domingo, 4 de outubro de 2009

MFC MACEIÓ EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS

A caravana do MFC MACEIÓ esteve na tarde/noite de sábado, 03, na cidade de Palmeira dos Índios (AL), onde foram recebidos pelo casal mefecista Agamenon e Rosa, fundadores do MFC naquela cidade.

Num breve relato, Agamenon e Rosa contaram a história da caminhada mefecista e seus benefícios para a família palmeirense durante o período de Dom Fernando Iório, como bispo diocesano de Palmeira dos Índios, auxiliando nos trabalhos pastorais, principalmente nos “Encontros de Noivos” e “Acompanhamento dos Casais Pós-Matrimonio”, orientando-os na caminhada de Jesus.

Agamenon e Rosa lamentam a inoperância do Movimento Familiar Cristão em Palmeira dos Índios, devido ao comodismo da maioria de seus membros, mas fica feliz com a iniciativa da Equipe Maceió em reestruturar o MFC no interior alagoano, especificamente na cidade de Palmeira dos Índios.

O casal ficou na incumbência de reunir um grupo de mefecistas para que em uma data próxima seja realizada uma reunião com mefecistas locais e a Equipe Maceió do Movimento Familiar Cristão que trabalha na reestruturação do MFC no interior alagoano.

Vamberto, vice-coordenador da Equipe Maceió, disse da sua alegria em saber que o MFC de Palmeira dos Índios ainda respira e existe uma forte possibilidade de voltar a ser um MFC atuante e forte em defesa da família cristã palmeirense.

MFC/SANTANA DO IPANEMA RECEBE MFC/MACEIÓ

A caravana de mefecistas maceioenses composta pelos casais Vamberto e Marly; Gilson e Nana; Gastão e Eluza; Cláudio e Seilza; Jorge e Penha estiveram no último sábado, 03, na cidade de Santana do Ipanema para uma visita as lideranças mefecistas naquela cidade e foram recebidos por Janio Gomes dos Santos, integrante do MFC/Santana do Ipanema (AL).

Janio relatou aos mefecistas maceioenses as dificuldades que passa o MFC naquela cidade com a mudança de alguns de seus membros para outras cidades e capital alagoana. Disse também da vontade de reerguer o Movimento Familiar Cristão em Santana do Ipanema, se comprometendo a reunir os mefecistas de Santana do Ipanema para uma reunião mais ampla com a Equipe Maceió que trabalha na reestruturação do MFC no interior alagoano.

Nota-se o entusiasmo de Janio Gomes em desenvolver um trabalho em prol da reorganização do MFC em Santana do Ipanema, para isso conta com outros companheiros fieis a caminhada mefecista.

Santana do Ipanema já nucleou em uma mesma Nucleação mais de sessenta casais, tendo sido destaque dentro do Movimento Familiar Cristão pela sua atuação em prol da família.


Estimados companheiros do MFC do Brasil e da América Latina
-
Neste quatro de outubro, quando celebramos o dia Latino-americano do MFC, nos confraternizamos por pertencer a grande família latino-americana do Movimento, participando como laico engajado na construção de um mundo mais justo e fraterno, onde cada membro é protagonista de sua história, recebendo a alegria dos acertos e buscando minimizar os erros, para maior glória do Senhor.
-
É um dia de comemoração, e por isso mesmo um dia para refletirmos a quanto anda a família latino-americana diante das mudanças de valores ocorridas na sociedade atual, onde o ter supera o ser, deste modo as coisas tem mais valor que as pessoas e a integridade da criação é banalizada. Portanto, nós como movimento de Igreja não podemos nos omitir nestas questões, se queremos deixar um legado que seja capaz de construir uma família mais saudável para nossos descendentes.
-
Com carinho e amizade,
-
José Newton e Ariadna
à serviço do MFC do Brasil

PARA REFLETIR!

DA PRÓXIMA VEZ QUE VOCÊ PENSAR QUE DEUS NÃO PODE USÁ-LO, LEMBRE-SE QUE...
-
ABRAÃO era velho demais;
-
ISAQUE era um sonhador;
-
JACÓ era um mentiroso;
-
MOISÉS tinha um problema de gagueira;
-
GIDEÃO estava com medo;
-
SANSÃO tinha cabelo comprido e era um mulherengo;
-
RAABE era uma prostituta;
-
JEREMIAS e TIMÓTEO eram jovens demais;
-
DAVI teve um adultério e foi um assassino;
-
ISAIAS pregou pelado;
-
JONAS fugiu de Deus;
-
NOEMI era uma viúva;
-
faliu;
-
JOÃO BATISTA comia gafanhotos;
-
PEDRO negou Cristo;
-
Os DISCIPULOS caíram no sono enquanto oravam;
-
MARTA se preocupava com tudo;
-
MARIA MADALENA foi, bem, você sabe...;
-
A MULHER SAMARITANA tinha se divorciado, e teve maridos que não eram dela...;
-
ZAQUEU era pequeno demais;
-
PAULO era religioso demais (fanático);
-
TIMÓTEO tinha uma úlcera; e
-
LÁZARO ESTAVA MORTO!... Agora não tem mais desculpas.
-
“DEUS ESTA ESPERANDO USAR TODO O SEU POTENCIAL”.

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A PROFECIA DO CASAMENTO
Pe. Virgílio, ssp

Não é muito frequente que o homem e a mulher se amem em plenitude, se bem que a aspiração ao amor total e pleno seja quase sempre universal. É raro porque o verdadeiro sentido de nossa vida está no futuro, para onde caminhamos, em busca de um amor que seja eterno
.
Quando Jesus lembra aos fariseus que “no princípio não era assim” e não existia divórcio ou separação, quer lembrar-nos que só havia uma exigência clara da palavra de Deus: que o homem e a mulher vivessem unidos no amor, num relacionamento de igualdade e de reciprocidade.

Não se tratava de cumprir uma lei ou um mandamento. Tratava-se de respeitar uma profecia. E a profecia era esta: “O homem não separe o que o amor uniu”, mas ela e ele formem uma só carne.

Do ponto de vista do evangelho, o divórcio não faz sentido. O evangelho entende que o amor é por si mesmo indissolúvel. E isso não por coação externa, e sim por escolha, por decisão espontânea dos dois.

Os vínculos que nunca rebentam são os que nascem da liberdade e se fundamentam na lei do amor, o qual postula esquecer a si mesmo e viver pelo outro. A esta altura, o que vale mesmo é o dom recíproco da vida pela vida.

A imagem de Cristo na cruz deve sugerir a medida do amor nupcial. Pois, quando falamos desse amor, queremos entender a entrega de si mesmo, como Cristo se entrega na cruz.

Esse é o amor no sentido evangélico e profético, como o próprio Jesus o entendeu. E eis por que o amor entre homem e mulher é “sacramento”: porque é sinal daquele mistério profundo que levou o Filho de Deus a morrer numa cruz, fazendo-se dom para a humanidade inteira. Essa é a “profecia” do casamento.

EVANGELHO Marcos 9,38-43.45.47-48
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor. 41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48’onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’”. – Palavra da salvação.