quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - LUCIANA DE RIVOLDO


AMIGO VERDADEIRO - Artigo de James Magalhães de Medeiros



AMIGO VERDADEIRO

A
tribui-se a Oscar Wilde o seguinte pensamento: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” Logo se conclui do contesto, que existem em nosso mundo dois grupos de pessoas: o grupo das pessoas que vivem, realmente, e o grupo das pessoas que apenas existem. Na verdade os dois grupos convivem, socialmente, todavia as pessoas que sabem viver, o faz com alma, com sentimento, com luz, com exemplo, enquanto que, aquelas que vivem apenas porque existem, passam e não deixam marcas, nem exemplos.

Direciono o foco deste espaço para a pessoa de Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, que daqui a alguns dias estará colocando a sua toga no cabide da história, em razão da idade, pois completará setenta anos de vida, com aproximadamente quarenta e quatro anos, nove meses e sete dias, como Magistrado, sendo mais de vinte e cinco anos só como Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Natural de Maceió, Estado de Alagoas; filho de José Cavalcanti Manso, advogado e professor, e de D. Dagmar Monteiro Cavalcanti Manso, exímia esposa e mãe. É casado com Maria Ester, Juíza de Direito da Comarca de Maceió, de cuja união brotaram filhos, noras, genros e netos.  É torcedor do nosso tradicional Clube de Regatas Brasil – CRB, do Fluminense, no Rio de Janeiro, e do Corinthians, em São Paulo. Quando jovem, estudante ginanasiano, perambulou pelos caminhos da música, participando de programas de auditório, como cantor, na Rádio Difusora, com o nome artístico de Fernando Morel. Serviu ao Exército Brasileiro, no 20° Batalhão de Caçadores, com o nº 98, na condição de soldado, quando aprendeu lições de civismo e de amor a pátria amada, que formataram ainda mais o seu caráter.

Ensina Dalai Lama que “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.” O nosso homenageado é uma pessoa que vive a vida e que sempre viveu bem a sua vida, ou seja, não apenas existe. Por onde passou, na vida privada ou pública, deixou a sua marca, porque ama, acredita, faz e sempre soube viver. Construiu e preservou amigos e amizade. Sempre foi justo, sincero e correto na vida e no exercício da atividade judicante. Suas decisões, extensas e fundamentadas, muito servirão às gerações do futuro, como orientaram as do passado.  Não tenho dúvida que o Desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, marcou o seu tempo e fez a sua história, e como tal será eternamente lembrado.

É verdade, todos nós somos capazes de construir a nossa própria história, como diz o cantor e compositor Almir Sater: “Cada um de nós compõe a sua história/Cada ser em si/Carrega o dom de ser capaz/E ser feliz.”

Finalmente, concluo, afirmando que o homenageado, amigo verdadeiro de seus amigos, está perfeitamente inserido nas palavras do apóstolo Paulo, em sua Carta a Timóteo, que diz: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”