segunda-feira, 15 de julho de 2013

DO 1º AO 18º ENA

N
os seus 58 anos de vida o Movimento Familiar Cristão do Brasil vem construindo sua mística, seus carismas e perseguindo seus objetivos a partir da constante busca pela integração das famílias, primeiro reunindo-as em Equipes Base e a partir delas organizando-se numa estrutura que se ramifica por todo o território brasileiro.

Nos dois primeiros anos de vida, a Equipe de Coordenação Nacional, assim como as Regionais e Estaduais, ao se reunirem regularmente, avaliando a caminhada e propondo metas de ação, perceberam a necessidade de Encontros Nacionais, como forma de se manter a unidade de objetivos e como resposta aos anseios que brotavam das Equipes Base.

Assim, definiram pela realização dos Encontros Nacionais, realizados com a periodicidade de três anos, uma necessidade absoluta para a vida e a existência do MFC, apesar de todas as dificuldades de organização que lhes são inerentes.

O 1º ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC aconteceu em 1957, na Cidade do Rio de Janeiro – RJ; o último – 18º ENA, aconteceu de 6 a 12 de julho de 2013, na Cidade de Vitória da Conquista – BA e o próximo será na Cidade de Maringá – PR em 2016.

A história registra que a Região Sudeste realizou 6 (seis) ENA’s (Rio de Janeiro – 1, São Paulo – 2, Minas Gerais – 2 e Espirito Santo – 1), seguido da Região Nordeste com 5 (cinco) ENA’s (Alagoas – 1, Bahia – 3 e Ceará -1), Região Sul com 4 (quatro) ENA’s (Rio Grande do Sul – 2 e Paraná – 2), Região Norte com 2 (dois) ENA’s (Maranhão - 1 e Pará - 1) e Região Centro Oeste com 1 (um) ENA (Mato Grosso do Sul - 1).

À parte de todas as demais providências, para as quais se faz necessário a organização de equipes de serviço específicas, o núcleo de um Encontro Nacional é sem dúvida, o desenvolvimento do tema central ao longo do mesmo.

Os ENA’s se caracterizam como tempo de passagem, uma verdadeira Páscoa. Tempo de passagem de coordenações e colegiados; tempo de passagem de metas cumpridas para novas metas traçadas; tempo de matar as saudades, de renovar as esperanças, de conhecer novos companheiros, de fazer contato com novas culturas e realidades. É tempo de estudo e aprofundamento, mas também de alegria, diversão e descontração.

Todo ENA provoca uma revitalização no processo de crescimento do MFC, pois marca o término de uma etapa e o início de outra.

A cada ENA, reúnem-se aproximadamente 500 mefecistas de todas as regiões do Brasil para interagir durante uma semana de estudos e reflexões sobre as ações do MFC enquanto movimento de igreja.

Paralelo a um ENA ocorre a AGN – ASSEMBLEIA GERAL NACIONAL, ocasião em que o Colegiado Nacional define novas metas e elege novos Coordenadores Regionais e também o Coordenador Nacional.