domingo, 14 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Hoje é o DIA MUNDIAL DO DIABETES. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia.

O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes.

Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

A SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes vem atuando, como já faz há cinco anos, estimulando seus associados e parceiros a chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da frequência do diabetes.

Anualmente são produzidos textos de esclarecimentos, folhetos e cartazes, para divulgar a data e dar dicas sobre prevenção, tratamento, sinais e sintomas.

Por todo o país, estão sendo realizadas centenas de atividades para marcar o dia 14 de novembro, DIA MUNDIAL DO DIABETES. Entidades, Associações de Pacientes com Diabetes, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, grupos, clubes de futebol, moradores, escolas... todos mobilizados para chamar a atenção para a importância do tratamento e cuidados com o diabetes.

Todos os anos, no DIA MUNDIAL DE DIABETES, milhares de locais adotam a campanha e são iluminados de azul. Em Alagoas estarão iluminados hoje, 14 de novembro, a Casa de Cultura (São Miguel dos Campos), o Lions Club Pajuçara (Maceió) e a Sede da IOFAL Ponta Verde (Maceió).

A Associação Alagoana de Assistência ao Diabético e ao Hipertenso promoveu atividades na última sexta-feira, dia 12, no Ginásio de Esportes Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho, em Maceió, com a realização de várias ações.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, através da Gerência de Atenção à Saúde de Grupos Específicos (Hipertensos e Diabéticos) promoveu, no dia 9 de novembro, Capacitação em Atenção Integral para Hipertensos, Diabéticos e Renais Crônicos, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes.

Os Acadêmicos do Grupo de Estudos em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - GREEM-FAMED-UFAL, contribuíram nos dias 10 e 12 de novembro para o DIA MUNDIAL DO DIABETES nas Unidades de Saúde Denisson Menezes, em Maceió (AL) e na de Massagueira, em Marechal Deodoro (AL).

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizou, entre 9 e 12 de novembro, diversos eventos de conscientização em diversas escolas públicas. Entre as atividades, realizou testes de glicemia e medições de pressão arterial.

Em São Miguel dos Campos (AL), diversas ações devem marcar o DIA MUNDIAL DO DIABETES, com caminhada educativa, palestras e a iluminação da Casa de Cultura da cidade.

O IOFAL - Centro Oftalmológico está aliando-se à mobilização em torno do DIA MUNDIAL DO DIABETES. Hoje, dia 14 de novembro, na orla da Pajuçara, em Maceió (AL), atenderá a população alagoana em duas tendas decoradas com médicos oftalmologistas orientando sobre retinopatia diabética.

O DIA MUNDIAL DO DIABETES conta com o apoio do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO que reconhece o diabetes como uma doença crônica, debilitante, de alto custo e complicações severas, que precisa ser contida rapidamente.

HOJE, 61ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Neste Domingo aprendemos que, se permanecermos firmes, veremos que um dia brilhará o sol da justiça para todos os homens e mulheres, filhos e filhas de Deus, pois as impunidades acabarão, os gestos de opressão e perseguições chegarão ao fim. Sim. A justiça de Deus, antes de tudo, tornar-se-á uma realidade aqui na terra, de forma a garantir a todos e todas que lhes são fiéis que os iníquos tombarão, mas, antes, eles verão a vitória de todos que foram fiéis a Deus. Para os iníquos, sim, chegará o fim do mundo.
  
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde
1ª Leitura: Livro do Profeta Malaquias 3, 19-20
Salmo: 97
2ª Leitura: 2ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3, 7-12
Evangelho: Lucas 21, 5-19

EVANGELHO - Lucas, 21, 5-19
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:

- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.

Aí eles perguntaram:

- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?

Jesus respondeu:

- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.

E continuou:

- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.

Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para anunciarem o evangelho. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
A partir da admiração de algumas pessoas diante da beleza do Templo, Lucas apresenta uma fala de Jesus sobre a destruição do mesmo. É o chamado "discurso escatológico", narrado também por Marcos e Mateus.

O Templo de Jerusalém construído por Salomão foi destruído pela Babilônia. Depois foi reconstruído por Zorobabel, na volta do exílio. Cerca de treze anos antes do nascimento de Jesus, herodes inicia a reforma do Templo, tornando-o mais luxuoso ainda, com grande quantidade de ornatos de ouro. Com toda esta ostentação de riqueza e luxo, provocava no povo o sentimento de humilhação e submissão.

Através dele desfilavam multidões de populares e camponeses, tímidos e humilhados, os quais, com grandes sacrifícios, traziam suas ofertas de obrigação aos cofres do Tesouro do Templo.

Diante desta situação, Jesus denuncia que o Templo tornou-se um antro de ladrões (cf. 19 nov.). Seis anos depois que seus luxuosos acabamentos foram concluídos, no ano 70 d.C., o Templo foi destruído pelos romanos.

As obras suntuosas são usadas pelos exploradores para intimidarem e submeterem o povo humilde, porém não resistem ao tempo. "Tudo será destruído." Neste texto, vários sinais indicam a falência dos poderosos deste mundo.

Falsos profetas que prometem a felicidade a partir da conquista do poder, guerras dos poderosos e guerrilhas dos oprimidos, e também sinais da natureza ferida pelo progresso a serviço do lucro.

Por outro lado, os pobres e humildes percebem os sinais da presença de Jesus entre eles, transformando o mundo por sua palavra e sua prática amorosa.

A Relação Fé e Vida

Hoje o evangelho parece descrever cenas da vida atual: fala de violência, destruição, tragédias naturais e sociais, opressão, exploração do mais forte sobre o mais fraco, abusos de poder por parte dos que governam etc. Tudo isso não significa o fim do mundo nem é castigo de Deus; antes, porém, é um alerta sobre o nosso comportamento violento em relação aos outros, à natureza e, principalmente. Em relação às leis de Deus.

Deste modo, diante desse quadro sombrio, a liturgia deste Domingo torna-se fonte de vida e esperança para todos nós na luta pela sobrevivência a fim de que todos possam ter a vida. Fundamentados na Palavra de Deus, aprendemos que nossos esforços, desde que fundamentados em atitudes honestas, não são inúteis, pois se permanecermos fiéis e firmes à Palavra, transformaremos a violenta realidade na qual vivemos em realidade de paz, na qual, a partir de nossa disponibilização como instrumentos dessa Palavra transformadora faremos, à medida de nossas capacidades, nascer e brilhar o sol da justiça para todos os filhos e filhas de Deus.

ORAÇÃO
Espírito de constância, vem em meu socorro nos momentos de provação e dificuldade, quando a perseverança se torna difícil, e a fidelidade, um desafio.