejamento estabelecido durante a reunião.

É importante a presença dos Auxiliares de Comunidades, Coordenadores e Tesoureiros de Grupos de Base do MFC MACEIÓ para que possam informar aos demais membros do seu Grupo de Base os assuntos, decisões e comunicações resultantes dessa reunião. A presença faz com que o Grupo de Base tenha voz e voto nas decisões.

Se você é Auxiliar de Comunidade, Coordenador ou Tesoureiro do seu Grupo, não deixe de comparecer, a sua presença é fundamental e na impossibilidade, peça a outro membro do seu Grupo que o represente na reunião.

CAMPANHA “ALAGOAS PRECISA DE VOCÊ”

Devido à calamidade que se encontra nosso Estado por conseqüência das fortes chuvas e do grande numero de desabrigados, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) em parceria com a Sociedade Alagoana de Pediatria, o Fórum dos Conselhos Tutelares, a Pastoral da Criança, o Pacto do Semiárido, estudantes da UFAL e UNCISAL, Voluntários da Igreja Católica, MFC e demais parceiros convidam a todos e todas para unirem forças em prol das vitimas desta tragédia.

Foram convocados vários profissionais de saúde e estudantes universitários para se juntarem aos esforços da defesa civil e demais colaboradores voluntários que agora mais do que nunca vão precisar de suporte de saúde em especial, ações curativas de emergência e também de prevenção e orientação.

“É com grande emoção que participamos desta experiência de vida. Relatos comoventes como das mães chorando agradecendo a nossa ação voluntária e como da criança de 8 anos que atendi com quadro de pneumonia e com extrema tristeza por ter perdido seu irmão gêmeo e outros parentes na enchente. São imagens chocantes que não nos deixam ficar insensíveis ao sofrimento e nos animam a juntar todos os esforços necessários para uma ação mais coordenada de colaboração humanitária”. Disse o Professor e Médico Cláudio Soriano, mefecista e Presidente do CEDCA e da Sociedade Alagoana de Pediatria.

Estão sendo convidandos pediatras que possam colaborar voluntariamente na cidade de Santana do Mundaú junto com os médicos do PSF (Clínicos) da cidade, esta que é uma das mais castigadas. “Começamos esta semana e precisamos de mais colegas disponíveis. Estamos atendendo com suporte de medicamentos e apoio da defesa civil e estudantes da UFAL e UNCISAL. Além do atendimento médico, estamos articulando ações de prevenção e orientação”, afirmou Cláudio Soriano.

Os voluntários precisam confirmar sua disponibilidade para que seja realizada uma programação de escala de acordo com a disponibilidade e quem sabe expandir para outras cidades de acordo com a articulação com a defesa civil, secretaria de direitos humanos e secretaria de saúde do estado.

Ontem, segunda-feira (28/6) os voluntários retornaram ao atendimento aos desabrigados e pretendem a partir de julho fechar uma agenda positiva na campanha de valorização do pediatra.

Os que desejarem participar da campanha “ALAGOAS PRECISA DE VOCÊ”, devem manter contato com o mefecista Profº. Dr. Cláudio Soriano (Presidente do CEDCA e da Sociedade Alagoana de Pediatria) através dos E-MAILS: claudiofrsoriano@yahoo.com.br e/ou cedca_alagoas@hotmail.com