domingo, 14 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Hoje é o DIA MUNDIAL DO DIABETES. Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia.

O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “Diabetes: Educar para Prevenir”. O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com o diabetes.

Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

A SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes vem atuando, como já faz há cinco anos, estimulando seus associados e parceiros a chamar a atenção para o grave problema de saúde que é o diabetes, seus números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da frequência do diabetes.

Anualmente são produzidos textos de esclarecimentos, folhetos e cartazes, para divulgar a data e dar dicas sobre prevenção, tratamento, sinais e sintomas.

Por todo o país, estão sendo realizadas centenas de atividades para marcar o dia 14 de novembro, DIA MUNDIAL DO DIABETES. Entidades, Associações de Pacientes com Diabetes, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, grupos, clubes de futebol, moradores, escolas... todos mobilizados para chamar a atenção para a importância do tratamento e cuidados com o diabetes.

Todos os anos, no DIA MUNDIAL DE DIABETES, milhares de locais adotam a campanha e são iluminados de azul. Em Alagoas estarão iluminados hoje, 14 de novembro, a Casa de Cultura (São Miguel dos Campos), o Lions Club Pajuçara (Maceió) e a Sede da IOFAL Ponta Verde (Maceió).

A Associação Alagoana de Assistência ao Diabético e ao Hipertenso promoveu atividades na última sexta-feira, dia 12, no Ginásio de Esportes Arivaldo Maia, no bairro do Jacintinho, em Maceió, com a realização de várias ações.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, através da Gerência de Atenção à Saúde de Grupos Específicos (Hipertensos e Diabéticos) promoveu, no dia 9 de novembro, Capacitação em Atenção Integral para Hipertensos, Diabéticos e Renais Crônicos, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes.

Os Acadêmicos do Grupo de Estudos em Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - GREEM-FAMED-UFAL, contribuíram nos dias 10 e 12 de novembro para o DIA MUNDIAL DO DIABETES nas Unidades de Saúde Denisson Menezes, em Maceió (AL) e na de Massagueira, em Marechal Deodoro (AL).

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió realizou, entre 9 e 12 de novembro, diversos eventos de conscientização em diversas escolas públicas. Entre as atividades, realizou testes de glicemia e medições de pressão arterial.

Em São Miguel dos Campos (AL), diversas ações devem marcar o DIA MUNDIAL DO DIABETES, com caminhada educativa, palestras e a iluminação da Casa de Cultura da cidade.

O IOFAL - Centro Oftalmológico está aliando-se à mobilização em torno do DIA MUNDIAL DO DIABETES. Hoje, dia 14 de novembro, na orla da Pajuçara, em Maceió (AL), atenderá a população alagoana em duas tendas decoradas com médicos oftalmologistas orientando sobre retinopatia diabética.

O DIA MUNDIAL DO DIABETES conta com o apoio do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO que reconhece o diabetes como uma doença crônica, debilitante, de alto custo e complicações severas, que precisa ser contida rapidamente.

Um comentário:

  1. É isso aí!!!!
    Diabetes: Educar para prevenir!!!!!!
    Todos juntos na luta contra o diabetes!!!!
    www.jujubadiabetica.blogspot.com

    ResponderExcluir