segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COORDENADOR DO CONDIR NORTE É HOSPITALIZADO EM FORTALEZA

O coordenador do CONDIR NORTE, Reinaldo Gonçalves, de Macapá, Amapá, chegou à Fortaleza na última sexta-feira (08) onde participou da reunião do Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão que terminou ao meio dia do domingo (10).

No domingo à noite, ainda em Fortaleza, Reinaldo Gonçalves foi encaminhado ao Hospital São Carlos onde foi constatada uma trombose e ficará hospitalizado até a mesma ser contida.

Reinaldo Gonçalves esta sendo acompanhado pela esposa Marluce e uma filha deve chegar à Fortaleza nas próximas horas. O Movimento Familiar Cristão do Ceará através do casal coordenador nacional da gestão anterior, José Newton e Ariadna estão dando toda a assistência possível e necessária aos coordenadores do CONDIR NORTE.

A trombose é a formação de um trombo e ocorre em uma veia. O trombo provoca uma inflamação na veia, podendo permanecer restrito ao local inicial de formação ou se estender ao longo da mesma, provocando sua obstrução parcial ou total. É necessário manter-se internado durante os primeiros dias, a fim de fazer uso de anticoagulantes injetáveis (Heparinas). Estes previnem o crescimento do trombo e diminuem o risco de embolia pulmonar.

CONDIN 2010/2013 SE REÚNE EM FORTALEZA


Jorge
SECOM CONDIR/NE
O Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão esteve reunido nos dias 8, 9 e 10 de outubro do corrente na cidade de Fortaleza (CE) com a presença do casal coordenador nacional e regional Sul, Eduardo e Ismari; do vice-coordenador nacional, Antonio Carlos; do casal coordenador nacional da gestão anterior, José Newton e Ariadna; do casal coordenador regional Norte, Reinaldo e Marluce; do casal coordenador regional Nordeste, James e Fátima Medeiros; do casal coordenador regional Sudeste, José Freitas e Alivanir; da coordenadora regional Centro-Oeste, Maria Aparecida; do assessor espiritual nacional, Frei Davi; do casal SENCOM, Gilson e Lourdes; do SECOM CONDIR/NE, Jorge; da vice-coordenadora estadual Ceará, Geandra; e do tesoureiro estadual Ceará, Tozel.

A reunião iniciou-se com um momento de espiritualização sob a responsabilidade do CONDIN. Em seguida houve a aprovação da pauta que estabeleceu para discussão os assuntos: 1 – METAS PARA O TRIÊNIO; 2 – FINANÇAS; 3 – SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO; 4 – REGIMENTO INTERNO; 5 - ENA; 6 - JORNAL ATUAÇÃO; 7 – SITE; 8 - PRÓXIMAS REUNIÕES CONDIN; 9 – REVISTA FATO & RAZÃO.

Os conselheiros alertaram sobre o dispositivo regimental que estabelece que a indicação para assumir função de coordenação ou assessoria é privativa de mefecista ativo em Equipe Base, não podendo participar de nenhuma coordenação àqueles que se dizem mefecista, mas, efetivamente não participa de uma Equipe Base.

METAS
O conselho definiu com base no Manifesto de Vila Velha, 1º) manter o MFC sintonizado com os sinais do tempo através de uma efetiva conscientização política, social e religiosa; 2º) nuclear e expandir com sustentabilidade, pessoas sintonizadas com o carisma e a identidade do MFC; 3º) despertar a consciência para o valor da educação ambiental, dentro e fora do MFC; 4º) ampliar e valorizar a participação dos jovens no MFC. O conselho estabeleceu que todas as metas devem ser trabalhadas à luz do Evangelho e dos documentos do MFC (Estatuto, Regimento e Eis o MFC).

FINANÇAS
O conselho entendeu a necessidade dos CONDIR’s atualizarem o cadastro de suas respectivas regiões, especificando o número de Equipes Base e o número de mefecistas ativos em cada estado.

