sábado, 27 de junho de 2009

29 DE JUNHO - SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Em homenagem a São Pedro, fogueiras são acesas, mastros são erguidos com as suas bandeiras e fogos são queimados. Porém, não há na noite de 29 de junho a mesma empolgação que está presente na festividade de São João.

Em homenagem a este santo são realizadas procissões terrestres, organizadas pelas viúvas e as fluviais, pois, São Pedro é caracterizado como protetor dos pescadores.

São Paulo também é festejado com São Pedro, pois os dois foram julgados e condenados no mesmo dia, sendo que o primeiro não é destacado nas festividades deste mês. Encerra-se assim, o ciclo das celebrações dos santos juninos.

SÃO PEDRO
O
apóstolo - pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos por sua história pessoal. Homem de origem humilde, que foi apóstolo de Cristo e posteriormente encarregado de fundar a Igreja católica, tendo sido assim, o primeiro papa.

Depois da sua morte, São Pedro segundo a tradição católica, São Pedro foi nomeado o chaveiro do céu. Para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas.

Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover, assim quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, suas mães tentam acalmá-las dizendo: "é a
barriga de São Pedro que está roncando"
ou "ele está mudando os móveis do lugar".


No dia 29 de junho, São Pedro é cultuado como protetor das viúvas (sendo estas mulheres que, geralmente, organizam a sua festa) e dos pescadores e são realizadas procissões marítimas em sua homenagem em todo o Brasil.

Dizem que as pessoas, quando chega o dia de São Pedro, estão muito cansadas por causa da noite joanina e já não têm resistência para grandes folias, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações da festa.

No dia de São Pedro, todo homem que tem Pedro ligado a seu nome deve acender fogueiras na porta das suas casas e amarrando-se uma fita no braço de um Pedro, ele se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida a pessoa que o amarrou, em homenagem a São Pedro.

A bondade, a simplicidade e boa - fé deste santo, pode ser exemplificada através da seguinte história:


São Pedro, discípulo de Jesus nascido em Betsaida, cujas principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio Pedro.

Irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum. Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus por seu irmão, em Betânia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de João Batista.

No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo.

Convertido, transformou-se em líder dos apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Teve, também, seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negação, e de consagração, pois foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar.

Após a Ascensão, presidiu a assembléia dos apóstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes e peregrinou por várias cidades.

Após se encontrar com São Paulo, em Jerusalém, passou a viver em Roma, onde, segundo a tradição, foi executado por ordem de Nero. Conta-se, também, que pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

É festejado no dia 29 de junho, um dia de importantes manifestações folclóricas, principalmente no Nordeste brasileiro.

SÃO PAULO
N
asceu em Tarso da Sicília, por volta do ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, era também cidadão romano. Desde pequeno foi educado conforme a doutrina dos fariseus. Destacou-se como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs.

Foi conivente com o assassinato de Santo Estevão. Sua conversão ocorreu de modo inesperado quando ele estava a caminho de Damasco, liderando uma perseguição contra os cristãos daquela cidade.

Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformado-o de cruel perseguidos dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios. Paulo consagrou toda a sua vida a serviço de Cristo, viajando por todo o mundo, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo.

Percorreu a Ásia Menor, a Grécia e Roma. São Paulo era o mais culto dos apóstolos. Era homem de grande poder de liderança.