domingo, 24 de janeiro de 2010

(Clique na imagem para uma melhor visualização)

HOJE, 21ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN

(Para melhor visualização, clique na imagem)

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM


PROFECIA EM FAVOR DOS POBRES
Pe. Paulo Bazaglia, ssp


No culto da sinagoga de Cafarnaum, Jesus apresenta o programa de sua missão. Depois de proclamar o texto do profeta Isaías (61,1-2), faz a “homilia” – ou comentário – tão breve e decisiva: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

Com poucas palavras, Jesus assume o papel do Messias-Profeta anunciado por Isaías. E o faz com a força do Espírito Santo, que o Evangelho de Lucas apresenta agindo desde seu nascimento, no batismo, nas tentações no deserto e no início de sua atividade na Galileia – Espírito que o acompanhará durante toda a missão.

O programa de ação de Jesus consiste em anunciar a boa notícia aos pobres, proclamando libertação aos que estão presos, visão aos que estão cegos, liberdade aos que estão oprimidos. Ao assumir essa missão profética, Jesus declara o ano jubilar da graça de Deus, um ano para que as dívidas e pecados sejam perdoados e as injustiças reparadas.

Jesus é consagrado, vem da parte de Deus e para libertar. Ele bem sabe que não pode haver liberdade verdadeira com a fome, a miséria, a doença, a prisão. O Messias-Profeta continua entre nós e conta conosco para que o “ano da graça” de Deus seja não apenas uma esperança distante, mas realidade concreta nas conquistas de liberdade e vida em favor dos pobres.

Jesus deixou claro que o evangelho é boa notícia de libertação para os pobres e injustiçados. Não é uma mensagem genérica que serve tanto para dar “conforto espiritual” aos que vivem na miséria quanto para apaziguar a consciência dos que exploram a miséria alheia em benefício próprio.

O mesmo Espírito que fortaleceu Jesus em sua missão terrena está em nós, animando e encorajando nossa missão. Olhando para o programa de vida de Jesus, perguntamo-nos: qual é nosso projeto de vida? A quem estamos levando a boa notícia de Jesus? É tempo de programar nossa missão. É tempo de estar atentos ao Espírito de Deus em nós.