sábado, 9 de julho de 2011

SAIBA COMO COMBATER O COLESTEROL ALTO

-
SAIBA COMO COMBATER O COLESTEROL ALTO

Dr. Nabil Ghorayeb
Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte;
Doutor em Cardiologia pela FMUSP.

Hoje em dia muito se fala sobre colesterol, mas é importante lembrar que só exercícios não o reduzem! Apesar da maioria das pessoas saberem algo sobre o colesterol, vamos esclarecer o que é mito e o que é verdade.

O colesterol é uma substância necessária ao nosso organismo, mas quando suas taxas no sangue se elevam, torna-se um perigoso fator de risco. O Colesterol é o resultado do metabolismo das gorduras saturadas com algumas subdivisões, sendo duas importantes: HDL, o bom colesterol, e LDL, o mau colesterol.

O nível do LDL pode estar elevado por dois fatores principais: genética e alimentação rica em gorduras. Consideramos o fator genético como o mais importante. A maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio corpo, cerca de 70%, no fígado, enquanto apenas 30% provêm da alimentação. Existem pessoas que já nascem geneticamente destinadas a serem grandes produtoras dessa substância.

O colesterol não tem nada a ver com excesso de peso, pois indivíduos magros podem ter níveis de colesterol alto. O colesterol só existe nos alimentos de origem animal e entre os mais ricos em gorduras saturadas temos: carnes, frutos do mar, miúdos, gema de ovo, leite e derivados, linguiça, salsicha, salame e presunto. Óleos e azeites comuns não têm colesterol, apenas o de dendê possui gordura saturada que aumenta o LDL.

Lembro que o Colesterol é fundamental para a vida, porque faz parte da constituição da membrana celular (capa que reveste as células dos tecidos) e constitui-se em matéria prima para a fabricação da bile, dos hormônios e da vitamina D. O excesso do LDL é que o torna danoso, pois participa da formação das placas de gordura (aterosclerose) que obstruem as artérias do corpo, principalmente do coração (as coronárias e as do cérebro). No sangue ele pode estar livre ou fazendo parte das chamadas lipoproteínas (aglomerado de colesterol, proteínas e gorduras que circulam pelas artérias e veias).

Sua elevação é, portanto, indesejável e deve ser combatida. Já o colesterol contido nas lipoproteínas HDL, o bom colesterol, não participa do processo de obstrução das artérias e tem ainda um efeito protetor, porque retira o colesterol dos tecidos e do sangue e o leva para o fígado onde é eliminado ou reaproveitado. Portanto, quanto mais HDL mais se evita a obstrução das artérias pela aterosclerose.

Algumas dicas são úteis: alimentos funcionais elevam o colesterol bom diminuindo o ruim. Para reduzir o colesterol coma mais fibras, frutas com casca e verduras, cereais, grãos, aveia, alimentos integrais, soja e maçã. Não reaproveite o óleo já utilizado na cozinha, diminua o consumo de maionese, bolachas recheadas e alimentos cremosos.

Leia com atenção o rótulo dos alimentos e evite os que contêm gordura saturada e trans. Coma mais grelhado, assado ou cozido de peixes, aves sem a pele e, por que não alguma carne vermelha. Porém evite frituras. Infelizmente comer ou beber limão, laranjada com berinjela e alho não diminui a taxa do colesterol. Os derivados da uva são agora reconhecidos como alimentos que elevam o HDL, tanto o suco, como o vinho tinto (este não mais do que uma taça por dia).

O valor ideal do HDL é acima de 40 mg/dl. Os exercícios físicos não reduzem o LDL a níveis normais - É necessária alimentação saudável e medicamentos, e o valor do LDL a ser alcançado é menos de 80 mg/dl para quem tiver tido alguma doença cardiovascular e entre 100 e 120 mg/dl para os sadios.

Pessoas que têm parentes diretos com colesterol alto e familiares com aterosclerose devem conhecer os níveis do seu colesterol. Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 20 cidades, incluindo São Paulo, constatou que 40% da população têm níveis anormais (elevados) de colesterol total. Pesquisas indicam que mesmo um pouco elevado não é seguro deixá-lo sem correção.