domingo, 23 de junho de 2013

HOJE, 194ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN


LITURGIA DO 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 23/06/2013

  
 LITURGIA DO 12º DOMINGO 
DO TEMPO COMUM
CONFESSAR A FÉ E FAZER VALER NA VIDA!



PRIMEIRA LEITURA (Zc 12,10-11; 13,1)

LEITURA DA PROFECIA DE ZACARIAS:
Assim diz o Senhor: 10“Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim. Ao que eles feriram de morte, hão de chorá-lo, como se chora a perda de um filho único, e hão de sentir por ele a dor que se sente pela morte de um primogênito.

11Naquele dia, haverá um grande pranto em Jerusalém, como foi o de Adadremon, no campo de Magedo.

13,1Naquele dia, haverá uma fonte acessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 62)

— A minh’alma tem sede de vós,/ como a terra sedenta, ó meu Deus!
— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!/ Desde a aurora ansioso vos busco!/ A minh’alma tem sede de vós,/ minha carne também vos deseja.
— Como terra sedenta e sem água,/ venho, assim, contemplar-vos no templo,/ para ver vossa glória e poder./ Vosso amor vale mais do que a vida:/ e por isso meus lábios vos louvam.
— Quero, pois, vos louvar pela vida,/ e elevar para vós minhas mãos!/ A minh’alma será saciada,/ como em grande banquete de festa;/ cantará a alegria em meus lábios,/ ao cantar para vós meu louvor!
— Para mim fostes sempre um socorro;/ de vossas asas à sombra eu exulto!/ Minha alma se agarra em vós;/ com poder vossa mão me sustenta.

SEGUNDA LEITURA (Gl 3,26-29)

LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS:
Irmãos: 26Vós todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

27Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.

28O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.

29Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 9,18-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Certo dia, 18Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?”

19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”

Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”.

21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

HOMILIA - “VAI E FAZE O MESMO!”
Refletindo a Palavra - Padre Luiz Carlos de Oliveira

SOIS O CRISTO DE DEUS
O mistério de Cristo só pode ser compreendido se partirmos de Sua vida. Ele tem um permanente relacionamento com o Pai, como podemos ver no dia em que se deixou ficar em Jerusalém: “Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?” (Lc 2,49); Ou quando expulsa os vendilhões do templo: “Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio” (Jo 2,16); Ou, meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou” (Jo 4,34); No horto leva ao máximo sua obediência: “Meu Pai, se não e possível que esse cálice passe sem que eu o beba, seja feita a tua vontade” (Mt 26,42). Quantas vezes o vemos rezando, como lemos hoje: “Jesus estava rezando num lugar retirado e os discípulos estavam com Ele” (Lc 9,18). Sua oração era o primeiro ensinamento. Orava ao Pai diante de suas decisões e dificuldades. Devia ser uma oração dolorosa para se definir no plano do Pai. Ao fazer a pergunta ‘quem dizem que eu sou’, está vendo seu ministério falido pois o povo ainda não O entendera. A resposta que o Pai põe na boca de Pedro reafirma a disposição, pois “tomou resolutamente o caminho de Jerusalém” (Lc 9,51), para realizar o desígnio do Pai que é sua morte e ressurreição. É complicado entender que Jesus quisesse que soubessem quem era Ele e ao mesmo tempo impusesse um segredo: “Proibiu severamente que contassem isso a alguém” (Lc 9,21). Impõe segredo para que não houvesse uma compreensão errada de sua missão de Messias. Os judeus faziam uma imagem mirabolante do Messias, um líder político milagroso e espetacular. Por isso não aceitaram um Messias sofredor. Anuncia o que farão com Ele: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia” (22). Para ir adiante precisava do contato com o Pai na oração.

SE ALGUÉM ME QUE SEGUIR
O Senhor Jesus quis que seus discípulos estivessem unidos a Ele na Paixão. O caminho do Mestre é o caminho do discípulo. O Messias revela seu lado completo: Homem das dores experimentado no sofrimento. Por que Cristo tem que sofrer? Não há redenção sem sangue (Hb 9,21-22). Sangue é vida. Derrama o sangue para dar a Vida. Não é uma obra simplesmente humana. Na Angola aprendi um provérbio: “Aquele que te põe o peso nas costas, vai junto”, como rezamos na oração da Missa: “Nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor”. Para compreender esse caminho é preciso o Espírito Santo. Vemos como os apóstolos sentiam-se “muito alegres por terem sido julgados dignos de sofrer ultrajes pelo Nome” (At 5,39), pois tinham sido proibidos de pregar em nome de Jesus. O seguimento de Cristo vem de uma escolha definitiva por Ele e seu evangelho. Assim se reveste de Cristo por dentro, como diríamos.

DESDE A AURORA VOS BUSCO
O profeta Zacarias (não é o pai de João Batista), 500 anos antes de Cristo diz: Derramarei sobre… os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração; eles olharão para mim” (Zc 12,10). Só é possível o seguimento de Cristo com renúncia a si mesmo, com coragem de perder a vida por Cristo, se não houver em nós a sede de Deus: “Minha alma tem sede de Vós e minha carne Vos deseja como a terra sedenta e sem água”(Sl 62). A sede que podemos ter será completa quando em nós, o próprio Filho, for sedento pelo Pai. Estando em união a Ele estaremos sedentos. O Espírito que o Pai nos dá, alivia nossa sede. Quanto mais recebermos desta água, mais sede teremos. Na Eucaristia, pela palavra e pela comunhão, o Pão do Céu, estaremos sempre mais revestidos de Cristo.

ORAÇÃO
                             
Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Amém!


Editado por Jorge – MFC ALAGOAS