sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ANO NOVO - Artigo de James Magalhães de Medeiros

  
ANO NOVO

E
stamos a viver o décimo segundo mês do ano. Parece não ser verdade, mas temos que encarar, pois estamos em pleno dezembro. É o fim de um tempo que finda, para outro começar. É assim a nossa vida, no tempo dos homens: dia após dia, semana após semana, mês após mês, e por fim ano após ano. E tudo recomeça e assim será, até o fim da caminhada de cada um de nós. Como podemos observar, o tempo é algo precioso em nossas vidas, daí a máxima de que não podemos perder tempo, no tempo dos homens, o khronos, como chamavam os gregos na antiguidade.

É justamente em nosso viver diário, que quase somos estrangulados pelo encontro de três tempos que buscam habitar o nosso interior, o nosso coração, nas sábias palavras do Padre Fábio de Melo, no prefácio do Livro Kairós (Padre Marcelo Rossi)“O passado, com sua facilidade de nos imputar culpas, tornando nossa vida um eterno tribunal, cujo julgamento nunca poderá nos conceder uma sentença satisfatória. O presente, com suas pressões que nos cegam, com urgências que nos privam de saborear as escolhas. E o futuro, esse senhor misterioso tecido de névoas, esperanças e incertezas...” É, pois, nesse conflito constante e eterno, que vivemos no tempo de nossa passagem pelo mundo, até quando formos chamados de volta pelo Criador de tudo e de todos. Não podemos desanimar, temos que ter fé e esperança no objetivo sonhado e planejado. Para os que têm fé, o amor e a esperança são os analgésicos necessários para combater a dor da insegurança diante do conflito do passado, presente e futuro em nosso coração.

Não podemos esquecer de que para tudo existe o tempo certo, o tempo de acontecer, o momento oportuno, que os gregos denominavam de kairos, em português kairós, que também podemos afirmar: ser o tempo de Deus. Assim, se o kairós é tempo de Deus, não adianta pressa, nem quando irá acontecer, pois ele somente virá, quando for da vontade de Deus. Daí a importância do planejamento, da fé e da esperança. Com muita sabedoria Padre Marcelo Rossi cita, em sua obra referida, uma passagem em que Abraão falando com Ló, diz: “O entendimento de Deus não é o nosso entendimento. E o que acontecerá e como terminará não cabe a nós saber. Somente na promessa do que há de vir podemos prosperar.” Não devemos nos estressar, pois somos todos criaturas, filhas do Criador, somos a sua imagem e semelhança, logo não podemos duvidar do seu amor por nós e que nada nos faltará, quer na alegria quer na tristeza.

Em concluindo, temos que o ano novo é mais uma oportunidade que teremos, de viver uma vida mais planejada e realista, com uma fé bem mais fortalecida, na esperança de conquistar as metas desejadas, trabalhando com sabedoria o tempo cronológico, enquanto aguardamos o tempo de Deus, o nosso particular kairós. Agradeço ao meu Deus pelo momento iluminado que tive para escrever esta mensagem, desejando a todos um feliz ano novo. Tenhamos todos uma vida de muito amor e de muita paz no fluir de dois mil e catorze.