sexta-feira, 12 de julho de 2013

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - FLÁVIO & LUCILA


18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC É ENCERRADO FESTIVAMENTE!

Dramatização do CONDIR NORDESTE na Liturgia
A
 quinta-feira (11), 6º e último dia do 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, em Vitória da Conquista – Bahia iniciou com a Liturgia do CONDIR NORDESTE com um forte estampido e a apresentação do vídeo “a vida toda”, retratando as mudanças que o mundo teve desde seu inicio.

O CONDIR NORDESTE dramatizou a era dos tempos com pessoas representando Adão e Eva, homens e mulheres com anzóis, arpão, pá, facão, cestas e outros utensílios, gesticulando, falando e dançando. Em outro momento, crianças acompanhadas de uma catequista, todas com um Catecismo na mão, entraram no palco e sentaram, enquanto a catequista, de pé, começou a interrogar o que as crianças não podem entender.

Dramatizando a era atual, jovens e adultos entraram no palco com notebooks, tablets, celulares, instrumentos que a modernidade disponibiliza a todos.

O CONDIR NORDESTE mostrou na Liturgia de hoje que ninguém aprende ou acerta sozinho. Por isso é preciso ler a Bíblia em conjunto. Não só com os olhos. A Bíblia tem cheiro de pó de estrada, de suor de gente. Ninguém pode deixar de valorizar o ver, o escutar, o tocar, o comer, o andar com os outros, o fazer.

Nesta Liturgia, ficou destacado que  não se pode viver falando só em cruz, em sofrimento, é preciso cuidar da alegria de servir, de provar o gosto bom de viver.
Muita alegria no encerramento da Liturgia do CONDIR NORDESTE
   
Finalizando a Liturgia, em clima de festa, todos falaram em alto e bom tom: “UM MEFECISTA NÃO PODE SER DORMINATE, MAS MILITANTE”.

Dando sequencia a programação, os encontristas se dirigiram as suas oficinas para o encerramento dos trabalhos e às 12h30min foi servido o almoço no Restaurante Mesa Farta, instalado no Instituto de Educação Euclides Dantas.

Às 14h30min, os encontristas se dirigiram para o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, onde assistiram uma palestra e de lá seguiram em caminhada até a Praça 9 de Novembro, popular Praça do Acarajé, onde participou de um ato concreto, reivindicando melhorias para as famílias conquistense e de todo o Brasil.

A caminhada denominada “CAMINHADA DA FAMÍLIA” teve sua conclusão na Catedral Metropolitana de Vitória da Conquista, com uma celebração eucarística.

O 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO teve um encerramento festivo no Mediterrâneo, tradicional casa de festas de Vitória da Conquista – Bahia, com uma noite recheada de muita animação.


Na manhã desta sexta-feira (12), a organização do 18º ENA vai proporcionar aos encontristas várias opções de passeios turísticos, concluindo com muito sucesso a realização do 18º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO.