domingo, 6 de outubro de 2013

MFC MACEIÓ E MFC ALAGOAS SE REÚNEM COM SUAS EQUIPES NESTA SEGUNDA-FEIRA (07)


A
s coordenações de Estado de Alagoas e Cidade de Maceió do Movimento Familiar Cristão têm reuniões marcadas para esta segunda-feira – 7 de outubro, com suas assessorias para deliberarem assuntos pertinentes as suas atividades nas respectivas áreas de atuação.

Às 19h30min, a Coordenação Geral do MFC MACEIÓ se reúne na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580 – Pajuçara), com todos os membros da Equipe Cidade de Maceió, Coordenação e Vice Coordenação Geral, Coordenadores de Equipes de Trabalho e Assessorias que atuaram na 30ª NUCLEAÇÃO, para a REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA 30ª NUCLEAÇÃO DO MFC MACEIÓ.

Esta reunião é importante para a elaboração de futuros encontros do Movimento Familiar Cristão de Maceió, oportunidade que serão avaliados os trabalhos desenvolvidos pelos dirigentes, equipes de trabalho e palestrantes durante o encontro.

Também às 19h30min, na residência do casal Vamberto e Marly (Ponta Verde), a Coordenação Estadual do MFC ALAGOAS se reúne com a Equipe de Coordenação Estadual e suas assessorias para definirem o planejamento estratégico do MFC ALAGOAS que será apresentado na próxima reunião do Conselho Estadual.

Outro ponto a ser discutido nesta reunião da ECE, são as propostas que serão apresentadas na reunião do Conselho Diretor Nordeste do MFC, que acontece nos próximos dias 18, 19 e 20, em Lauro de Freitas – Bahia.

O Movimento Familiar Cristão em Alagoas têm na coordenação e vice os casais Gilson e Nana (Grupo Mãos Dadas) e Rainey e Anamaria (Grupo Genezaré)

O Movimento Familiar Cristão em Maceió têm na coordenação e vice os casais Péricles e Ula (Grupo Vida) e Jorge e Penha (Grupo Caná da Galileia).

HOJE, 209ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

LITURGIA DO 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 06/10/2013

    
LITURGIA DO 27º DOMINGO
DO TEMPO COMUM


PRIMEIRA LEITURA (Hab 1,2-3; 2,2-4)

Leitura da profecia de Habacuc:
2Senhor, até quando chamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres?

3Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia.

2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

RESPONSÓRIO (Sl 94)

— Não fecheis o coração; ouvi vosso Deus!

— Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva!/ Ao seu encontro caminhemos com louvores,/ e com cantos de alegria o celebremos!

— Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra,/ e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!/ Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,/ e nós somos o seu povo e seu rebanho,/ as ovelhas que conduz com sua mão.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:/ “Não fecheis os corações como em Meriba,/ como em Massa, no deserto, aquele dia,/ em que outrora vossos pais me provocaram,/ apesar de terem visto as minhas obras”.

SEGUNDA LEITURA (2Tm 1,6-8.13-14)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:
Caríssimo: 6Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos.

7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade.

8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus.

14Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

EVANGELHO (Lc 17,5-10)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!”.

6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’

8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?

10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

REFLEXÃO
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

A FORÇA DA FÉ
Ninguém faz favor a Deus por ter fé. É complicada esta parábola de Jesus sobre o servo que, depois do trabalho do dia, tem que servir o patrão e ainda dizer que é um servo inútil. A proposta de Jesus, que lemos neste texto está unida aos textos sobre a misericórdia de Jesus para com os 10 leprosos e a fé que cura. Por que os discípulos pedem que Jesus lhes aumente a fé? Porque viram que ela é exigente. Para seguir Jesus é preciso fé. Fé é responder e aderir com amor a Deus que nos chama a Si e para nos dedicarmos aos irmãos. A palavra inútil no original grego dá o sentido de inutilidade, mas originariamente corresponde à palavra de Jesus no contexto do envio dos discípulos em missão: “De graça recebestes de graças deveis dar” (Mt 10,8). Anunciar a fé e fazer milagres é um dom. Não é obra nossa. A força da fé está no servir. Serviço gratuito significa vida. Jesus serviu até o fim e só pediu ao Pai que recebesse seu espírito. Nem a ressurreição lhe pediu. Sabia que, estando nas mãos do Pai, nada lhe faltaria. Deus não tem obrigação de estar premiando nossa fé e nossa boa vontade. Serviço pago é negócio. A fé pequena como uma sementinha tem poder de transplantar uma planta e lançá-la no mar. É a mesma fé que moveu Abraão a deixar a terra, Moisés abrir o mar e tirar água da rocha. Não se trata de milagre, mas de uma vida movida pela fé. Fé não é enfeite da religião cristã, é o que move sua vida no seguimento de Jesus até à cruz. Paulo ensina a Timóteo a guardar o depósito da fé. A fé deve ser reavivada continuamente, como se sopram brasas para se manter aceso o fogo.

FÉ DÁ SEGURANÇA
Esta é a fé que vai crescer no discípulo. A segurança está na certeza que Deus fará acontecer Sua palavra, conforme no diz Habacuc. Fé não é um pulo no escuro, mas jogar-se na certeza de Deus. Lembramos a expressão usada para uma criança saltar nos braços do pai: “Pula que o papai te pega!”. Não existe o medo, mas a certeza porque sempre deu certo. O justo viverá pela fé (Hb 2,4): A fé dá um sustento acima das condições humanas. Por isso as seguranças humanas são secundárias. O modelo da fé é a vida de Jesus que confiou no Pai. Paulo diz: “Eu sei em quem acreditei” (2Tm 1,12). A autossuficiência limita a pessoa no vazio. Mesmo que sintamos nossa fé muito fraca, sabemos que ela tem sempre a força de Deus como a sementinha que produz uma grande árvore.

CORRESPONDÊNCIA À FÉ
Nós continuamos com nossa simplicidade a servir sem receber em troca a não ser o direito de continuar servindo. A prova da fé é jogar-se no amor ao próximo. Não existe fé sem amor. Não basta dizer eu creio em Jesus. É preciso manifestar pelas obras da caridade. Onde existe o amor existe a fé em Jesus e a vida eterna. Remover montanhas é sair de si e jogar-se no mar do amor ao próximo e na dedicação aos mais desfavorecidos, também espiritualmente. Isso é ser servo inútil. Fazer o que se deve fazer sem se preocupar com pagamento, com honra e glória. O Papa Francisco nos ensina que tudo acontece na humildade. Aumentar a fé significa aumentar a confiança. Reavivar a fé é dar força ao dom de Deus que nos foi dado. Tudo faremos com o poder do Espírito. A fé recebida deve ser testemunhada. Se não há o testemunho é porque ainda não foi acolhida. A fé é uma fortaleza. Na simbologia cuneiforme (escrita da Babilônia) o desenho da palavra fé é uma muralha. Esta fidelidade exige de nós, mas é uma defesa contra uma vida maquiada de fé, sem coerência. Por isso em cada celebração dominical professamos nossa fé.

ORAÇÃO
                             
Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis, no vosso imenso amor de Pai, mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir.  Amém!

Editado por JorgeMacielNews