terça-feira, 14 de junho de 2011

EM MACEIÓ, FIÉIS LOTAM GINÁSIO DO SESI NA FESTA DE PENTECOSTES

Ginásio do SESI lotado na festa de Pentecostes
Arquidiocese de Maceió realizou evento alusivo a Solenidade litúrgica de Pentecostes, no último domingo, 12 de junho, no Ginásio do SESI. Às 8 horas da manhã, iniciou-se o evento, que já nas horas iniciais contou com a presença de membros do Movimento Familiar Cristão de Maceió e de vários outros movimentos e organismos da Igreja Católica. O tema proposto para a reflexão foi: Liturgia, berço da experiência da Palavra de Deus.

Segundo o Padre Bacilon Monteiro um dos pregadores do evento, “o tema deve ser refletido em nossas comunidades paroquiais que sejam motivadas a vivência e o testemunho da Palavra de Deus”, salientou ainda o presbítero: “Devemos refletir a partir do Concílio Vaticano II que possibilitou e incentivou toda a Igreja o uso da Palavra de Deus com a participação ativa de todo povo. Os padres conciliares tiveram sem dúvida o auxilio do Espírito Santo, que os iluminou como pastores da Igreja para que seja a Liturgia, o berço da experiência da Palavra de Deus”.

A Igreja celebrou no último domingo um dos fatos marcantes que conduz a percepção da Fundação da Igreja, mas não é um fato especifico que determina a datação da origem da Igreja, uma sequência de acontecimentos marca sua fundação, por exemplo: a convocação dos doze apóstolos; a instituição da Santíssima Eucaristia, o Mistério Pascal de Jesus, especialmente a Ressurreição; e a Vinda do Espírito Santo (Pentecostes), porém Ela é prefigurada desde a criação. Chama-se a Festa de Pentecostes aniversário da Igreja, não porque simplesmente foi neste dia que a Igreja foi fundada, mas porque os discípulos estavam com medo, e no Pentecostes são impulsionados para a missão de anunciar Jesus. Então, de certa forma foi a partir do Pentecostes que a Igreja manifesta-se para o mundo.

O brilho na fé de cada participante foi suficiente para que milhares de pessoas acompanhassem todos os ritos religiosos. Destacam-se as caravanas vindas de várias cidades circunvizinhas para participar da Festa de Pentecostes.

Durante a Celebração da Missa o arcebispo, Dom Antônio Muniz Fernandes, salientou a necessidade de a Igreja de Maceió ser sempre mais missionária e samaritana a serviço da vida. Destacou ainda: “Pela ação do Espírito Santo hoje entendemos que a Igreja verdadeiramente é carismática, não simplesmente em relação a um movimento, mas toda a Igreja, que é iluminada pela ação do Espirito Santo, manifesta-se para mundo através dos seus múltiplos carismas”.

O clero marcou presença o dia inteiro, atendendo confissões, verdadeiramente um mutirão, muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para renovarem a sua intimidade de amor com Jesus. A presença dos nossos seminaristas nos vários momentos litúrgicos, desde a adoração ao Santíssimo Sacramento até a Celebração da Santa Missa foi sem dúvida um incentivo vocacional para os jovens presentes.

Na Homilia o arcebispo convocou toda a Arquidiocese para o envolvimento de mais um projeto social: A casa para acolher crianças vindas de outras cidades para o tratamento de câncer. Sem dúvida, a preocupação com os mais pobres, que vivem a margem da sociedade é uma marca preponderante no Ministério apostólico de Dom Antônio.

No final o Padre Manoel José dos Santos, que recentemente assumiu a Paróquia São Paulo Apóstolo, no Salvador Lira, convidou os padres representando os setores e áreas pastorais para entregar uma vela, que representa a Luz do Divino Espírito Santo, que será o guia das Missões populares que estão sendo realizadas nas paróquias de toda a Arquidiocese.