segunda-feira, 9 de maio de 2011

MEFECISTA ALAGOANO É SECRETÁRIO EXECUTIVO DA DEFESA CIVIL DE ALAGOAS

Mefecista e Ten. Cel. BM Gilson Romeiro
Atualmente a Secretaria Estadual da Defesa Civil de Alagoas têm como Secretário Executivo o mefecista alagoano e Ten. Cel. BM Gilson Romeiro, que é o articulador do sistema estadual da Defesa Civil, integrando o Estado de Alagoas com as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC’s), envolvidas com as comunidades que sofrem constantemente com eventos adversos, como os causados pelas recentes chuvas.

A Secretaria Executiva da Defesa Civil de Alagoas mantém parceria com a AMA – Associação dos Municípios de Alagoas, SEMARH – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos para monitoração em tempo real o tempo, clima e a elevação dos níveis dos rios.

Outra parceria importante realizada é com a UFAL – Universidade Federal de Alagoas para o monitoramento através do Radar Meteorológico da UFAL, um dos mais modernos do país.

A atuação da Defesa Civil tem o objetivo de reduzir desastre e compreende ações de prevenção, de preparação para emergências e desastres, de resposta aos desastres e de reconstrução, e se dá de forma multissetorial a níveis de governo.

A ação organizada da Defesa Civil proporciona um resultado multiplicador e potencializador, muito mais eficiente e eficaz do que a simples soma das ações dos órgãos que o compõem.

Os demais órgãos auxiliares têm atribuições, mas a atuação do órgão de Defesa Civil é extremamente importante, para a prevenção e controle dos desastres.

A Defesa Civil deve estar preparada para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais e humanas, fato que constatamos diariamente pela mídia. Daí a importância da Defesa Civil.

Há uma grande diversidade de desastres naturais, humanos e mistos, conforme classificação adotada pelo Sistema Nacional de Defesa Civil e aprovada pelo Conselho Nacional de Defesa Civil, a Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos – CODAR.

A realidade alagoana, neste contexto de desastres, pode ser caracterizada pela frequência dos desastres naturais, especialmente as inundações nas áreas ribeirinhas e a seca na região sertaneja e um crescente aumento dos desastres humanos nas áreas centrais, devido ao crescimento urbano desordenado, às migrações internas e ao fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.

Alagoas apresenta-se com características regionais de desastres, onde os desastres naturais mais prevalentes são: secas e inundações.

Gilson Romeiro é casado com Jorgeane (Nana), tem 2 filhos, é membro do Grupo Mãos Dadas do Movimento Familiar Cristão de Maceió e exerce o cargo de tesoureiro estadual do MFC ALAGOAS.