quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ANIVERSARIANTE DO DIA - ROBINHO DE MARIANA


A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO PERTENCER


    
A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO PERTENCER

S
egunda-feira à noite depois de uma maravilhosa reunião de trabalho com o grupo que estará à frente da 1ª Nucleação para jovens do MFC Alagoas, sozinho em casa, Aninha e os meninos já dormindo, fiquei refletindo sobre mais essa etapa que nos engajamos.

Veio a minha mente o livro do escritor checo Milan Kundera denominado “A insustentável leveza do ser”. Nele o autor desenvolve uma historia em torno dos acontecimentos políticos de Praga em 1968. Tudo está envolto em uma trama de amores e tristezas de quatro personagens: Tomás, Teresa, Sabina e Franz.

Kundera trabalha no romance aspectos ligados ao conceito filosófico de leveza-peso e sua dualidade, minha grande amiga Yara e companheira de estudos, lá no Toro de Psicanálise que me perdoe qualquer erro a este respeito.

Olhando ontem cada pessoa reunida naquela sala vi leveza, mas com compromisso, engajamento e alegria. Diferente do que pensa o autor em seu livro.

Vi pertencer, sem o peso da obrigação de realizar por realizar. Enxerguei de novo, dentro de um grupo o brilho em cada olhar daquelas pessoas. Gente leve e feliz por acreditar estar fazendo o bem.

Parabéns a todos por entender que o leve – não precisa ser irresponsável para ser feliz. O compromisso – não precisa ser pesaroso para ser trilhado.