sábado, 18 de junho de 2011

3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONDIN 2010/2013 SERÁ EM MACAPÁ/AP

Monumento Ponto Zero - Macapá(AP)
O CONDIN - CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO estará reunido nos dias 17 e 18 de setembro próximo, na cidade de Macapá (AP), com a participação de todos os CONDIR’s (Conselho Diretor Regional), ocasião que extensa pauta será discutida com debates e definições das ações mefecistas no âmbito nacional.

Em Macapá - Amapá, acontecerá a 3ª reunião ordinária do Conselho Diretor da gestão 2010/2013. A 1ª reunião aconteceu em outubro de 2010 na cidade de Fortaleza (CE), a 2ª reunião ocorreu em março de 2011 na cidade de Curitiba, durante a realização do SIN – Seminário de Integração Nacional.

No Amapá o MFC chegou com o desejo e a manifestação de casais oriundos da Juventude Operária Católica, que após o casamento sentiram a necessidade de continuarem a realizar alguma coisa, que lhes proporcionassem a reflexão espiritual, o estudo da religião, o lazer sadio, a partilha e o espírito de grupo, um canal para atuarem na Comunidade, como formadores de opiniões, animador e agente de iniciativa em prol das classes menos favorecidas, de defender e salvar o próprio casamento através do dialogo, da discussão criativa do debate e do aperfeiçoamento das idéias. Tudo em razão de um clima cheio de esperanças, de fé e de crença no futuro.

MACAPÁ
Se no mundo existe um meio, ele fica em Macapá. Em poucos lugares você pode se divertir passando metade do dia no hemisfério Norte e outra metade no hemisfério sul. E para ter certeza que está no lugar certo, ergueu-se no ponto zero um monumento que se destaca. Esse e outros atrativos você encontra em Macapá, capital do Amapá.

O nome originário de Macapá deu-se pela variação de Maca-Paba, que na língua indígena quer dizer Estância das Macaíbas ou Lugar de Abundância da Bacaba, fruto gorduroso originário da bacabeira, palmeira nativa da região.

Macapá possui pontos turísticos que revelam um pouco da história, cultura e religiosidade de pessoas que sabem preservar e divulgar seus valores. Um dos destaques e orgulho desta bela cidade é a Fortaleza de São José de Macapá, projetada pelo engenheiro Henrique Antônio Galúcio. A Fortaleza de São José de Macapá é, para os amapaenses, uma das maiores referências, pois representa um marco cultural, arquitetônico e histórico. Está localizada na foz do Rio Amazonas, em frente à capital. Foi erguida em 1764 e 1782, por negros e índios, escravos da colonização portuguesa. Vista de cima se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então governador e capitão-general Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José.

Esse belíssimo ponto turístico da capital amapaense está se tornando cada vez mais conhecida no Brasil. Em 2008, a Fortaleza de São José de Macapá foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil e agora concorre para se tornar Patrimônio da Humanidade.

O folclore amapaense apresenta uma variedade de ritmos, sons, musicalidade e danças, predominando as de origens afro-descendentes e sobressaindo-se o batuque e o marabaixo. A gastronomia amazônica é à base de peixe e camarão, proporcionando deliciosos pratos.

A religiosidade da fé católica é um forte apelo turístico onde o profano e o sagrado se encontram, valorizando a cultura local, como na Festa de São Tiago e do Divino Espírito Santo, em Mazagão Velho, e na Festa de São José, padroeiro do estado, e na louvação à Nossa Senhora da Piedade, no distrito de Igarapé do Lago.

Para conhecer um pouco mais da história da capital e do estado, passe no Museu Sacaca, denominado assim em homenagem a um dos mais populares cidadãos da história amapaense recente. No local são reproduzidas as habitações de várias etnias indígenas, de cablocos ribeirinhos e de castanheiros, profundos conhecedores de plantas e ervas medicinais.