domingo, 7 de junho de 2009

NOITE DE FORMAÇÃO DO MFC

Dando prosseguimento a série de NOITES DE FORMAÇÃO, o Movimento Familiar Cristão de Maceió promove a palestra “PAULO APÓSTOLO”. O evento será realizado na próxima terça-feira (09/06), às 19:30h, no Auditório da APALA (Travessa Robert Simonsen, 178, Gruta de Lourdes – por trás do Hospital do Açúcar). A palestra é aberta a todos os mefecistas e seus convidados.

O assunto será debatido pelo Padre Judá, capelão do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e profundo conhecedor de São Paulo Apóstolo. O objetivo da palestra é refletir sobre a Bíblia e as cartas de Paulo, transportar suas mensagens para o dia-a-dia, aproximá-las da comunidade mefecista.

Bento XVI proclamou um especial Ano Jubilar dedicado a São Paulo, de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009, para celebrar os dois mil anos do seu nascimento. O Papa, na homilia em que anunciou este grande acontecimento para Igreja, nas Primeiras Vésperas da Solenidade dos santos Pedro e Paulo, em 28 de Junho de 2007, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma, motiva toda a igreja para que se organizem iniciativas dignas deste evento.

O MFC MACEIÓ vem disponibilizando neste período, condições úteis para os mefecistas melhor viver o Ano Paulino com palestras, participação em Seminários, estudo em grupos, reflexão e oração.

FESTA JUNINA DO MFC MACEIÓ








Para uma melhor visualização, clique nas imagens
O sábado (06) foi de festa no Clube da AMPAL (Associação do Ministério Público de Alagoas), onde se realizou a já tradicional festa junina do “MFC MACEIÓ”.

Aproximadamente 350 pessoas, famílias inteiras, participaram da grandiosa festa, num verdadeiro espírito democrático de congraçamento, para comemorar com toda a família mefecista, mais uma passagem de uma das nossas mais tradicionais festas, a FESTA JUNINA.

Essas oportunidades festivas são os momentos em que todas as Equipes de Base se unem, num evento único, e o espírito de união e solidariedade se solidifica, estreitando laços, quebrando distancias e protocolos sociais. Assim, os nossos relacionamentos, nossas vivências, nossas atuações no MFC, geram um comportamento de afeição, de amor, de fraternidade e de simpatia, resultando nas nossas grandes amizades fixadas ao plano de Deus.

Como sempre, o Movimento Familiar Cristão de Maceió contou com a parceria de grandes amigos, na organização de suas festividades juninas. Dessa vez foi importante o apoio da AMPAL, através da sua diretoria na cessão do seu clube, no apoio e suporte de vários mefecistas para a montagem de toda a estrutura do evento, que contou com muito forró-pé-de-serra, bebidas, comidas típicas, a tradicional quadrilha-junina e prêmios para os mefecistas “casal melhor caracterizado”, “as duas crianças melhor caracterizadas” e “casal melhor dançarino”.

Assim, o Movimento Familiar Cristão de Maceió reafirma o seu compromisso de ter como carisma a valorização do amor conjugal, a construção de famílias mais felizes para que o mundo seja mais justo e solidário, lutando para construir uma sociedade mais justa e igualitária, baseada no amor e na solidariedade.
Colaboraram financeiramente para a realização do FORRÓ DO MFC os mefecistas: Helion e Verônica, Jorge e Penha, João Cassella e Patrícia, Gilson e Nana, Vamberto e Marly, Milton Peixoto e Val, Ailson e Simone, Neto e Rita, Miguel e Paty, Robson e Rose, Fernando Fon e Luciana e James e Fátima.

SANTÍSSIMA TRINDADE



TRINDADE, COMUNIDADE DE AMOR
Pe. Paulo Bazaglia, ssp

Na celebração da Santíssima Trindade, a liturgia propõe o final do Evangelho de Mateus, texto missionário em que Jesus ressuscitado encarrega os discípulos de continuar sua atividade.

A Trindade, perfeita comunidade de amor, é o modelo para todos os seguidores de Jesus, que têm no mundo a missão de constituir comunidades acolhedoras, onde se vive o amor fraterno.

Daí que Jesus envia os discípulos, e a nós hoje, com a missão de fazer de todas as pessoas discípulos por meio do batismo em nome da Trindade. O batismo, que insere os filhos de Deus na comunidade cristã, ao ser feito em nome da Trindade santa, recorda a cada cristão que a unidade de amor existente em Deus é desafio a perseguir aqui nesta terra. E isso só é possível porque, por força desse mesmo batismo, em nós habitam o amor do Pai criador, o exemplo e a graça do Filho salvador e a força animadora do Espírito santificador, Espírito que nos permite recordar e atualizar hoje o que Jesus fez e falou há 2 mil anos.

É o Espírito, também, que nos impele a seguir o mandato de Jesus de ensinar a todos a observar tudo o que ele falou, começando com o exemplo e a coerência da própria vida. O mesmo Espírito, aliás, que nos mantém na certeza de que a Jesus foi dada toda a autoridade e de que ele estará conosco até o fim dos tempos...

Celebrar a Trindade, portanto, é celebrar a perfeita comunhão de amor de Deus. É celebrar nossa própria missão, pois, pelo batismo, somos marcados pelo selo do amor de Deus trino, com a vocação de vivenciar em comunidade o amor divino, acolhendo e integrando a todos. Este é o caminho: o amor que está em Deus estará também em nós à medida que levarmos adiante nossa missão em comunidade, propondo gratuitamente a todos a vida nova por nós assumida por força do batismo, que nos insere na dinâmica de amor da Trindade.

EVANGELHO Mateus 28,16-20
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”. – Palavra da salvação.

-