Em virtude da redução progressiva de envio de verbas disponibilizadas pelo Adveniat, até sua conseqüente eliminação e a necessidade da adequação ao orçamento do CONDIN para 2011, baseada nos balancetes da gestão 2007/2010 e na forma de aporte de receita estabelecida na AGN – Assembléia Geral Nacional de Vila Velha, ES, o conselho definiu o aumento de 53% (cinquenta e três por cento) sobre o valor atual da contribuição a ser repassada ao CONDIN, a partir de janeiro de 2011, a fim de suprir o déficit existente.

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO
Estabelecido pela AGN de Vila Velha e que tem a finalidade de reunir os coordenadores estaduais de todas as regiões do Brasil, em local e data previstas para uma reunião do CONDIN, o conselho definiu que no período de 18 a 20 de março de 2011, em Curitiba, PR, acontecerá o 1º SEMINÀRIO NACIONAL DO MFC, devendo no mesmo período acontecer em Curitiba, as reuniões do CONDIN, CONDIR’s, CONSELHO FISCAL e TESOUREIROS ESTADUAIS E REGIONAIS. A relação com os nomes e cargos dos participantes deverá ser encaminhada ao CONDIN, impreterivelmente até o dia 15 de janeiro de 2011.

Os estados devem custear as despesas de passagens aéreas ou terrestre de seus coordenadores e tesoureiros, e o CONDIN ficará responsável pela alimentação, hospedagem e passagens aéreas ou terrestre do conselheiro fiscal titular, e na impossibilidade de sua participação, do suplente.

REGIMENTO INTERNO
O conselho definiu que a minuta do novo Regimento Interno deverá ser analisada pelos vários segmentos do MFC e cada CONDIR deverá encaminhar suas sugestões ao CONDIN até o dia 31 de dezembro de 2010, e sua aprovação será feita pelos participantes do Seminário Nacional de Integração, em março de 2011.

Atendendo uma determinação da AGN de Vila Velha que estabeleceu a criação um secretariado de planejamento nacional para integra a estrutura do MFC, decidiu-se que a sigla do Secretariado de Planejamento será SENPLAN, com atribuições a serem inseridas no Regimento Interno.

ENA – ENCONTRO NACIONAL
O conselho aprovou proposta da coordenação nacional para o 18º ENA que acontecerá em Vitória da Conquista, Bahia, em julho de 2013, com a finalidade de estabelecer que a AGN devesse ser instalada no primeiro dia do evento, realizando-se a eleição da nova coordenação nacional antes do encerramento do ENA. O conselho entendeu ainda que a proposta deva ser encaminhada à Equipe de Metodologia que for instituída para análise.

A coordenação do CONDIR SUDESTE, José Freitas e Alivanir, apresentaram a prestação de contas do 17º ENA o respectivo demonstrativo de custos, entregando a cada CONDIR, dois DVDs sobre o ENA que deverão ser destinados as coordenações estaduais.

Com relação à pesquisa “PERFIL DO MFC”, realizada durante o 17º ENA, o CONDIR SUDESTE deverá viabilizar a tabulação e apresentá-la ao CONDIN para analise e repasse aos CONDIR’s.

Aproveitando o momento ENA, o casal coordenador do CONDIR/NE, James e Fátima Medeiros, entregou ao casal José Freitas e Alivanir, coordenadores do 17º ENA,  “MOÇÃO DE ELOGIO”, aprovada à unanimidade, por proposição do casal José Newton e Ariadna (ex-CONDIR/NE), na reunião realizada em 18 de setembro do ano fluente, na cidade de Aracaju, Sergipe, em razão do esforço e o comprometimento de todas as Equipes de Trabalho, fazendo com que fortalecêssemos ainda mais a marca MFC.

JORNAL ATUAÇÃO
A diagramação, impressão e distribuição serão feitas por Curitiba, PR, devendo os CONDIR’s indicar a pessoa de contato em sua região que será responsável pela coleta de assuntos a serem enviados para publicação no jornal.

Os editoriais das próximas edições do Jornal Atuação serão de responsabilidade do CONDIN, CONDIR NORDESTE, CONDIR NORTE, CONDIR SUDESTE, CONDIR CENTRO-OESTE e CONDIR SUL, seqüência esta que deverá ser repetida.

