domingo, 7 de abril de 2013

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - GERALDÃO & LÊDA


HOJE, 183ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 2º DOMINGO DA PÁSCOA - 07/04/2013


    


2º DOMINGO DA PÁSCOA

  

PRIMEIRA LEITURA (At 5,12-16)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união, no Pórtico de Salomão.

13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito.

14Crescia sempre mais o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. 15Chegavam a transportar para as praças os doentes em camas e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sua sombra tocasse alguns deles.

16A multidão vinha até das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por maus espíritos. E todos eram curados.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 117)

— Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!”
— A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!’/ A casa de Aarão agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ Os que temem o Senhor, agora o digam:/ “Eterna é a sua misericórdia!”
— “A pedra que os pedreiros rejeitaram/ tornou-se agora pedra angular./ Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!/ Este é o dia que o Senhor fez para nós,/ Alegremo-nos e nele exultemos!
— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, /ó Senhor, /dai-nos também prosperidade!”/ Bendito seja, /em nome do Senhor, /aquele que em seus átrios vai entrando! /Desta casa do Senhor vos bendizemos. / Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

SEGUNDA LEITURA (Ap 1,9-11a.12-13.17-19)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus.

10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: “O que vais ver, escreve-o num livro”.

12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito.

17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés, mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: “Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos.

19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Jo 20,19-31)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”

Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”                

29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
“RESSURREIÇÃO E AMOR”
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

O RESSUSCITADO É O SENHOR
Os 50 dias do Tempo Pascal são um grande domingo, como diz S. Atanásio. Páscoa é uma festa na qual refletimos e vivemos a Paixão e a Glória de Jesus. Viver significa celebrar e deixar atuar a força salvadora de Jesus em nós. O Ressuscitado não é um santo a mais. É o Senhor glorioso. O Ressuscitado é o mesmo que foi crucificado, pois traz as marcas dos cravos e o buraco que fez a lança em seu peito. Essa foi a prova que Tomé pediu: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos e não puser o meu dedo na marca dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei” (Jo 20,25). O fato da Ressurreição não é só um fato histórico, mas é um acontecimento de fé. Não basta ver, é preciso crer. Os que viram dão testemunho do fato. Os que não puderam ver, crêem, e por isso se salvam. João encerra Seu evangelho com esta declaração: “Estes fatos foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, para que crendo, tenhais a Vida em seu nome” (Jo 20.31).  Jesus, naquela noite deu o Espírito Santo aos apóstolos para o perdão dos pecados. Estes pecados não são só os individuais, secretos, mas são todas as forças do mal presentes no mundo. Ele morreu e ressuscitou para todo o Universo de todos os tempos e não só para um grupinho de seguidores. Com a Ressurreição iniciou-se a reconciliação universal já presente no Cristo Homem-Deus. Na Cruz Jesus realiza a reconciliação morrendo por todos. E Ele é o Senhor. “Ele é a pedra que os construtores rejeitaram e  que se tornou pedra angular” (Sl 117,22). Jesus é o Senhor, não por opção das pessoas, mas porque todos foram escolhidos por Ele… e destinados a ser filhos adotivos por Jesus Cristo (Ef 4,4). Deus O constituiu Senhor e Cristo, diz Pedro no dia de Pentecostes (At 2,36). Na força do Ressuscitado e conduzidos pelo Espírito, os apóstolos deram um forte testemunho que suscitou a fé. A mesma força de cura que estava em Jesus agiu nos apóstolos. O Espírito desperta em nós a fé, como despertou nos discípulos.

SACRAMENTOS PASCAIS
A Páscoa não é uma mera lembrança de um fato passado, mas proclamação de uma presença de Cristo que continua agindo no meio de Seu povo. Cristo ressuscitado continua agindo na Igreja e nos sacramentos que proclamam Sua presença e agem em nós para a salvação. Na Páscoa celebramos solenemente o Batismo, a Crisma que é a unção do Espírito e a Eucaristia. O Espírito permanece na Igreja para a realização dos sacramentos. Como na Encarnação deu vida humana ao Filho de Deus no seio de Maria, agora, no seio da comunidade, dá vida divina aos que recebem os sacramentos. Por isso a Páscoa é um grande hino: Dai graças ao Senhor porque Ele é bom, eterna é sua misericórdia.

COMUNIDADE DE VIDA
Não podemos nos sentir menores que os Apóstolos que viram o Ressuscitado, pois diz Jesus: “Felizes os que creram ser ter visto” (Jo 20,29). Desde os primeiros momentos, a primeira percepção sobre os que creram é a união: “Todos os fiéis se reuniam, com muita união” (At 5,12). Os Apóstolos continuavam a missão de Jesus com Seu vigor de cura e transformação. A nós que cremos, somos chamados a nos renovar pela profissão de fé e pelo Batismo (Oferendas) que nos unem num só corpo, e conservar em nossa vida o sacramento pascal que recebemos (pós-comunhão). A Páscoa é uma vida, um novo modo de viver  e não uma celebração que passa.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes e fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Amém!

Editado por Jorge – MFC ALAGOAS