quinta-feira, 19 de agosto de 2010

COORDENAÇÃO ESTADUAL SE REÚNE E DEFINE ASSESSORIAS

Os Coordenadores Estaduais do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO EM ALAGOAS, James e Fátima e Vamberto e Marly, reuniu na noite de ontem (quarta-feira, 18), mefecistas de diversos Grupos de Base de Maceió, comprometidos com a caminhada mefecista. Em pauta, os desafios e as diretrizes para as ações mefecistas a âmbito estadual com a realização de um planejamento estratégico para o MFC em todo o Estado no triênio 2010/2013.

A atual coordenação tem como plano de ação criar estrutura organizacional e descentralizar as ações, capaz de viabilizar uma gestão produtiva e de fortalecimento do MFC.

Inicialmente a meta é organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais de Matriz de Camaragibe, Arapiraca e Marechal Deodoro com a realização de reuniões mostrando o que é o MFC, seu funcionamento os seus objetivos.

Três grandes encontros de nucleação devem acontecer no interior, tendo como base as cidades onde o MFC já tem núcleo, dentro do programa de expansão mefecista e das possibilidades humanas e materiais.

Um pensamento unânime é a execução efetiva da ação social na capital e interior dentro da finalidade principal do MFC que é a família. Projetos serão elaborados por mefecistas da área de assistencialismo social e executados dentro de um planejamento com a participação de todos, inclusive com parcerias a serem discutidas nas próximas reuniões.

A coordenação estadual definiu inicialmente, cinco assessorias: Planejamento e Expansão; Nucleação e Eventos; Acompanhamento e Orientação; Liturgia e Espiritualidade; e Ação Social, para trabalharem juntos a Coordenação Estadual nesse trabalho de organização do MFC a nível estadual. As assessorias farão um planejamento individual e apresentará na próxima reunião para ser discutido com as demais assessorias e coordenação.

A coordenação estadual informou ainda que o MFC ALAGOAS promoverá em parcerias com as coordenações municipais na capital e interior, eventos com a finalidade de divulgar o MFC e angariar recursos para as ações mefecistas no triênio 2010/2013. Visitas aos Bispos de Maceió, Palmeira dos Índios e Penedo serão realizadas com a finalidade de melhorar o relacionamento e fazer parcerias com a Igreja Católica.

Desta reunião inicial, participaram os mefecistas James e Fátima, Vamberto e Marly, Paulo e Teresa, Mauricio e Luciana, Patriota e Cris, Luiz e Ângela, Claudio e Seilza, Gilson, Helion, Claudio Soriano, Robson, Jorge e o assessor eclesiástico, Padre Manoel Henrique de Melo Santana.

“Outros casais foram convidados e devem participar da equipe estadual que se reunirá no próximo dia 31, na sede do MFC, com um grupo maior”. Afirmou James, coordenador estadual e regional do MFC.


17º ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC

Queremos iniciar esta mensagem em relação ao 17º ENA, agradecendo: Ao Deus misericordioso que nos deu forças, perseverança e permitiu que o Encontro acontecesse; à Equipe de trabalho, companheira em todos os momentos; à Coordenação do MFC, por nos confiar a realização do maior evento do Movimento em nível de Brasil; à Equipe de Metodologia e Conteúdo, pelo respeito e unidade; ao Padre Dalton, com todo seu conhecimento, orientou-nos com simplicidade; aos Patrocinadores, parceiros que acreditaram em nosso trabalho; ao Diretor Galcemir, que nos entregou as chaves da Escola, liberando todos os espaços para uso, até mesmo sua sala particular; aos colaboradores voluntários e aos terceirizados; e principalmente aos Mefecistas participantes, pois sem suas presenças, o ENA não teria acontecido e por fim, a todos que deixaram ou já nos enviaram mensagens de agradecimentos e parabéns pelo sucesso do ENA.

Depois dos agradecimentos, queremos dizer que VALEU a experiência de se realizar o 17º ENA. Saímos mais fortalecidos e convictos de que quando nos unimos tudo é mais fácil de fazer.

Temos certeza, também, que nem tudo agradou e nem todos saíram satisfeitos, mas nem era a nossa pretensão, pois se assim fosse, teríamos chegado à perfeição e como sabemos, seres humanos estão sempre evoluindo, ainda bem!!!!

Mesmo assim, gostaríamos de fazer uma solicitação aos Mefecistas do Brasil: quando estivermos nos preparando para irmos ao 18º ENA em Vitória da Conquista, em 2013, vamos deixar nossa mente e nosso coração abertos para as diferenças que encontraremos principalmente no inicio do evento, quando ainda a ansiedade toma conta da organização.

Fica a partir de agora a responsabilidade de cada participante, ser o Agente Motivador em sua cidade, partilhando tudo o que viu, ouviu e aprendeu.

Na próxima reunião do CONDIN, nos dias 08, 09 e 10 de outubro, estaremos entregando para divulgação, o relatório completo com a prestação de contas e o DVD editado do 17º ENA.

Abraços a todos,

Freitas e Alivanir