domingo, 26 de dezembro de 2010

EQUIPE LITÚRGICA

Muitas vezes procuramos Grupos de Oração, Movimentos e Pastorais da Igreja para que pessoas orem por nossas necessidades e nos esquecemos que na Santa Missa podemos encontrar tudo aquilo que necessitamos.

Numa Missa bem participada podemos encontrar a cura para todas as nossas ansiedades. O Grupo de Oração, Movimentos e Pastorais ajuda, é bom, mas não substitui a participação na Missa.

Para que aja uma verdadeira unção e que Deus realize maravilhas no meio do povo, a Missa precisar ser bem preparada por uma Equipe Litúrgica.

Não adianta o sacerdote estar “repleto do Espírito Santo” se a sua volta à Equipe Litúrgica não esteja presente na Missa para colaborar na celebração, para que a graça de Deus aconteça.

O termo Liturgia significa expressão de fé. Fé como dom do Espírito Santo. É uma ação que se faz com o povo. E toda ação supõe uma reação, que no caso da Equipe Litúrgica é o Serviço.

E sendo Liturgia o assunto central deste artigo, em primeiro lugar creia que o Espírito Santo quer que você esteja a seu serviço na sua Igreja.

É Ele que lhe dá o dom de rezar, o dom de cantar, de compor, de tocar algum instrumento, o dom de fazer uma boa leitura, de fazer reflexões sobre um tema da Bíblia ou sobre outros temas, o dom de arrumar o altar, o dom de receber os irmãos à porta da Igreja, de receber bem os idosos, as crianças, de ser delicado com as pessoas consideradas “inconvenientes”, paciente para com os bêbados e outros que, às vezes, “atrapalham” as celebrações, o dom para arrumar os folhetos da missa e dos cantos, etc, etc.

A Equipe Litúrgica é composta por um grupo responsável que assume os cuidados da preparação e da execução da Missa. Nela é escolhido um coordenador para que seja o elo entre o sacerdote e a equipe. Nesta equipe de Liturgia participam todos que ajudam na execução dos comentários, leituras, preces, ritos, etc.

Uma Equipe Litúrgica existe para um grande trabalho, uma grande realização: Animar as celebrações. Para animar, a Equipe não pode ser desanimada. Para isto tem que estar coesa, no qual é o segredo de grandes vitórias.

A causa da Equipe Litúrgica é justamente o significado da palavra Liturgias: “SERVIÇO”. A Equipe deve gostar do que faz, deve ser apaixonada pelo que faz, pois o amor é criativo. O amor não deixa nada faltar, anda sem esquecer e nem desanimar. Por isso o amor e serviço caminham juntos.

Na Igreja de Nossa Senhora das Graças, paróquia de Santa Catarina Labouré, no Aldebaran, o MFC - Movimento Familiar Cristão de Maceió mantém uma Equipe Litúrgica que administra, aos domingos, a Missa das 17h30min, celebrada pelo Cônego João Neto.

A Equipe formada pelos casais Neto e Rita (Grupo Renovação), Ailson e Simone (Grupo Caná da Galileia), Rainey e Anamaria (Grupo Genezaré), João e Patrícia Cassella (Grupo Genezaré) e por mim e Penha (Grupo Caná da Galileia), vêm se revezando nas Missas a serviço do Pai Maior.

É evidente a necessidade de que mais pessoas participem da Equipe Litúrgica, ajudando a fazer o melhor para a Igreja. Se aumentarmos a quantidade de pessoas, o compromisso de trabalhar na Missa será de apenas um domingo por mês ou um a cada dois meses, já que são necessários apenas dois casais para administrar bem a Missa.

Os casais ou pessoas mefecistas que desejarem participar da Equipe Litúrgica do MFC, serão bem vindos. A Equipe e o Senhor estão de braços abertos para recebê-los. Todos os domingos, a partir das 17 horas, vai ter alguém da Equipe do MFC, na Igreja do Aldebaran, aguardando os mefecistas que desejarem participar desse trabalho a Serviço do Pai. A porta está aberta.

