domingo, 25 de outubro de 2009

26ª NUCLEAÇÃO PROSSEGUE NESTE DOMINGO

Prossegue neste domingo, na Sede dos Cursilhos, no bairro do Farol, a 26ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ. O encontro iniciou-se no inicio da noite da sexta-feira (23), com a presença de 32 novos casais. O termino está previsto para o inicio da noite deste domingo (25).

A 26ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ é o quarto encontro de casais da gestão do casal James e Fátima (2007/2010) como coordenadores do Movimento Familiar Cristão de Maceió. A 26ª NUCLEAÇÃO têm como coordenadores os casais Dorgivan/Virgínia (Grupo Vida) e Helion/Verônica (Grupo Amizade).

O acesso a família mefecista é através da nucleação, onde os casais participantes, que se identifiquem com as propostas do MFC, formando, assim, novos grupos de base. Nesta 26ª NUCLEAÇÃO, espera-se que os casais estejam atentos à fidelidade que deles é exigida: crescimento na fé, humildade na aceitação das missões, aumento no compromisso em suas tarefas, crescimento e responsabilidade como integrante de sua igreja.

Setenta casais pertencentes à família mefecista trabalham intensamente, com muita dedicação e empenho a serviço de Jesus na evangelização de novos casais.

HOJE, 8ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para melhor visualização)

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM


À PROCURA DA LUZ
Pe. Nilo Luza, ssp

Jesus está a caminho de Jerusalém. Eis que, de repente, alguém, sentado à beira da estrada, lhe interrompe a caminhada e grita por ajuda. É um cego e mendigo de nome Bartimeu. Sabendo que Jesus está na comitiva, pede-lhe que o cure da cegueira para, assim, poder enxergar. Essa cura é o último milagre de Jesus que Marcos narra em seu evangelho.

Bartimeu, ao gritar por socorro, é repreendido por muitos. Seus gritos de súplica incomodam muita gente, mas não a Jesus, que lhe dá atenção. O cego é símbolo de tantos homens e mulheres que se encontram à margem da vida sem ter alguém que os escute. São pessoas necessitadas de luz que as ilumine e as ajude a conduzir a vida, sem ficar à mercê de aproveitadores.

Há, também em nossos dias, muitas pessoas cegas que não veem claramente o próprio rumo a seguir; a proposta do Mestre ainda não as atingiu; a mensagem dele não está clara. Não aceitam uma Igreja comprometida com os pobres. Às vezes são membros da própria comunidade que fazem muito barulho a respeito de Jesus, mas se mostram cegos. Pensam que Jesus e a comunidade não precisam se preocupar com os pobres, é tempo perdido, há coisas mais importantes a fazer, o planejamento não pode ser alterado ou interrompido...

Bartimeu grita com todas as forças para incomodar os acomodados. Seu grito simboliza o clamor do autêntico discípulo de Jesus, que não se cala enquanto a solução não chega, e de todos os que não se resignam a permanecer na dependência de uma sociedade injusta e exploradora. Muitas vezes, também hoje, só se obtêm melhorias na saúde, na educação, no trabalho, na moradia... graças a pessoas insubmissas que não se conformam com a situação.

Se queremos ser bons seguidores de Jesus, evitemos colocar viseiras nos olhos, para assim poder ver as margens da estrada onde se encontram milhões de cegos e poder ouvir seus pedidos de ajuda.

EVANGELHO Marcos 10,35-45
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. – Palavra da salvação.