quarta-feira, 11 de maio de 2011

ARRAIÁ DO MFC 2011

O MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ promove no sábado, dia 04 de junho, a partir das 20h30min, sua tradicional FESTA JUNINA com direito a muito forró-pé-de-serra, banda de forró com Wilker e Wagner, barracas com bebidas e comidas típicas.

Na parte das brincadeiras, haverá “casamento matuto”, “quadrilha junina”, concursos de “melhor dançarino” e “casal melhor caracterizado de matuto”. O evento tem por objetivo a confraternização junto aos mefecistas, seus familiares e amigos.

O clima de Festa Junina tomará conta do ARRAIÁ DO MFC que acontecerá nas dependências do Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, em Jaraguá.

O MFC MACEIÓ pretende propiciar a todos os mefecistas, familiares e amigos uma festa junina pra deixar saudades a todos àqueles que lá estiverem.

Os ingressos já estão disponíveis com membros da Equipe Cidade e Coordenadores de Grupos de Base ao preço de R$ 10,00 (dez reais). Crianças abaixo de 12 anos não paga.

ENCONTRO REGIONAL SOBRE A ESPIRITUALIDADE DO ACOLHIMENTO E DA ADOÇÃO

Realizar-se-á no próximo dia 21 de maio de 2011, na Cidade de Maceió/AL, o Encontro Regional dedicado à Espiritualidade do Acolhimento e da Adoção, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CNBB), pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar, pelo Movimento Familiar Ai.Bi. – Amici dei Bambini e pela Associação de Fiéis “La Pietra Scartata”, e realizado pela Arquidiocese de Maceió.

O encontro com o tema “Acolher em nome de Jesus” representa uma etapa fundamental no caminho escolhido por decisão da Igreja brasileira a favor da infância abandonada, que se faz capaz de por fim aos desafios da cultura do abandono ao apoiar a cultura da vida e do acolhimento familiar.

Esse encontro tem por objetivo ser um desdobramento do I Encontro Nacional acontecido em São Paulo, em abril de 2010, onde propostas foram apresentadas e aqui destacamos:

§  a criação e apoio a uma Associação Nacional de pais adotivos de inspiração cristã;

§  promoção de encontros regionais para difusão do assunto; e

§  inserção do tema acolhimento nas políticas públicas, através da mobilização de leigos.;


Pelo Magistério da Igreja retorna sempre à tona a atenção e as solicitações que sempre caracterizaram o nosso serviço junto às crianças órfãs ou abandonadas, as internadas ou as assistidas em Instituições, mas sempre privadas da fundamental relação capaz de lhes assegurar a dignidade de filhos. O entusiasmo de nos reconhecermos em plena sintonia com toda a Igreja, veio acompanhado imediatamente pela consciência de sermos colocados, mais uma vez, de frente a um ulterior e determinado apelo:


§  nos fazermos responsáveis, sem indulgências e sem reticências, pelo destino das crianças internadas e/ou abandonadas em Instituições;

§  sensibilizar, acompanhar e apoiar os casais e as famílias disponíveis a acolher estas crianças;

§  testemunhar o Ressuscitado na beleza, na coragem e na harmonia das relações familiares por sua fecundidade e por sua generosidade.


ENCONTRO REGIONAL SOBRE A ESPIRITUALIDADE
DO ACOLHIMENTO E DA ADOÇÃO

APRESENTAÇÃO
Acolher em nome de Jesus, descobrindo o sentido próprio e suas coerentes condições, torna-se o empenho de todos os cristãos atentos e sensíveis ao drama vivido por milhões de crianças abandonadas. A adoção de crianças abandonadas é a prática idônea e uma das formas mais eloqüentes da caridade cristã.

OBJETIVO
Apresentar, pela ótica e espiritualidade do acolhimento, os vários temas (sociais, psicológicos e jurídicos) que giram em torno do abandono de crianças no Brasil. O processo histórico que levou a Igreja a sempre ocupar destes pequenos até hoje vem preocupando os meios eclesiásticos.

PÚBLICO ALVO
Representantes de Organismos, Associações, Institutos, Pastorais e Serviços familiares que se dedicam à defesa humana e social da Vida e da Família.

LOCAL
Auditório do SENAC, Rua Pedro Paulino, 77 - bairro do Poço, Cidade de Maceió/AL

DATA / HORA
Dia 21 de maio de 2011, início 8h e término às 18h

PROGRAMAÇÃO
Primeira Mesa – Visão global da realidade em que vive e problemas pelos quais passam a infância na região.
Segunda Mesa – Visão do Judiciário sobre a situação da realidade exposta na primeira mesa.
Terceira Mesa – A espiritualidade do acolhimento e da adoção.
Quarta Mesa – O compromisso do cristão frente à realidade do abandono no Brasil.
Quinta Mesa – Exposição de experiências locais sobre o acolhimento e adição.
Sexta Mesa – Nosso compromisso para atender o direito à convivência familiar de crianças e adolescentes em situação de abandono e sem possibilidade de retorno à família de origem.

A taxa de inscrição por pessoa é de R$ 20,00 (vinte reais) e o pagamento é no local do encontro. Consultas sobre inscrições com Ari e Helena através dos telefones: (82) 9983-6623, 9903-1296 e 3325-2147 ou através do e-mail:  ari.helena@hotmail.com