quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ANIVERSARIANTE DO DIA - GABRIELLA DE CHICO

ANIVERSARIANTE DO DIA - DÉCIO DE MÉIA

SEJA UM DOADOR... SALVE VIDAS!


  
N
ão engorda nem emagrece, não vicia, não enfraquece, não é desperdiçado, não transmite doenças e muito menos dói. Os mitos são muitos, mas o fato é que a DOAÇÃO DE SANGUE é um ato simples e generoso, que pode salvar muitas vidas.

De acordo com dados do Ministério de Saúde, apenas 1,8% da população adulta do Brasil faz doações regulares de sangue, quando o ideal, conforme estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é que 5% da população do país sejam doadoras.

“O sangue e seus componentes salvam muitas vidas, porém ainda existem medos, crenças e desconhecimento que evitam o aumento do número de doadores. Nem todos sabem que todo material utilizado na coleta do sangue é descartável, o que elimina qualquer possibilidade de risco de contaminação”, explica Dante Langhi Júnior, diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH).

No Brasil, alguns procedimentos específicos são obrigatórios antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor. O primeiro passo é a pré-triagem, quando é verificada a pressão, batimento cardíaco, peso, altura, temperatura e um rápido exame para ver se têm anemia. Concluída essa etapa, o doador passa pela triagem, para detectar, através de um questionário, se o doador está em condições de doar.

Na última etapa, cerca de 450ml de sangue são coletados. Todo o processo demora, em média, 30 minutos. Depois de recolhido, bolsas de sangue são encaminhadas para o Laboratório do HEMOAL, onde são feitos testes sorológicos, que avaliam se o doador tem doenças como sífilis, chagas, HIV, HTLV, hepatite B e C. Caso alguma delas seja detectada, o sangue é imediatamente descartado.

Em Alagoas, o HEMOAL é referência em doação de sangue. Todo o sangue doado é armazenado. Após a coleta, a bolsa é fracionada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). A bolsa de sangue é dividida de acordo com a necessidade do paciente. Com uma só bolsa de sangue doada, se salva até quatro vidas.

A população precisa se conscientizar que o sangue doado é usado em cirurgias, emergências, pessoas com câncer, ou seja, é muita gente que precisa e depende desse sangue. O doador precisa ter consciência da importância da sua ação, e muito amor ao próximo. Quem doa, faz toda a diferença.

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável. O sangue doado não faz a menor falta para o doador. Consequentemente, nada justifica que as pessoas deixem de doá-lo. O processo é simples, rápido e seguro.

Para doar sangue é preciso estar em bom estado de saúde, idade entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 quilos. No dia da doação, é necessário ter se alimentado e dormido, pelo menos, seis horas seguidas e não ter ingerido bebida alcoólica. Também é preciso levar um documento de identidade com foto.

E ao doar sangue você sente a satisfação de beneficiar outras pessoas que não têm outra opção. Elas dependem apenas do gesto de pessoas como você para se sentir melhor.

SEJA UM DOADOR... SALVE VIDAS!