quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PREFEITO DE MACEIÓ QUER INSTITUIR “SEMANA DA FAMÍLIA”

O mês de setembro pode se tornar o período do ano com comemorações em Maceió voltadas especialmente para a família. Um projeto de lei encaminhado à Câmara de Vereadores pelo prefeito Cícero Almeida quer instituir a “SEMANA DA FAMÍLIA”, que passaria a ser celebrada sempre na segunda quinzena de setembro.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o prefeito justifica a proposta afirmando que “a data busca incentivar o debate a respeito de assuntos relacionados com a união familiar, por entender que a família é a base da sociedade”.

Ainda segundo a mensagem, a Semana da Família será comemorada em diversos locais públicos, mas, principalmente, nas escolas da rede municipal de ensino. “As universidades, as igrejas, os sindicatos, os movimentos e as organizações não governamentais serão convidados a contribuir para o trabalho de fortalecimento dos laços familiares em Maceió”, diz o texto do documento.
-
Fonte: SECOM/PMM

MFC BAHIA: RECURSOS OBTIDOS PELO MFC VÃO BENEFICIAR MORADORES DE ITAMARAJU

Por: Nilson Chaves Júnior
-
300 mil reais. Esse foi o montante que o MFC, Movimento Familiar Cristão da Bahia, conseguiu captar da Assembléia Legislativa do Estado, por intermédio do gabinete do deputado Valmir Assunção, Secretário Estadual de Combate a Pobreza.

Os recursos, oriundos de uma Subvenção Social, uma espécie de auxilio pecuniário concedido pelo Poder Público, foram obtidos em abril do ano passado, quando a atual vereadora Maria Clemildes de Jesus Nunes, a Clemildes (PV-BA), era a coordenadora do Movimento em Itamaraju.

Clemildes Nunes fez questão de deixar claro, que mesmo tendo a disponibilidade desses recursos em abril do ano passado, fez questão de só efetuar a aquisição dos equipamentos após o período eleitoral. “Achei melhor assim para não me beneficiar nas urnas com o trabalho do Movimento, se quisesse me beneficiar faria a compra antes das eleições”, argumenta.

A licitação (já concluída), foi feita no último mês de dezembro e, no último dia 22, depois do resultado, foi efetuada a compra dos equipamentos que estão sendo pagos á medida que vão chegando.

Outro ponto destacado pela vereadora Clemildes, hoje membro do Movimento Familiar Cristão, foi á utilização dos recursos neste município. Ela enfatizou que o MFC estadual, poderia estar pulverizando esse valor em vários municípios da Bahia, porém resolveu beneficiar apenas Itamaraju.

Para Benevaldo Guilherme Nunes, Secretário Estadual do MFC, a captação desse valor, só foi possível, graças á idoneidade e organização da instituição, que já foi reconhecida de Utilidade Pública no âmbito Estadual e busca esse reconhecimento na escala Federal, “toda nossa documentação hoje está isenta de qualquer mácula”, disse, acrescentando que o Movimento também tem grande capacidade de gestão, “temos um grupo hoje no MFC que consegue trabalhar, gestar programas e projetos no estado, com uma premissa muito grande”, enfatiza Benevaldo.

O Movimento Familiar Cristão ganhou notoriedade no município depois da implantação do CCI, Centro de Convivência do Idoso, uma entidade respeitada pelos excelentes serviços prestados aos homens e mulheres que vivem na 3ª Idade.

Com 50 anos de Brasil, o MFC é formado, em sua maioria, por pessoas ligadas a Igreja Católica, entretanto, o Secretário Estadual do Movimento faz questão de explicar, que a Instituição existe para formar pessoas, educar na fé e promover o bem comum, “nós não temos especificamente uma tutela de um grupo, mas somos na maioria Cristãos Católicos”, enfatiza.

Os 300 Mil reais da Subvenção Social serviram para financiar a compra de vários equipamentos e produtos, entre estes, um trator traçado Walmett, uma ambulância, um automóvel Volkswagem Gol, um microônibus com 16 lugares, micro computadores, uniformes e Instrumentos Musicais, que serão cedidos, por meio de comodato, a entidades que possam utilizá-los em benefício da coletividade.
O Deputado Valmir Assunção deve participar da solenidade de entrega dos equipamentos ás entidades beneficiadas, ainda sem data definida para acontecer.

Clemildes Nunes fez mistério quando questionada sobre o destino que será dado aos equipamentos, mas adiantou que o trator vai atender aos pequenos produtores de Itamaraju e a ambulância servirá as comunidades de Vila União e São Paulinho, no mesmo município. Ela também antecipou que o Centro de Convivência do Idoso, MST (Movimento dos Sem Terra) e a 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (43ª CIPM) estão entre as entidades beneficiadas.

O MFC quer agora o apoio da Prefeitura Municipal, de Associações ou empresas, que possam ajudar o Movimento a manter os equipamentos em funcionamento.