Tenhamos em mente as palavras de São Francisco de Assis: “Irmãos, vamos começar, porque até agora pouco ou nada fizemos”. 

Que Deus abençoe e Maria interceda por todos nós.

Amém!

LITÚRGIA DA MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

   
Neste Domingo celebramos a festa da Sagrada Família de Jesus, Maria e José, onde a páscoa de Jesus se manifesta em todas as famílias que encarnam valores vividos pela família de Nazaré. Eles são exemplos de obediência à vontade de Deus, uma vez que o mandamento do amor gera perdão e alegria; e famílias generosas geram comunidades santas.


SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA E JOSÉ
1ª Leitura: Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17
Salmo: 127
2ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-21
Evangelho: Mateus 2,13-15.19-23
 -
EVANGELHO - Mateus 2,13-15.19-23
Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse:

- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.

Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu para o Egito. E eles ficaram lá até a morte de Herodes. Isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Eu chamei o meu filho, que estava na terra do Egito."

Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse:

- Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram.

Então José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ficou sabendo que Arquelau, filho do rei Herodes, estava governando a Judéia no lugar do seu pai, teve medo de ir morar lá. Depois de receber num sonho mais instruções, José foi para a região da Galiléia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que os profetas tinham dito: "O Messias será chamado de Nazareno."

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA DO DIÁCONO MIGUEL A. TEODORO
Com esta narrativa do assassinato dos meninos de Belém, Mateus vai encerrando sua narrativa da infância de Jesus, iniciada com a genealogia de José. Temos aqui uma antecipação do conflito que envolverá Jesus ao longo de seu ministério, rejeitado, naquele tempo, pelos poderosos da Judéia e, hoje, por toda casta sequitária enquistada no poder, simbolizados por aqueles que mentem, enganam e praticam atos de corrupção e lascívia em detrimento daqueles que são fiéis a Deus.

Na narrativa pode-se ver uma inversão do contexto do Êxodo e da própria História, quando o Egito era a terra da opressão, e o povo oprimido fugiu pelo deserto, invadindo, em seguida, a terra dos sete povos de Canaã, tida como prometida, dando origem a Israel. Agora, em lugar dos primogênitos das famílias oprimidas do Egito mortos pelo anjo exterminador, as vítimas são as crianças de Belém e aqueles que vivem nas ruas, debaixo de pontes e marquises; as vitimas são os que sofrem nas filas de hospitais mendigando atendimento médico; os que não recebem salários dignos, os sem-tetos, sem vez e nem voz; e o exterminador são aqueles que se sentem ameaçados pelas verdades da luz de Cristo e pela justiça do Reino: os inescrupulosos políticos e falsos profetas, aqui representados pela figura de Herodes.

A opressão, agora, está na própria Judéia, remanescente de Israel, a partir de Jerusalém, sede do poder teocrático judaico. O Rei Herodes, o Grande, beduíno das tribos árabes, estabelecido, por Roma, em Jerusalém, e mais tarde os chefes religiosos do Templo e das sinagogas procuram matar Jesus. José, o menino e a mãe, buscam abrigo no Egito, porém a matança se efetivará. O poder, com casa em Jerusalém e nos palácios de governantes, ameaça e extermina não somente os pequeninos de Belém, mas os pequeninos do Reino em nosso tempo.

Conforme a primeira e segunda leitura, na família e nas comunidades de discípulos, apesar de todas as tribulações, deve vigorar sempre a harmonia, na estima, no respeito e na gratidão mútuos. Entretanto, devemos lembrar que Jesus testemunhou um amor vivido na família, aberto e transbordante para com todos os demais carentes da sociedade e do mundo. Na família que hoje é desintegrada por todos os instrumentos de comunicação, bem como por leis que a deteriora no dia-a-dia das comunidades eclesiais.

ORAÇÃO
Pai, que a fidelidade demonstrada pela Sagrada Família de Nazaré seja exemplo para as famílias cristãs, cuja fé é provada em meio a tribulações.

HOJE, 67ª MISSA DO MFC NO ALDEBARAN