domingo, 14 de março de 2010

PRIMEIRA REUNIÃO DE DIRIGENTES DA 27ª NUCLEAÇÃO ACONTECE NESTA SEGUNDA-FEIRA, 15

Acontece nesta segunda-feira, dia 15, às 19h30min, no auditório da SEDE ESTADUAL DO MFC (Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara – Rua do Estádio do CRB, prédio vizinho ao BPTRAN e quase defronte ao Colégio Benedito de Moraes), a 1ª REUNIÃO DE DIRIGENTES DA 27ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ.
-
A participação dos Dirigentes é importante para que possam transmitir aos demais membros das Equipes de Trabalho todo o cronograma da 27ª NUCLEAÇÃO, os assuntos discutidos e sugeridos para que a 27ª NUCLEAÇÃO seja coroada de muito sucesso.
-

"Estaremos iniciando uma nova e profícua missão de evangelização, com a realização da “27ª NUCLEAÇÃO DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ. Para tanto, realizaremos a nossa “1ª REUNIÃO DE TRABALHO” nesta segunda-feira, dia 15, onde gostaríamos de contar com a relevante participação dos DIRIGENTES dessa Nucleação". Disse Helion, vice-coordenador da 27ª NUCLEAÇÃO.



DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO
As estações mais quentes causam mudanças no comportamento das pessoas.

A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão. Neste calor, não podemos descuidar da alimentação, que requer cuidados essenciais para nos sentirmos mais dispostos, mantendo a forma com saúde.

Algumas pessoas podem se sentir mais indispostas para comer, no verão, devido à própria temperatura. Segundo a nutricionista Angélica de Oliveira, essa indisposição pode vir também por alimentação inadequada, que seria ficar sem se alimentar por muitas horas, pular o café da manhã, ingerir alimentos pesados e gordurosos e esquecer de se hidratar durante todo o dia.

No inverno há a necessidade de ingerir alimentos mais energéticos para manter a temperatura corporal. Já no verão, o corpo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. Por isso é preciso fazer algumas adaptações em nossos hábitos alimentares.

Segundo a nutricionista, no verão ocorre uma diminuição do metabolismo basal, por isso a quantidade calórica ingerida deve ser reduzida, para não corrermos risco de ganhar peso nessa época do ano. Com o aumento da temperatura, nosso organismo perde mais água e sais minerais através do suor, então se torna mais importante o cuidado com a hidratação. "A ingestão de líquidos deve ser freqüente durante todo o dia. O ideal seria não esperar que a sede apareça, já que essa sensação é um sinal de desidratação", alerta a Angélica.

A nutricionista recomenda ainda um cuidado maior no verão com a hidratação das crianças e idosos. "Deve-se oferecer água em pequenos volumes, fresca, em uma temperatura agradável, mesmo que a criança não peça. Pelo menos uns 4 copos de água por dia. E tente fazer com que ela consuma sucos naturais no lugar de refrigerantes", explica Angélica. Segundo ela, para nos hidratarmos bem, as melhores fontes, são a água, os sucos naturais de frutas e vegetais, os chás e a água de coco é uma ótima opção.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

- Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves

- Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebida alcoólica. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

HOJE, 27ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para melhor visualização)

MISSA DO 4º DOMINGO DA QUARESMA


É PRECISO FESTEJAR
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Somente em Lucas, o evangelho da misericórdia, encontramos a parábola do pai bondoso e seus dois filhos. Foi contada por Jesus para responder aos doutores da lei e fariseus, que se consideravam justos e o criticavam por conviver com pecadores.

O pai da parábola representa o próprio Deus, cujo amor é incondicional. Mas vale a pena nos colocarmos no lugar de cada um dos filhos, porque em cada um de nós há um pouco do irmão mais novo e outro tanto do irmão mais velho.

O mais novo é aventureiro e gasta tudo numa vida sem princípios nem responsabilidades. Acaba reduzido a nada e então inicia um processo de conversão, ao tomar consciência de estar moralmente reduzido a menos que os porcos. Daí vem a descoberta, ou a recordação, de que o Pai sempre foi bondoso e sempre o será. O filho mais novo faz-nos lembrar nossos erros e a conversão a que somos chamados a cada dia.

O filho mais velho, ao invés, é o “justo” da história. O justo que obedece ao Pai esperando receber recompensa. Mas sua atitude mostra que é preciso ir além da simples obediência. A justiça do Pai chega à misericórdia, ao perdão, pois supõe a responsabilidade junto com o amor misericordioso. E no amor fraterno não há lugar para a inveja, tal como a do filho mais velho. Colocar-se no lugar deste é reconhecer em nós a atitude de nos considerarmos justos e vermos somente erros nos outros.

A parábola é convite a olhar os que erram com o olhar misericordioso do Pai. Porque ninguém é justo o suficiente e ama o suficiente. E é interessante notar que a história contada por Jesus fica aberta, como que sem fim. O filho mais velho vai entrar para a festa do retorno do irmão? Nós é que daremos um final, demonstrando ao Pai quão fraternos somos: se nos alegramos e entramos para a festa com os irmãos que pecaram e voltaram ou se preferimos assumir a atitude “bem-comportada” de quem simplesmente obedece, mas está fechado ao amor misericordioso do Pai.