domingo, 4 de julho de 2010

MFC ENTREGA HOJE DONATIVOS A ARQUIDIOCESE

O Grupo Mascate de Feira de Santana, Bahia, doou ao MFC ALAGOAS, 2.253 peças de roupas novas (camisas, blusas, calças jeans, calças social, bermudas, bermudões, saias e shorts) de diversos modelos e tamanhos como donativo aos desabrigados pelas enchentes que atingiu mais de 20 municípios alagoanos.

Todo o material já se encontra com o MFC ALAGOAS e será entregue a Arquidiocese de Maceió que distribuirá com os desabrigados. A doação beneficiará todas as cidades atingidas pelas enchentes.

Devido à ausência de Dom Antônio Muniz Fernandes, bispo arquidiocesano de Maceió, que se encontra em Roma, a entrega de 36 volumes que pesam 750 kg, acontece na tarde deste domingo, dia 4 de julho, às 17 horas, ao Cônego João Neto, na Igreja de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran. Cônego João Neto é secretário Arquidiocesano de Maceió.

Às 17h30min, após a entrega das 2.253 peças de roupas novas, acontecerá a Santa Missa, organizada e animada pelo MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió.

A coordenação estadual e a Equipe Cidade de Maceió, convidam todos os mefecistas a se fazerem presentes durante a entrega dos donativos e participarem da Santa Missa (preferencialmente, vestidos com a camisa do MFC).

HOJE, 42ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Clique na imagem para melhor visualização)

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Prof. Diácono Miguel A. Teodoro

Hoje na Igreja celebramos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pelo martírio, recebem em toda a terra igual veneração.

Queremos agradecer a Deus a vida e a missão desses apóstolos, que não se deixaram vencer pelas dificuldades e nem se acovardaram diante dos poderosos, mas seguiram firmes no caminho de Jesus.

Aproveitemos este domingo para celebrarmos também a vida e a missão do papa, sucessor de Pedro.

Domingo 04/07/2010 - São Pedro e São Paulo

  • 1ª Leitura: At 12,1-11
  • Salmo 33(34): O Senhor salva os ânimos abatidos.
  • 2ª Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
  • Evangelho: Mt 16,13-19

Naquele tempo, Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesaréia de Filipe. Ali perguntou aos discípulos:

- Quem o povo diz que o Filho do Homem é?

Eles responderam:

- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.

- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.

Simão Pedro respondeu:

- O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.

Jesus afirmou:

- Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.

Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO - O simples Jesus de Nazaré, inserido na humanidade

Esta narrativa, envolvendo a questão da identidade de Jesus e a profissão de fé de Pedro, está associada à narrativa seguinte do primeiro anúncio da morte e ressurreição, conforme o querigma paulino.

Nos Evangelhos de Marcos e Lucas, a resposta de Pedro à pergunta de Jesus sobre sua identidade é breve: "Tu és o Cristo (messias)", e merece a repreensão de Jesus. Pedro e os demais discípulos acreditavam que Jesus seria o messias político esperado, que daria ao povo judeu a glória, como um novo Davi. Jesus rejeitava esta compreensão e procurava demovê-la da mente dos discípulos.

Mateus dá um novo sentido à resposta de Pedro. Acrescenta o título de "o Filho do Deus vivo". A expectativa messiânica gloriosa fica assim transferida da terra para o céu.

Sob esta nova perspectiva, que dá uma resposta à comunidade de Mateus, oriunda do Judaísmo, segue-se, agora, a fala de Jesus confirmando a profissão de seu messianismo celeste, ao declarar a fala de Pedro como revelação divina.

Com a visão teológica de Mateus ficam estabelecidas duas identidades para Jesus: uma é "o Filho do homem", o simples Jesus de Nazaré, inserido na humanidade, na sua humildade, porém dignificando-a e divinizando-a; a outra é o Cristo (cristo em grego, messias em hebraico), que é o Jesus ressuscitado, manifestado em poder e glória nos céus.

A exaltação da pessoa de Pedro sugere uma inserção redacional eclesiológica para confirmar a sua supremacia à frente da nova Igreja nascente.

Nos Atos dos Apóstolos (primeira leitura) evidencia-se o destaque que é dado a Pedro, dentre os discípulos que conviveram com Jesus.

Paulo, com seu trabalho missionário, registrado em suas cartas (segunda leitura) e em Atos, conquistou também um lugar de preeminência na Igreja, ao lado de Pedro.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo.