quinta-feira, 13 de maio de 2010

HOJE É ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE AILSON E SIMONE

Ailson e Simone (foto), casal coordenador do Grupo Caná da Galileia (MFC MACEIÓ), festejam hoje (13), Bodas de Estanho, 10 anos de feliz união que resultou no nascimento de dois lindos filhos, Artur e Nathália.

São 10 anos de uma vida bem vivida, talvez aprendida, curtida, de momentos felizes, momentos de desafios, muitas alegrias... Alegrias compartilhadas com a família e os amigos que surgiram durante esses 10 anos de casamento.

Ailson e Simone estão comemorando um dia muito especial, daqueles que nunca se esquece… Nunca se apaga da memória… O aniversário de casamento… Muitas dificuldades enfrentaram na vida… Muitas lutas venceram juntos; isso é uma demonstração de amor, carinho, perseverança… Foi preciso ter muita coragem para vencer tudo que venceram, tudo que passaram… Isso tudo é um grande exemplo de vida, de verdadeiro sentimento que têm, um pelo outro.

"E neste dia bonito e alegre, que estão comemorando aniversário de casamento, queremos desejar tudo de mais excelente em suas vidas, muito sucesso, e que este casamento dure por muitas eternidades… Parabéns!" É o desejo sincero de todos os componentes dos Grupos Caná da Galileia, Ágape e de todos os seus amigos do MFC MACEIÓ.

IDOSOS DEVEM FICAR ATENTOS À HIPERTENSÃO

A cada cinco pessoas, uma é hipertensa no Brasil. A doença é silenciosa e é mais comum na terceira idade, em mulheres após a menopausa e em idosos, sendo que 75% das pessoas acima dos 70 anos são hipertensas.

De acordo com a cardiologista e professora da Universidade Nove de Julho (Uninove), Josiane Motta e Motta, os sintomas aparecem muito tarde ou quando já existe o comprometimento de órgãos alvos, como os rins, o coração e o cérebro.

“Há uma predisposição familiar, mas os chamados fatores de risco – como diabete, obesidade, ingestão excessiva de álcool ou de sal e os aumentos do colesterol, do tabagismo, do sedentarismo e da idade avançada – aumentam a chance de a hipertensão arterial provocar um enfarte agudo do miocárdio, um acidente vascular cerebral (derrame) e a falência dos rins”, explica a especialista.

Dor de cabeça logo ao acordar pode ser um sintoma de hipertensão grave e o diagnóstico, explica a cardiologista, se dá após duas visitas em dias diferentes ao consultório.

Josiane lembra ainda que a Sociedade Brasileira de Cardiologia considera pré-hipertensas as pessoas com pressão arterial acima de 139 x 89 mmHg e recomenda a mudança do estilo de vida, com a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 20 minutos ao dia.

Além da atividade física, a médica frisa que diminuir o sal é muito importante. “A recomendação é menos de 5 gramas de sal por dia. Portanto, devem ser evitados alimentos industrializados, responsáveis por 70% do sal que o brasileiro consome, e o saleiro à mesa”, orienta Josiane.

A especialista diz ainda que 9 gramas de sal geram retenção de 1 litro de água, o que sobrecarrega o coração. É recomendada uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, potássio e em cálcio, com pouco sal e sem gordura saturada para diminuir a hipertensão.
-
Fonte: UOL