sexta-feira, 19 de outubro de 2012

OLHAI, VIGIAI, ORAI

Rivoldo - Grupo Iluminar

Rivoldo Costa Sarmento Jr
Grupo Iluminar – MFC Maceió

"Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos”. (Efésios 6,18)

E
stamos iniciando novo trabalho em prol da evangelização em nome de Jesus.

Nessa messe, onde são poucos os trabalhadores, fomos chamados e escolhidos por Ele para essa vinha, onde o objetivo é produzir uma colheita de frutos para o Senhor. Sabemos ainda que Ele não escolhe os preparados. Ele prepara os escolhidos.

Sabemos também que existirão diversas adversidades, pois, nessa tarefa, não é contra homens de carne e sangue que lutamos, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.

Portanto, para que não vacilemos, busquemos entender aquilo que Ele nos dirá observando os seguintes preceitos:

OLHAR, VIGIAR E ORAR - mandamentos do Senhor, dos quais depende a nossa posição espiritual.

Se você vigia, mas não ora está perdendo forças para a batalha, e se você ora, mas não vigia, você vai perder a batalha orando.

Devemos realmente estar orando e vigiando se quisermos ter vitória.

Vejamos a importância desses três mandamentos do Senhor:

OLHAI - Se um guarda noturno está no seu trabalho ele não pode dormir, pois a função dele é guardar e por em segurança aquilo que lhe foi confiado. Ele deve está atento a tudo. Antes de vigiar ele deve estar olhando. Pois assim ele verá qualquer presença estranha. Ao olhar essa estranha presença, estará dando o primeiro passo para desempenhar satisfatoriamente a sua função.

Mas para ele ter sucesso, não deve só ficar olhando. É preciso vigiar para entender se essa estranha presença é um ladrão. E se assim for, ele possa impedir a sua ação.

VIGIAI - é estar na posição de ataque. É estar pronto para rejeitar e banir todos os dardos inflamados do maligno. Temos de estar com a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, em punho. Só assim venceremos o maligno e impediremos que entre e nos roube.

A Palavra de Deus só nos é conferida através da oração. É preciso orar!


ORAI“A oração é a corda que move a mão de Deus”. Quando nos colocamos na presença do Senhor e oramos (conversamos com Ele), verdadeiramente, o Senhor se agrada, e se inclina até nós, e nos dá vitória. É através da oração que mantemos uma intima comunhão com Ele. Então devemos estar sempre orando. É a oração que nos dará forças para vencermos, em vigilância, a tentação.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mc 14.38).

VIGIEMOS, POIS!

Aquele a quem estivermos alimentando mais, esse será o vencedor. Se estivermos alimentando mais a nossa carne, no sentido de buscarmos somente as coisas dessa terra, os prazeres momentâneos e passageiros, com certeza ela prevalecerá. Mas se tivermos alimentando o nosso espírito e a cada dia nos enchermos da Palavra de Deus, orando e vigiando, com certeza seremos mais do que vencedores, pois escolhemos estar em Cristo. A luta na verdade existe, mais somos nós que decidimos quem vencerá: se a carne ou o espírito.

Atentemo-nos!

Muitas vezes buscamos olhar e vigiar a vida, os gestos e atitudes dos outros e esquecemos a nossa própria vida. Cristo nos diz: “E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia” (Lc 21.34).

Se estivermos olhando para nossas próprias vidas, concertando aquilo que podemos concertar, vigiando por nós mesmo, não buscando as coisas da terra, as coisas naturais, com certeza, quando Cristo vier buscar a sua igreja, estaremos de pé diante Dele, e subiremos com o Cordeiro e para sempre com Ele reinaremos.

Sigamos o que diz Paulo na Carta aos Efésios, 6, 5-19:

“5. Servos, obedecei aos vossos senhores temporais, com temor e solicitude, de coração sincero, como a Cristo,

6. não por mera ostentação, só para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que fazem de bom grado a vontade de Deus.

7. Servi com dedicação, como servos do Senhor e não dos homens.

8. E estai certos de que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver feito, quer seja escravo quer livre.

10. Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder.

11. Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.

12. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares.

13. Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever.

14. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça,

15. e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.

16. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

 17. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

18. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.

19. “E orai também por mim, para que me seja dado anunciar corajosamente o mistério do Evangelho.”