Os CONDIR’s devem verificar os nomes e endereços das coordenações municipais de cada estado que devem receber o Jornal Atuação, informando a distribuidora do Jornal Atuação, evitando que o Jornal seja enviado a mefecistas e endereços inexistentes.

SITE
O conselho decidiu que o CONDIN entrará em contato com o atual administrador do SITE MFC BRASIL, Célio (Belém, PA), a fim de buscar soluções para algumas dificuldades identificadas e relativas ao visual e as necessárias atualizações, devendo as coordenações municipais, estaduais e regionais, enviar suas atividades e notícias para divulgação no Site oficial do Movimento Familiar Cristão.

REUNIÕES CONDIN
Definido o cronograma das reuniões do CONDIN para o triênio 2010/2013:
  • CURITIBA/PR – 18, 19 e 20/03/2011
  • AMAPÁ/AP – 16, 17 e 18/09/2011
  • RONDONÓPOLIS/MT – 18, 19 e 20/05/2012
  • VITÓRIA DA CONQUISTA/BA (Local do ENA) – 14, 15 e 16/09/2012
  • LINHARES/ES – Abril de 2013 (dias a serem definidos na próxima reunião do CONDIN)
O conselho decidiu-se pela manutenção da atual forma de atividade de Espiritualização, constante em cada reunião do CONDIN.

REVISTA FATO & RAZÃO
A coordenação do CONDIN apresentou correspondência encaminhada por Guedes, responsável pela Livraria do MFC, e diante do que foi exposto, o conselho decidiu que cada coordenação estadual continuará recebendo 15 (quinze) exemplares da Revista Fato & Razão, promovendo à venda e divulgação da revista aos mefecistas e comunidade em geral.

Os CONDIR’s promoverão junto as coordenações estaduais a atualização dos dados cadastrais e repassará à Livraria do MFC.

Com todos os assuntos da pauta avaliados e definidos, o conselho decidiu ainda pela necessidade do encaminhamento dos relatórios dos eventos e projetos realizados pelas coordenações municipais, estaduais e regionais, a fim de fazerem parte da documentação para a renovação do título de Utilidade Pública Federal, conferido ao MFC, e também para o recebimento de verbas destinadas pelo Adveniat.

O coordenador do CONDIR/NE, James Magalhães, se colocou à disposição para repassar a experiência vivenciada na aquisição de sede própria através de contrato de comodato firmado com o Governo do Estado de Alagoas, orientando os caminhos a serem seguidos, modelo do contrato, etc.

Finalizando a reunião, aconteceu a Santa Missa, na capela do Colégio Christus, celebrada por Frei Davi (PR), assessor espiritual nacional.

Registramos com alegria o acolhimento do MFC CEARÁ aos participantes da reunião administrativa do Conselho Diretor Nacional do Movimento Familiar Cristão.


