sábado, 10 de abril de 2010

A FAMÍLIA HOJE

A família é uma das grandes preocupações, pois mesmo com todo avanço na área preventiva, educativa e tecnológica a família cresce de forma desorganizada, no lar a preocupação com a moradia, educação e lazer, além do próprio sustento da família é uma das causas dessa falta de estrutura política e social.

Voltando ao século XIX a história da família brasileira marcada pela revolução industrial que teve inicio na Europa e só chegou ao Brasil no século XIX, sendo a família transformada em nuclear (pai, mãe e filho) sendo o pai a autoridade maior tendo este acesso livre ao público, e a mãe cabia a responsabilidade pelas tarefas domésticas e educação dos filhos.

Havia controle sobre a sexualidade feminina tendo como fim exclusivo a procriação para herança, enquanto a sexualidade masculina era exercida livremente, a virgindade era valorizada o adultério praticado pela mulher severamente punido.

Hoje muita coisa já mudou como menor número de filhos mais casamentos civis, mulheres assumindo a família, aumento de mulheres no mercado de trabalho e nas posições mais elevadas do executivo, legislativo e judiciário.

A participação de mais membros da família na constituição da renda é o resultado de tal mudança abordada no parágrafo anterior, foram criadas leis que protegem a mulher dos maltrato conjugais. Nesse mesmo período também foi criada a lei que regulamenta os direitos da criança e do adolescente (Lei 8069), o que contribui para melhoramento do convívio social.

A escola tornou-se uma das mais importantes instituições social na função de mediar à relação entre o individuo e a sociedade essa função caracteriza-se pela transmissão cultural de modelos sócias de comportamento, valores morais, propiciando a humanização socialização enfim a educação, ocupando grande parte das vidas dos alunos ensina técnicas valores e ideais cada vez mais substitui as famílias na orientação sexual profissional, ou seja, a vida como um todo. O questionamento é quem é o responsável pela educação de crianças e adolescentes? A escola? A família?

Família, escola e sociedade não podem desempenhar suas funções a contento quando agem separadamente, ou seja, enquanto não houver uma interdisciplinaridade no desempenho do conhecimento técnico-cientifico-informacional não haverá uma educação a contento.

Criar os filhos educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.

Pense nisso!

Artigo de Joana Maria Rodrigues Di Santo
Psicopedagogia experiente, com atuação significativa em Psicopedagogia Institucional, Coordenadora de Ensino Médio e Fundamental, Supervisora aposentada, mestre em Educação, profere palestras e assessora diversas escolas.