domingo, 15 de dezembro de 2013

HOJE, 219ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN


LITURGIA DO 3º DOMINGO DO ADVENTO - 15/12/2013

   
3º DOMINGO DO ADVENTO



PRIMEIRA LEITURA (Is 35,1-6a.10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para nos salvar”.

5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6aO coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.

10Os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos; cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 145)

— Vinde, Senhor, para salvar o vosso povo!

— O Senhor é fiel para sempre,/ faz justiça aos que são oprimidos;/ ele dá alimento aos famintos,/ é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos,/ o Senhor faz erguer-se o caído,/ o Senhor ama aquele que é justo,/ é o Senhor que protege o estrangeiro.

— Ele ampara a viúva e o órfão,/ mas confunde os caminhos dos maus./ O Senhor reinará para sempre!/ Ó Sião, o teu Deus reinará.

SEGUNDA LEITURA (Tg 5,7-10)

Leitura da Carta de São Tiago:
Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor: ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera.

8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Mt 11,2-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?”

4Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!”

7Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar às multidões sobre João: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis.
9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta. 10É dele que está escrito: “Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti’. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLETINDO A PALAVRA
“A VINDA DO SENHOR ESTÁ PRÓXIMA”
Padre Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

ELE VEM PARA NOS SALVAR
A antífona de entrada “Alegrai-vos sempre porque o Senhor está próximo” dá a este domingo o nome de “Gaudete” (alegrai-vos). Nesse sentimento pedimos na oração da Missa “que possamos chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia”. Até as cores dos paramentos lembram o sol nascente simbolizando a vinda de Cristo que se aproxima. Usa-se a simbologia da aurora que traz as primeiras luzes do sol. Já sentimos a alegria do nascimento de Jesus que se aproxima. A alegria é fruto do Espírito. A vinda de Cristo não se reduz ao Natal, mas se anuncia como gloriosa na Páscoa. Tiago convida a ficar como o agricultor que espera o precioso fruto da terra (Tg 5,7). Nesse ano a liturgia traz a figura de João Batista que vê nas obras de Cristo os sinais do prometido Messias. E manda discípulos seus perguntar se Êle é Aquele que deve vir (Mt 11,3). João vê que em Jesus se realizam as promessas do Antigo Testamento. Jesus mostra que os milagres realizados correspondem à profecia de Isaias e de outros profetas (Is 35,5): “Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, os pobres são evangelizados (Mt 11,5).. João é a figura da espera coerente. Por isso Jesus o elogia como mais que um profeta. Mas o menor no Reino de Céus é maior do que João. Jesus é este menor do Reino. João é testemunho da integridade. Não é um ramo que é levado de um lado para o outro pelo vento. Não segue ideologias que atraem as pessoas para o vazio.  Não vive do luxo dos prazeres, como Herodes que tb estava no deserto. João é um profeta. É um modelo para os cristãos como diz Tiago: “Tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas que falaram em nome do Senhor” (Tg 5,10). João se alegra com a vinda do Messias e dá por cumprida sua missão.

TRANSFORMAÇÕES DA VINDA DE CRISTO
O profeta Isaias acena para os tempos futuros dando ânimo aos que estavam desanimados: “Dizei às pessoas deprimidas: ‘Criai animo, não tenhais medo!... Ele vem para nos salvar... não mais conhecerão a dor” (Is 11,3.10). A transformação proclamada por Isaias anima o povo muito sofrido com o desastre nacional. A promessa da volta do exílio traz uma renovação. Esta renovação traz vida nova aos cegos, cochos, aleijados. É o que Jesus apresenta como prova aos discípulos enviados por João: “Ide contar a João o estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a visa, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os cegos vêem... Deus em sua fidelidade faz justiça aos oprimidos, dá alimento aos famintos... abre os olhos aos cegos... ampara o órfão e a viúva” (Sl 145). Socorrer os sofredores é uma atitude Divina. O tempo do Advento coloca em nossas mãos a responsabilidade de dar esse testemunho ao mundo, cuidando dos necessitados. O papel do cristão é animar os sofredores com atitudes concretas. Assim será profeta. Deverá ser firme na fé e não um caniço agitado pelo vento.

PLENITUDE DOS BENS
A oração da missa chama ao tempo do tempo de Natal: “Chegar às alegrias da salvação e celebrá-la com intenso júbilo na solene liturgia”.  Cristo não vem para o castigo, mas para dar a recompensa de Deus. Ele vem para nos salvar (Is 35,4). Com Ele temos a plenitude dos bens. Vivemos a plenitude da Graça na celebração do Natal, por isso é preciso preparar-se para as festas (Oração final). A melhor forma da graça é aquela que transforma a vida em graça. Jesus se fez tudo para todos. É nosso modelo e força.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, daí chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Amém!

Editado por JorgeMacielNews