quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CAIJUAR - Artigo de James Magalhães de Medeiros



CAIJUAR

T
udo a seu tempo e no tempo certo. Com o passar do tempo, pode se eternizar, tanto no aspecto físico ou apenas na memória ou em ambas as situações. Noutras ocasiões pode passar e nada ficar. Tais fatos acontecem não só com os seres humanos, mas, também, com as coisas materiais.

Pois bem, entre os anos de 70 e 90 d.C. foi construído e inaugurado o Amphhitheatrum Flavium, mundialmente conhecido como O Coliseu, localizado no centro de Roma, na Itália, monumento em que, pela sua grandeza, retratou o poder e esplendor de Roma na história antiga, na época dos Flávios. Foi o acontecimento marcante de um momento e que ainda permanece admirado no mundo atual, ao ponto de se transformar em uma das “Sete maravilhas do mundo moderno”, em junho de 2007. Eu e Fátima tivemos o prazer e a alegria de vê-lo, em Roma, e tocá-lo, quando em passeio pela Europa, com um grupo de amigos. Foi um momento inesquecível.

No mês de outubro próximo passado, estive na cidade de Arapiraca, realizando palestras para os estudantes do Curso de Direito das Faculdades ali existentes, além de participar de reunião com os colegas magistrados, promotores, defensores, advogados e servidores, com o objetivo de aprimorar o funcionamento do sistema de justiça, na região do agreste. Quando o veículo adentrou na via pública de acesso ao Fórum, no bairro Caititus, na manhã de uma quinta-feira, como um raio, o meu espírito me conduziu ao tempo passado, e eu fiquei a procurar o que havia construído, mas nada encontrei.

Estou me reportando ao Centro de Atendimento Infanto-Juvenil de Arapiraca, ou simplesmente CAIJUAR, que seria construído em terreno de cinco mil novecentos e quinze metros quadrados, com uma área construída de mil quinhentos e oitenta e oito metros quadrados, todo financiado pelo Centro Brasileiro para Infância e Adolescência – CBIA. Conseguimos, à época, os apoios da Prefeitura de Arapiraca e da Câmara Municipal, para doação da área e aprovação da lei específica. A finalidade do CAIJUAR seria a de atender e acolher a criança e o adolescente de Arapiraca e da região, em situação irregular, frente ao ECA. O Centro de Atendimento abrigaria o Juizado de Infância e da Juventude, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Delegacia de Menores, a Equipe Interprofissional, o Conselho Tutelar Municipal, dispondo, ainda, de setor médico (primeiros socorros), lactário, berçário, dormitórios, dispensa, refeitório, cozinha, celas, garagens, etc.

Com muito esforço conseguimos construir e inaugurar um terço da obra planejada, em cujo local foi instalada a 1ª Vara da Comarca de Arapiraca – Juizado da Infância e Juventude, com a infra-estrutura necessária ao seu regular funcionamento. Atualmente nada mais existe do sonho sonhado e realizado parcialmente, nem mesmo as ruínas. Tudo foi destruído. Ainda tenho esperança de que alguém iluminado, fará alguma coisa pelas crianças e adolescentes de Arapiraca e do agreste de Alagoas.