segunda-feira, 25 de março de 2013

CONCLUÍDO O RETIRO QUARESMAL DO MFC


Participantes do Retiro Quaresmal do MFC

O
 Movimento Familiar Cristão em Alagoas e a Equipe de Coordenação de Cidade de Maceió, concluíram na tarde deste domingo (24), no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, o RETIRO QUARESMAL DO MFC, com palestras, orações e reflexões próprias para o momento que antecede a Semana Santa.

O evento iniciou-se às 18 horas da sexta-feira (22), com a recepção e acomodações dos participantes nos dormitórios. Em seguida todos participaram do Santo Terço, seguido do jantar. Logo após, a coordenação do evento informou as regras e as informações necessárias para o aproveitamento total do final de semana. Ainda na sexta-feira, houve o momento da Via-Sacra e a noite foi concluída com uma reflexão com Toinho e Neném (MFC Maceió).

Ismari e Eduardo - MFC Curitiba/PR
No sábado (23), os participantes despertaram às 6 horas e às 7 horas foi servido o café da manhã. Às 8 horas, o casal Eduardo e Ismari (MFC Curitiba) proferiu a palestra “QUARESMA, VALORES, JESUS CRISTO COMO MODELO”. Em seguida aconteceu um momento de motivação com o testemunho de vida do casal Vamberto e Marly.

Ainda na manhã do sábado, após o lanche, aconteceu à palestra do Cônego João Neto (Pároco do Aldebaran), que falou sobre o momento quaresmal e a participação do cristão. Antes de ser servido o almoço, aconteceu uma dinâmica com os casais Rivoldo/Luciana e Lúcio/Cacilda com o tema: “COMO VIVENCIAMOS VALORES: (ACEITAÇÃO, COMPREENSÃO, LEALDADE, HONESTIDADE, ORDEM, PRUDÊNCIA, LIBERDADE,...)”.

À tarde do sábado iniciou-se com os palestrantes Eduardo e Ismari e Antônio Carlos e Ângela (MFC Curitiba) falando sobre os “VALORES, PAPEL QUE OCUPO/EXERÇO NO MEIO - SOCIEDADE, IGREJA, FAMÍLIA”. À tarde foi concluída com momento de louvor, motivação e o Santo Terço.

Ângela e Antônio Carlos - MFC Curitiba/PR
Após o jantar, os participantes participaram do momento litúrgico com o Padre Manoel Henrique de Melo Santana (assessor eclesiástico), com a benção da água, benção e procissão de Ramos, lava-pés, fração do pão, exposição e adoração ao Santíssimo.

No domingo (24), o despertar foi às 7 horas, com o café da manhã servido às 8 horas. Às 9 horas, o Padre Manoel Henrique falou sobre “ESPIRITUALIDADE DA SEMANA SANTA”, um momento muito rico em informações para todos que participaram do RETIRO QUARESMAL DO MFC.

A manhã do domingo teve continuidade com uma palestra do casal Antônio Carlos e Ângela (MFC Curitiba) que falaram sobre “VALORES HUMANOS E CRISTÃOS”. Em seguida aconteceu a Santa Missa do “DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR”, celebrada pelo Padre Manoel Henrique de Melo Santana. O evento foi encerrado com um delicioso almoço.

Participaram 55 membros dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Maceió e Murici, que saíram maravilhados com o momento proporcionado pelas coordenações do MFC ALAGOAS e MFC MACEIÓ, que se uniram na realização do RETIRO QUARESMAL DO MFC, que já deixa saudades e todos na expectativa que as futuras administrações de Cidade e Estado deem continuidade a esse maravilhoso evento, que proporcionou aos participantes, momentos de muita espiritualidade, conhecimento, reflexões e orações, num ambiente maravilhoso, que proporcionou muita paz àqueles que participaram do RETIRO QUARESMAL DO MFC.