domingo, 12 de setembro de 2010

24º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Prof. Diácono Miguel A. Teodoro

Neste segundo domingo do mês da Bíblia, Jesus quer nos desafiar a sermos discípulos atentos e dispostos a aprender dele o compromisso com o projeto de Deus-Pai. Na eucaristia que hoje celebramos, devemos buscar renovar a nossa fé que, diante das facilidades do mundo, encontra-se fraca, debilitada. Como cristãos, devemos acolher o convite de Jesus, para empenharmos nossas vidas em prol do Reino de Deus, representado, hoje, por não reconhecermos quem é Jesus.

12/09/2009
24º Domingo do Tempo Comum
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Isaías 50, 5-9
Salmo: 114/115
2ª Leitura: Tiago 2,14-18
Evangelho: Marcos 8,27-35

EVANGELHO
Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe.

No caminho, ele lhes perguntou:

- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.

- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.

- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.

Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.

Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:

- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.

Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:

- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Fé e seguimento.

Neste texto de Marcos encontramos três unidades de texto, ou perícopes, que também aparecem articuladas entre si nos Evangelhos de Mateus e de Lucas. À narrativa envolvendo a profissão de fé cristológica de Pedro segue-se o primeiro anúncio da Paixão e a proclamação das condições para o seguimento de Jesus.

Conforme as expectativas das elites religiosas e econômicas de Jerusalém, aguardava-se um líder, o messias, que daria à Judéia poder e status ao estilo do antigo império de Davi, conforme as glórias que constavam na tradição. Parte do povo assimilava esta tradição das elites, introjetando-a. Assim também acontecia com os discípulos de Jesus, originários do judaísmo.

Contudo, entre o povo havia opiniões que identificavam Jesus com alguns líderes populares, contestadores do poder, como foram João Batista, Elias ou os profetas.

Porém, junto de Jesus, Pedro, representando os discípulos, ao ser interrogado, externa sua opinião de que Jesus seria o messias ("cristo" em grego) esperado pelas elites. Jesus os repreende severamente (sentido original da palavra no texto grego), com o mesmo vigor que exorcizava os espíritos impuros.

Em continuidade, Jesus prenuncia as perseguições das autoridades religiosas que o ameaçam em Jerusalém. Pedro rejeita o confronto, com os possíveis sofrimentos, e é repreendido mais severamente por Jesus.

Jesus propõe as "coisas de Deus", a comunicação da vida sem limites. Pedro atém-se às "coisas dos homens", à preservação do poder e à paz da ordem iníqua estabelecida. Jesus, então, chamando a multidão com os discípulos, apresenta-lhes a proposta de seu seguimento.

A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas, em ações concretas (segunda leitura), encontrará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade. Na primeira leitura, temos a figura do "servo de Javé", com a qual se identificava o povo judeu e que foi atribuída a Jesus pelos discípulos oriundos do judaísmo.

ORAÇÃO
Senhor Jesus, revela-me sempre mais tua face de Messias Servo, para que eu não me engane no caminho do teu seguimento.

HOJE, 52ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN