quinta-feira, 5 de novembro de 2009

CONVITE

A coordenação geral da 26ª Nucleação do Movimento Familiar Cristão de Maceió convida todos os dirigentes, equipes de trabalho e os Nucleandos participantes da 26ª Nucleação para participarem nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, a partir das 19h30min, na sede dos Cursilhos, da “Reunião Pós-Encontro”, onde acontecerá a formação dos novos Grupos de Base com os novos participantes.

No “Pós-Encontro”, os novos mefecistas receberão o “Quadrante” onde consta o histórico de toda a 26ª Nucleação.

Não deixem de comparecer, será um momento de congraçamento com todos que participaram do encontro.


SER AMIGO É...

Num mundo cada vez mais povoado, paradoxalmente as relações de amizades ficam mais raras. Caso pudéssemos olhar essa realidade do alto, pareceríamos um grande formigueiro. A única diferença é que as formigas se cumprimentam quando passam uma pela outra. Uma espécie de código secreto, que se não for um bom dia ou um como vai, ao menos se tocam denunciando um sentido de interesse comum.

Trazendo esse olhar mais para perto de nós e focando nesse olhar as nossas relações interpessoais, podemos perceber que o desejo de ter amigos, ou mesmo de ampliar essas amizades, está se perdendo na possibilidade dos compromissos que elas possam gerar. Enxergo um embutido desejo de se não se comprometer. Nem mesmo as relações familiares despertam a mesma importância. Vivemos momentos de congraçamentos em determinadas datas, mas depois mantemos certa e confortável distância. O tamanho dela é talvez aquele que permita ter certeza de que somos “amigos”, mas que essa amizade não possa interferir no nosso cotidiano. Uma distância que nos dê a impressão de contarmos com a presença do outro em momentos críticos, mas que no dia a dia, cada lado possa cuidar de si e não depender do outro.

Poderia chamar esse contexto de amizade virtual (porque à distância). Amizade que funciona como as que mantemos na internet. Exige ligar o computador para sentir sua presença, mas se não contestarmos a sua interação, nem o outro que nos enviou uma mensagem (seja ela o que for) receberá qualquer retorno.

Confesso que ando mesmo frustrado com essa questão. Tenho até mesmo pensado como recuperar certas perdas em termos de uma amizade pouco cultivada (ou desfeita). O problema é que também começo a me acostumar a aceitar essas mudanças que a correria do mundo real nos apresenta, e para cultivar amizades verdadeiras precisamos de tempo, que está cada vez mais escasso.

Por isso, tenho refletido sobre as qualidades do verdadeiro amigo. Para mim, nessa realidade atual, ser amigo é ser previsível. O que desejo dizer com essa afirmação? Ser amigo é ter reações exatamente como as que o momento pede, sem surpresas. Ser previsível não é exatamente dar as respostas que gostaria de ter quando necessito. Ser previsível é dar as respostas pertinentes às solicitações. Ser amigo no tempo presente é oferecer uma interação positiva e ética que a amizade exige. Ser amigo é nos ajudar a construir a nossa individualidade sem desprezar o que sucede com o coletivo. Ser amigo é estar presente nas nossas vidas, numa troca constante de afetos e sinalizações positivas. Essa é a previsibilidade da amizade, que está cada dia mais imprevisível e escassa.