MÁ COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
-
a) Leite e açúcar misturados em grandes quantidades.
b) Frutas e verduras fibrosas: Frutas e verduras consumidas na mesma refeição produzem fermentação estomacal. Então o cérebro fica confuso e se torna incapaz de esforço mental. A razão pela qual a mistura de frutas e verduras é desaconselhável é que as frutas se diferem rapidamente e as verduras lentamente. As frutas diferidas ficam fermentando no estômago, à espera de que a digestão das verduras se complete, para, então, passar todo o quimo para o intestino, onde é absorvido.
c) Amidos e frutas ácidas
d) Frutas doces com ácidas
e) Muitos doces numa refeição
-
BOA COMBINAÇÃO DE ALIMENTOS
Existem três grupos de alimentos que combinam bem com qualquer outro: cereais, as frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim) e os ovos.
- Leite com cereais e frutas pouco ácidas
- Frutas, cereais e nozes
- Verduras, cereais e nozes
- Leguminosas, cereais e nozes
-
Na sábia e delicada parte das combinaçoes de alimentos, cada um deve ser criterioso para com seu próprio corpo, experimentando e chegando à conclusão do que é melhor para o seu organismo, pois certas combinaçoes são prejudiciais para alguns e para outros perfeitamente toleráveis.
-
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
São alimentos que fornecem energia e calor ao corpo. Podem ser obtidos de três tipos de alimentos: proteínas, glicídios e gorduras.
-
GLICÍDIOS
Fornecem o calor necessário à manutenção da vida e energia para o trabalho.
Fontes - cereais, pão, farinhas diversas, arroz, trigo, leguminosas (feijão, lentilha), milho, batata, aipim, inhame, todos os tipos de frutas, açúcares, mel, melado, doces, rapaduras e geléias. Os glicídios representam a chama na queima das gorduras. A carência deles produz: debilidade, diminuição de temperatura corporal, magreza e tonturas.
-
Quando há excesso de glicídios, o organismo transforma o excesso deles em gordura, favorece a cárie dentária e destrói o apetite para outros alimentos importantes.
-
Devemos usar mais amidos nas formas de cereais integrais, como arroz e trigo, fubá, aveia e açucares, de preferência na forma de frutas naturais.
-
GORDURAS
São importantes quando usadas com moderação. Veja 7 pontos importantes delas em nosso organismo:
-
1) Dão calor e energia.
2) Fazem parte dos tecidos.
3) Sustentam e protegem os órgãos internos.
4) Servem de transporte para algumas vitaminas.
5) Garantem a execução dos movimentos dos músculos.
6) Estimulam o apetite.
7) Lubrificam os intestinos

FONTES DE GORDURAS SATURADAS: manteiga, nata, creme de leite, queijo, gordura de coco, chocolate e gordura animal.
-
FONTES DE GORDURAS NÃO SATURADAS: azeitona, amendoim, óleos vegetais de amendoim, algodão, milho e soja. Os óleos de soja, milho e de arroz têm a virtude de diminuir o índice de colesterol. Aliás, as gorduras não saturadas não produzem o colesterol.
-
CONDIMENTOS
São substancias empregadas para dar mais sabor aos alimentos, satisfazendo mais ao paladar. Sob essa denominação podemos incluir o sal, a pimenta, especiarias e vinagre.
O sal , usado em demasia, sobrecarrega o trabalho dos rins e tende a aumentar a pressão do sangue.
-
Outros condimentos como o cravo, canela, alho, orégano, louro, açafrão, manjerona, sálvia e manjericão, não produzem irritação se usados moderadamente.
-
O vinagre, muito usado em saladas, provoca irritação no estômago, impedindo a boa digestão. A salada decompõe-se e apodrece. Dessa maneira, o sangue não recebe nutrição, e fica cheio de impureza. Surgem dai as perturbações hepáticas e renais. O ideal é substituir o vinagre pelo limão, no preparo das saladas.
-
MAIS DICAS DE SAÚDE!
-
12 MANEIRAS ERRADAS DE SE ALIMENTAR:
-
1) Comer em excesso: Causa indigestão. Não coma mais do que o necessário para satisfazer a fome.
2) Comer grande variedade de alimentos numa refeição. O resultado será a indigestão.
3) Irregularidade no horário de comer: Destrói a boa harmonia dos órgãos digestivos em detrimento da saúde e boa disposição.
4) Comer entre as refeições: O melhor conselho é não usar nenhum bocado de alimento entre as refeições.
5) Má combinação de alimentos: Produz indigestão e gases intestinais.
6) Grande quantidade de líquido às refeições.
7) Ingerir alimentos muito quentes ou muito frios.
8) Comer apressadamente. Faça o contrário, mastigando bem os alimentos, ensalivando-os bem, para ajudar a sua digestão.
9) Comer cansado, nervos ou agitado: Em vez agir assim, descanse um pouco, relaxe os nervos e espere um pouco antes de ingerir algum alimento.
10) Comer tarde da noite: Consequências: não se dorme bem. O sono é agitado e interrompido. Tem-se sonhos desagradáveis, pesadelos, e acorda-se mal-humorado e cansado.
11) Comer sempre os mesmos pratos: Deve-se variar bastante, pois do contrário nosso organismo fica privado dos bons elementos que outros alimentos contêm. Havendo variação, nosso apetite é estimulado.
12) Discutir às refeições: Paralisa a digestão.