domingo, 12 de dezembro de 2010

3º DOMINGO DO ADVENTO


O Senhor está próximo! A certeza de sua chegada e sua presença em nosso meio fortalece nosso coração e contagia nossas almas. Viver nessa esperança, com certeza, nos fará vislumbrar, se nos deixarmos iluminar por Jesus, novos tempos. Jesus já veio e virá novamente alegrar os corações e comunidades que acolhem sua mensagem de libertação, pois Ele é o verdadeiro Messias.


3º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 35,1-6.10
Salmo: 145
2ª Leitura: Leitura da Carta de São Tiago 5,7-10
Evangelho: Mateus 11,2-11

EVANGELHO - Mateus 11,2-11
Naquele tempo, João Batista estava na cadeia e, quando ouviu falar do que Cristo fazia, mandou que alguns dos seus discípulos fossem perguntar a ele:

- O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?

Jesus respondeu:

- Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!

Quando os discípulos de João foram embora, Jesus começou a dizer ao povo o seguinte a respeito de João:

- O que vocês foram ver no deserto? Um caniço sacudido pelo vento? O que foram ver? Um homem bem vestido? Ora, os que se vestem bem moram nos palácios! Então me digam: o que esperavam ver? Um profeta? Sim. E eu afirmo que vocês viram muito mais do que um profeta. Porque João é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: "Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho." Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

Palavra da Salvação

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Nas comunidades do Reino vive-se o serviço humilde. João anunciara o juízo iminente de Deus sobre os homens. Agora, preso, ouvindo falar das obras de Jesus, estranha que não tenha havido julgamentos e castigos. Por isso, ele envia alguns discípulos para perguntar a Jesus se era ele que faria este juízo, ou devia-se esperar outro.

Jesus, em resposta, explicita suas obras: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são curados, surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa-Nova.

Estas obras de Jesus são sinais da chegada de tempos novos, em uma perspectiva messiânica que, por outro lado, de modo nacionalista, anunciava a vingança de Deus – observem atentamente a primeira leitura: Além dos sinais da vida que é restaurada, há o sinal maior do anúncio da Boa-Nova libertadora dos pobres.

Nesse sentido, podemos ressaltar que a ação libertadora de Jesus provoca escândalo naqueles que estão sob o jugo da ideologia opressora do Templo. É feita, então, a proclamação da bem-aventurança daqueles que não se escandalizarem. A resposta de Jesus visa abrir os olhos dos discípulos para entenderem sua missão de amor e libertação. Deste modo, então, Jesus exalta a autenticidade de João.

João não é um oportunista (caniço ao vento) nem um acomodado ao sistema (roupas finas), mas um profeta que anuncia a justiça e denuncia os opressores prepotentes. João é o mensageiro que, com seu anúncio, prepara o caminho de Jesus. Dentre os profetas do Primeiro Testamento, ele é o maior. Contudo o menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista. Essa a afirmação não significa uma competição, mas sim a novidade do Reino em relação aos tempos antigos.

Portanto, neste Terceiro Domingo do Advento, fica para nós o exemplo de que, nas comunidades do Reino devemos, além de fazer a experiência de Jesus, viver o serviço humilde, valorizar: cada membro com seu carisma próprio, a fraternidade sem rivalidade, a solidariedade que nos une e a partilha amorosa, no anúncio destemido do Reino.

HOJE, 65ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN