sábado, 7 de janeiro de 2012

MEFECISTA ALAGOANO PARTICIPA DO GRUPO NACIONAL DE APOIO A DESASTRES

Ten Cel BM Gilson Romeiro
A
 Secretaria Nacional de Defesa Civil convocou militares de todos Estados do Brasil para compor o Grupo de Apoio a Desastres – GADE. Entre os convocados está o Secretário Executivo da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Gilson Romeiro, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas – CBMAL e membro do Movimento Familiar Cristão de Alagoas.

O Grupo de Apoio a Desastres – GADE faz parte do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC - e representa a Coordenadoria Estadual em atividades no âmbito federal, estadual e municipal. O objetivo do Grupo é desenvolver ações de resposta e reconstrução do desastre, visando reduzir danos e prejuízos com foco na saúde, segurança e assistência social podendo assim acompanhar a população afetada no cenário do desastre.

Os convocados participaram entre os dias 12 e 16 de dezembro, em Brasília da segunda turma do treinamento de apoio a desastres. Os militares foram avaliados pelas experiências em gerenciamento, no fator técnico-profissional e na capacidade de liderança.

“Sinto-me orgulhoso em fazer parte do GADE, é um grupo qualificado que se assemelha a uma força tarefa, mas voltado a treinamentos aplicados a desastres. Seremos multiplicadores nos conhecimentos que obtivemos no treinamento”, relata Gilson Romeiro.

Na madrugada do dia 5, o alagoano Gilson Romeiro partiu para Vitória, Espírito Santo, para apoiar ações de ajuda humanitária aos afetados das fortes chuvas. Ao chegar à Vitória, se reuniu com o Governo do Estado, definindo ações preventivas para municípios afetados pelas chuvas, bem como a mitigação para possíveis comunidades que podem ainda ser afetadas por deslizamentos. Participaram da reunião o Governador do Espírito Santo, Secretário Nacional de Defesa Civil, membros do GADE - Grupo Apoio a Desastres da CENAD-DF, Coordenação Estadual de Defesa Civil, membros da Força Tarefa do SUS-Ministério da Saúde e Secretariado do Governo.

Na reunião ficou definido total apoio a Coordenação Estadual de Defesa Civil do Espírito Santo nas medidas preventivas. Na manhã da sexta-feira, dia 6, foram iniciados as visitas aos municípios afetados pelas fortes chuvas, sendo prioridade os municípios com tendência a deslizamentos.

Segundo o tenente-coronel BM Gilson Romeiro, um grupo de militares continua em Brasília monitorando e acompanhando todo evento, gerando apoio aos afetados, já foram deslocados in loco Oficias e Praças de Corpo de Bombeiros que compõe as Defesa Civis dos Estados, dando alertas antecipados para minimizar danos e vitimas fatais.

O Grupo de Apoio a Desastres – GADE está atuando nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo que sofrem com as fortes chuvas e estão com vários municípios com muita gente desabrigados e com vitimas fatais.

Não há previsão de retorno aos seus Estados de origem dos militares que estão servindo ao Grupo de Apoio a Desastres – GADE.