domingo, 17 de fevereiro de 2013

HOJE, 176ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 1º DOMINGO DA QUARESMA - 17/02/2013




LITURGIA DO
1º DOMINGO DA QUARESMA


PRIMEIRA LEITURA (Dt 26,4-10)

Leitura do Livro do Deuteronômio:
Assim Moisés falou ao povo: 4“O sacerdote receberá de tuas mãos a cesta e a colocará diante do altar do Senhor teu Deus.

5Dirás, então, na presença do Senhor teu Deus: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito com um punhado de gente e ali viveu como estrangeiro. Ali se tornou um povo grande, forte e numeroso. 6Os egípcios nos maltrataram e oprimiram, impondo-nos uma dura escravidão.

7Clamamos, então, ao Senhor, o Deus de nossos pais, e o Senhor ouviu a nossa voz e viu a nossa opressão, a nossa miséria e a nossa angústia. 8E o Senhor nos tirou do Egito com mão poderosa e braço estendido, no meio de grande pavor, com sinais e prodígios. 9E conduziu-nos a este lugar e nos deu esta terra, onde corre leite e mel.

10Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que tu me deste, Senhor’.

Depois de colocados os frutos diante do Senhor teu Deus, tu te inclinarás em adoração diante dele”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 90)

- Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo/ e a seu lado eu estarei em suas dores.
 - Quem habita ao abrigo do Altíssimo/ e vive à sombra do Senhor onipotente,/ diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção,/ sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.
 - Nenhum mal há de chegar perto de ti,/ nem a desgraça baterá à tua porta:/ Pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos/ para em todos os caminhos te guardarem.
 - Haverão de te levar em suas mãos,/ para os teus pés não se ferir n’alguma pedra:/ Passarás por sobre cobras e serpentes,/ pisarás sobre leões e outras feras.
 - “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo/ e protegê-lo, pois meu nome ele conhece./ Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo/ e a seu lado eu estarei em suas dores”.

SEGUNDA LEITURA (Rm 10,8-13)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:
Irmãos: 8O que diz a Escritura? “A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração”. Essa palavra é a palavra da fé, que nós pregamos.

9Se, pois, com tua boca confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não ficará confundido”.

12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam.

13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 4,1-13)

Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.

12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.

13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
"Quaresma" por Pe. Luiz Carlos de Oliveira C.Ss.R.

AS TENTAÇÕES
O povo de Israel andou 40 anos pelo deserto para entrar na Terra Prometida. O número 40 simboliza o tempo de espera da ação de Deus no qual se manifesta a fragilidade humana e a força da tentação. Priva-nos das falsas seguranças humanas que são consumismo, o poder e os prazeres. É o momento em que o tentador chega. O número 40 está presente em diversos lugares na Escritura, sendo o mais significativo, o jejum de Jesus. Por que Jesus faz este tempo de deserto? Ele resume em si todo o anseio de libertação vivido pelo povo no Egito e também sua caminhada pelo deserto. O povo foi tentado pela fome, pela idolatria do bezerro de ouro e pela provocação a Deus. Jesus é tentado pelo pão, pelo prazer da riqueza e pelo desejo de resolver tudo nos milagres. “As tentações de Jesus se reduzem a três pontos básicos: a fácil popularidade reduzindo a salvação a simples questão econômica dando pão; o espetáculo da fé por interesses e o poder a todo custo através do milagre” (Virgílio Pasqueto). Estas tentações resumem todas as outras. Podemos traduzir nos termos: o consumismo, o prazer e o desejo do espetáculo. Estas tentações estão penetradas na sociedade atual. Por que se quer acabar com Jesus e sufocar a Igreja na sociedade de primeiro mundo? Porque Jesus ensina que esses males se curam com o pão da Palavra, com a humildade da oração e com a adoração a Deus. Por isso a primeira leitura traz o texto da profissão de fé do hebreu ao levar os primeiros ao templo para reconhecer Deus como fonte de tudo: “Por isso, agora trago os primeiros frutos da terra que Tu me deste, Senhor” (Dt 26,10). A tentação é o empenho do mal de desviar Jesus do caminho de sua fidelidade a Deus que passa pela vida escondida, fraqueza e a humilhação da cruz. As tentações mostram que o homem tende a construir a própria grandeza esquecendo-se de Deus e de seus semelhantes. Enquanto atravessamos o deserto da vida somos convidados a nos deixar guiar pelo Espírito Santo, pois Jesus era guiado por Ele. Colocando-nos a serviço do Senhor, alimentando-nos de sua palavra e abandonando todo desejo de domínio e poder sobre os outros. O jejum quaresmal não é passar a fome, mas tirar o consumismo, a vaidade e o poder que nos invadem.

PÁSCOA DA LIBERDADE
Rezamos no salmo 90 o sentimento de Jesus em sua tentação: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente” (Sl 90,2). Por isso Deus o exaltou (Fl 2,9). A Quaresma não tem outro sentido a não ser conduzir-nos a celebrar a Páscoa que é a libertação e a vitória total sobre o mal e a morte. Rezamos o Pai Nosso que Deus não nos deixe cair em tentação, mas nos livre do Mal. A vitória de Jesus é nossa vitória. S. Agostinho diz que sofremos as tentações com Cristo e com Ele vencemos. Jesus já nos redimiu uma vez por todas (Hb 7,27). Vivendo a Quaresma podemos celebrar a Páscoa.

VIVER DE SUA PALAVRA
A Páscoa é para todo o universo, pois “todo aquele que invocar o nome de Jesus será salvo” (Rm 10,11). Podemos viver a Palavra. Este tempo santo é rico da Palavra de Deus. Rezamos “Dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda palavra que sai de vossa boca” (Pós-comunhão). A Quaresma é tempo da caridade. A conversão nos conduz também ao irmão necessitado. Sem isso, jamais podemos entender o gesto de Jesus de dar a Vida para que tivéssemos vida. Vamos ter vida se a dermos ao irmão.

ORAÇÃO

Ó Deus, que o Espírito de fortaleza, permaneça sempre conosco, nas horas da tentação, para que, como Jesus, sejamos firmes em superá-las.

Editado por Jorge – MFC ALAGOAS