sábado, 3 de agosto de 2013

O MFC EM ALAGOAS


O
 MFC - Movimento Familiar Cristão surgiu em Alagoas, na cidade de Maceió, no ano de 1965, com o endosso da Arquidiocese de Maceió, onde foi realizado um encontro e nucleados sessenta e cinco (65) casais. Não chegou a completar um ano de atuação, pois, naquela época, o Arcebispo de Maceió, Dom Miguel Fenelon Câmara, recebeu um comunicado do Exercito, solicitando a dissolução do MFC, o que foi feito, infelizmente.

O único documento arquivado, daquela época, nos anais do MFC ALAGOAS, é um exemplar do Boletim Informativo do Movimento Familiar Cristão, Nº 3, de 1965, denominado “FAMÍLIA”, onde estão publicadas varias matérias e o editorial “MATRIMÔNIO SÍNTESE DA VIDA SACRAMENTO”, assinado por Frei Lucas Moreira Neves, um dos responsáveis pela expansão do MFC por todo o Brasil.

Em 1980, vinte e um (21) casais e o padre Fábio Bertole, todos do MFC da Bahia, chegaram a Maceió com o objetivo de restabelecer o nosso movimento. Com a ajuda de casais participantes do encontro de 1965, foi planejado e realizado o considerado 1º Encontro de Casais, no período de 21 a 23 de março, no qual foram nucleados trinta e três (33) casais.

Desde a sua reativação em 1980, o Movimento Familiar Cristão em Alagoas continuou realizando e participando de eventos importantes, que marcaram a sua história, a exemplo de: ENCONTRO DE JOVENS, ENCONTRO ESTADUAL, ENCONTRO REGIONAL, ENCONTRO NACIONAL (12º ENA), ENCONTRO MUNDIAL (2000), ASSEMBLEIA GERAL DA CONFEDERAÇÃO INTERNACIONAL DOS MFC’S, REUNIÕES DO CONDIR-NE, CONDIN, AGLA e ECE.

O MFC em Maceió realizou até o momento 29 Nucleações, nucleando mais de novecentos (900) casais. No interior alagoano foram nucleados pessoas e casais nas cidades de Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Atalaia, Chã Preta, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Murici, Santana do Ipanema, Coité do Noia, União dos Palmares, Matriz de Camaragibe, Marechal Deodoro e Arapiraca.

Em novembro de 2009, o sonho da Sede Própria foi concretizado. O casal James e Fátima Medeiros, coordenadores da Equipe de Coordenação Estadual Alagoas, conseguiu junto ao Governo do Estado, a cessão gratuita de um imóvel localizado na Rua Araújo Bivar, nº 580, no Bairro da Pajuçara, em Maceió. O imóvel foi reformado para atender as necessidades do MFC com auditório, salas para Secretaria, Coordenação da Equipe Cidade e Estadual, Leitura e Lazer, Copa e Arquivo, tudo climatizado.

Em 19 de março de 2010, com a presença de mefecistas, autoridades civis e eclesiásticas foi inaugurada a SEDE ESTADUAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EM ALAGOAS, com o descerramento da placa da inauguração da Sede e da placa alusiva aos “30 ANOS DO MFC EM ALAGOAS”. A benção das instalações foi presidida pelo Padre Manoel Henrique de Melo Santana, assessor eclesiástico do MFC ALAGOAS.

Ainda na gestão de James e Fátima Medeiros, o MFC ALAGOAS foi reconhecido e considerado de Utilidade Pública Estadual e de Utilidade Pública Municipal.

Foram coordenadores do MFC ALAGOAS os casais: Mariano e Teresinha; Dilermano e Lourdes; Lima Verde e Iracy; Nunes e Maridalva; Toinho e Neném; Marco Mota e Inês;  Clênio e Juju; Artur e Vivien; Manoel e Zoélia; Geraldo e Nazaré; Huayna e Eliana; Valverde e Rosa; Gastão e Eluza; Porfírio e Gal; Cláudio e Beth; James e Fátima, e atualmente são coordenadores de estado o casal Gilson e Nana.

O setor de comunicação do MFC ALAGOAS iniciou suas atividades com o informativo impresso - BOAS NOVAS, que era distribuído trimestralmente com os membros do Movimento em Alagoas. Com a chegada da globalização e a necessidade de informar online, foi criado o “BLOG DO MFC ALAGOAS”, atualizado pela assessoria de comunicação estadual com notícias do MFC em Alagoas.