sexta-feira, 13 de maio de 2011

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - AILSON & SIMONE

APAGUE O SEU CIGARRO - Artigo do Dr. Milton Hênio

-
"APAGUE O SEU CIGARRO"
.
Há poucos dias estive no hospital A. C. Camargo em São Paulo, acompanhando uma pessoa muita querida da família. È um hospital notável e que cuida exclusivamente de câncer. E lá fiquei admirado de ver a quantidade imensa de portadores dessa terrível doença de todas as idades. Mas, o que me chamou a atenção foi o grande número de doentes de câncer de pulmão cuja origem foi o cigarro. E fique absolutamente convencido de que fumar é um péssimo negócio para a sua saúde. As consequência são terríveis. Assim, ter consciência sobre os malefícios do tabagismo é importante para todas as pessoas, homens e mulheres porque, inegavelmente, o organismo daquele que fuma, terá perdas grandiosas.

O hospital Sírio Libanês, também de São Paulo, é um dos maiores hospitais da América do Sul, ao lado do A. C. Camargo, em seus estudos sobre o câncer, mostrando que o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer no Brasil e 90% das mortes por câncer de pulmão. A cada ano 200 mil pessoas morrem precocemente por causa do cigarro. Portanto, caro leitor, esqueça o cigarro e procure apagá-lo se você gosta da vida. Não estou fazendo medo nem sou pessimista. É a pura verdade.

O hábito de fumar está relacionado ao desenvolvimento de diversos tumores que vão surgindo no silêncio, devagar, nas regiões da boca, esôfago, laringe, bexiga, próstata e colo do útero. As pesquisas cientificas modernas mostram que o homem que fuma e bebe de forma exagerada tem 150 vezes mais possibilidade de contrair o câncer do que aquele que não tem esse hábito.

Você sabia que do fumo que está colocado dentro do seu organismo há cerca de 4.700 substâncias tóxicas? Pois é. Entre elas a nicotina (responsável pela dependência química), o monóxido de carbono (o mesmo gás que sai dos escapamentos dos automóveis) e o alcatrão que causa o câncer.

Ao fumar durante a gravidez, todas as substâncias tóxicas inaladas pela mãe chegam ao bebê por intermédio da placenta. Tenha certeza também que o cigarro prejudica muito as pessoas que estão em volta do fumante. São os chamados fumantes passivos.

Portanto, caro amigo, um aviso: consciência, força de vontade, e atitude, são os pilares que sustentam você na batalha contra o tabagismo. É preciso vencer a etapa inicial de abstinência. Fico triste em saber que jovens adolescentes, tanto meninas como meninos, estão com o hábito do fumo em escala crescente. É uma pena. Elas esquecem que têm uma vida pela frente para ser bem vivida.

Conselho dos oncologistas modernos: cada vez que tiver vontade de fumar, tome um ou dois copos de água. Adote uma rotina de exercícios. Evite qualquer estimulo que lembre o cigarro. Assim que terminar uma refeição deixe imediatamente a mesa e vá escovar os dentes. E lembre-se de que a vida é uma passagem. Procure aproveitá-la com saúde e alegria.