domingo, 9 de agosto de 2009

ORAÇÃO DO PAI!


Senhor, já não sou mais uma criança! Tenho a impressão de que estou chegando à plenitude de meus dias!

Meu lar, meus filhos, minha mulher, meu trabalho, dizem-me que já realizei alguma coisa!

Hoje volto meus olhos para os filhos que Tua bondade me concedeu!

Não posso esconder a alegria incontida de ser pai!

Quando nasceu meu (minha) primeiro (a) filho (a), meu coração quase explodiu de alegria.

Depois vieram os outros, e a alegria continuou. Senhor, neste dia eu Te dou graças pelos filhos que me deste.

Não posso esconder, nesta hora, uma certa preocupação.

Eles são frágeis, eles têm tantas riquezas escondidas nesta fragilidade!

De noite, quando estão dormindo, vou contemplá-los em seu quarto.

Fecho os olhos e penso no futuro. Quem serão eles?

O que lhes reserva a vida?

Quero ser amigo de meus filhos, quero escutá-los, quero servir a cada um deles.

Quero rir quando estiverem rindo.

Quero chorar com eles.

Senhor, fazei com que eu saiba respeitar a personalidade de cada um deles.

Fazei, Senhor, com que eu seja paciente e compreensivo.

Neste dia, eu imploro Tuas mais ricas bênçãos para os filhos da minha vida.

Amém!

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM


JESUS, PÃO DA VIDA
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

-
As autoridades judaicas, conhecendo a família de Jesus, não podem aceitar que ele tenha “descido do céu”. Não conseguem alcançar a realidade profunda dos fatos: com Jesus, descido do céu, sacrificado na cruz e ressuscitado em meio a nós, acaba qualquer separação entre céu e terra.
-
Daí Jesus recordar o profeta Isaías (54,13), dizendo que “todos serão discípulos de Deus”. As coisas de Deus já não se aprendem em escolas, com mestres de ensino, mas na vida concreta, diretamente do próprio Deus, encarnado em Jesus.
-
Por puro dom divino, temos em nós um ímã chamado fé, por meio da qual Deus atrai todos a si. Indo a Jesus, vamos em direção à ressurreição, à vida eterna. Aprender de Deus é ir a Jesus, e ir a Jesus é assimilar seu modo de ser e agir, assimilar a vida que ele nos oferece, como pão que mata a fome e dá a vida que dura para sempre.
-
No deserto, os hebreus se alimentavam do maná. Não sabiam o que era aquilo (“maná”, em hebraico, é uma interrogação que significa “o que é isso?”). Alimentavam-se de algo que não conheciam e acabavam morrendo antes de entrar na terra prometida. Jesus, porém, é o pão descido do céu que mata a fome para sempre. Sabemos quem é Jesus, e alimentar-se dele é ter a vida para sempre. Mas quanto realmente conhecemos de Jesus?
-
Se conhecê-lo é ser “discípulo de Deus”, assimilar a vida que ele oferece ao mundo permanece um desafio. A comunhão da qual participamos na eucaristia é o momento central de nossa missão, pois manifesta nossa identidade e um compromisso fundamental. Somos discípulos de Deus, que se revela em Jesus. Nós o vamos conhecendo, dele vamos aprendendo e com ele vamos assumindo o compromisso de matar a fome do mundo. Fome de pão, de comida e de vida mais digna; de afeto, de carinho e de amor.
-
Somente conhecemos quando convivemos. Jesus se doa para a vida do mundo, e alimentar-nos dele é fazer o mesmo, doando mais que bens materiais, entregando ao mundo nossa própria vida.


XIX SEMANA DO TEMPO COMUM
Evangelhos da semana: 09 a 15/08/2009
-
DOMINGO João 6,41-51
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42Eles comentavam: “Não é este Jesus, o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como então pode dizer que desceu do céu?” 43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. – Palavra da salvação.
-
SEGUNDA-FEIRA João 12,24-26
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo, se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25Quem se apega à sua vida perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. – Palavra da salvação.
-
TERÇA-FEIRA Mateus 18,1-5.10.12-14
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. – Palavra da salvação.
-
QUARTA-FEIRA Mateus 18,15-20
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.19De novo, eu vos digo, se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. – Palavra da salvação.
-
QUINTA-FEIRA Mateus 18,21-19,1
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o reino dos céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para o território da Judéia além do Jordão. – Palavra da salvação.
-
SEXTA-FEIRA Mateus 19,3-12
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do reino dos céus. Quem puder entender entenda”. – Palavra da salvação.
-
SÁBADO Mateus 19,13-15
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de virem a mim, porque delas é o reino dos céus”. 15E, depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. – Palavra da salvação.